Buscar

ATIVIDADE AVALIATIVA - SEMANA 5 - FUNDAMENTOS MATEMÁTICA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Pergunta 12 pts
A prática da modelagem matemática busca expressar modelos para as situações de aprendizagem. Segundo Almeida, Sousa e Tortola (2015), no texto “Modelos matemáticos e linguagem de alunos de anos iniciais do Ensino Fundamental”, a modelagem matemática:
	
	faz uma interpretação complexa da matemática e de seus fenômenos, buscando respostas aos problemas propostos.
	
	utiliza a linguagem matemática para investigar e solucionar problemas do cotidiano das pessoas, desprovida de códigos e símbolos matemáticos.
	
	explora a área artística da produção matemática, por meio de um sistema rígido que privilegia e diversidade cultural dos entes envolvidos.
	
	possibilita um fazer pedagógico que usa modelos preestabelecidos de variáveis não matemáticas com o apoio de outras áreas.
	
	viabiliza uma leitura e interpretação, ainda que parcial e idiossincrática, de fenômenos não matemáticos com o apoio da Matemática.
 
Sinalizar esta pergunta
Pergunta 22 pts
Segundo o texto “Modelos matemáticos e linguagem de alunos dos anos iniciais do ensino fundamental” (Tortola e Almeida, 2016) existem algumas categorias que indicam os tipos de modelos matemáticos produzidos pelos alunos, as quais estão apresentadas na coluna A. Na coluna B estão indicadas suas respectivas características. Faça a correta correspondência entre as duas colunas.
	COLUNA A
	COLUNA B
	I – Descritivos
	( ) Utilizados para organizar e apresentar dados e informações de maneira objetiva por meio de recursos visuais, que podem ser expressos na forma de figuras geométricas, diagramas, desenhos ou imagens.
	II – Aritméticos
	(  ) Descrevem uma relação entre variáveis presentes no modelo e contemplam certo nível de abstração e generalização.
	III – Gráficos
	(  ) Consistem em uma estrutura matemática utilizada para expressar a relação entre as variáveis e têm como fundamento os números e as operações aritméticas elementares.
	IV – Textuais
	( ) Constituem-se em uma estrutura matemática na qual as relações entre as variáveis são descritas na forma de textos.
	V -Tabulares
	(   ) Trata-se de uma estrutura matemática na qual os dados e/ou informações são organizados na forma de tabelas, de modo sintético e objetivo, mas que os contemplam em sua totalidade.
A sequência correta e respectiva dos itens da coluna B é:
	
	V - IV - III - II - I
	
	II - I - V - III - IV
	
	I - II - III - V - IV
	
	III - V - IV - II - I
	
	III - I - II - IV - V
 
Sinalizar esta pergunta
Pergunta 32 pts
No texto “Trabalho com projetos: um olhar para a escola”, o autor Denival Biotto Filho conceitua o trabalho com projetos como sendo:
	
	um plano de investigação sobre um assunto ou uma situação-problema, de modo que os envolvidos possam vivenciar as questões associadas, identificar problemas e fazer reflexões que os estimulem e os possibilitem atuar no meio em que vivem.
	
	um ambiente diversificado de práticas pedagógicas capazes de fortalecer a aprendizagem discente, privilegiando a etapa do planejamento, por meio de uma sequência de atividades.
	
	a proposição de um tema definido pelo professor, precedido de um conjunto de atividades teóricas e lúdicas planejadas pelo docente no decorrer do projeto, com avaliações escritas ao longo do processo.
	
	uma receita de passos a se seguirem com alto potencial de mudança nas práticas educativas, com regras específicas e preestabelecidas para o desenvolvimento das atividades propostas.
	
	uma atividade de natureza social, repleta de simbolismos e conservadorismo, que contribui para o desenvolvimento da reflexão e do senso crítico, capacidades estas necessárias à formação do educando como ser social e profissional.
 
Sinalizar esta pergunta
Pergunta 42 pts
Considere as afirmativas de I a IV para responder.
De acordo com a videoaula 14 “Tendências em educação matemática - Pedagogia de Projetos: pressupostos e mobilização”, o trabalho com projetos tem como características:
1. A proposição de um problema para solucionar.
2. A aplicação de atividades práticas fragmentadas.
3. O caráter interdisciplinar.
4. O desenvolvimento de diversas habilidades.
A alternativa que responde corretamente à questão é:
	
	II, III e IV
	
	II e IV
	
	I, III e IV
	
	I e IV
	
	I e III
 
Sinalizar esta pergunta
Pergunta 52 pts
Um trabalho pedagógico que transforma problemas reais em matemáticos, que resolve esses problemas e que devolve a solução em uma linguagem real para o mundo real constitui:
	
	a metodologia ativa.
	
	a matemática dialógica.
	
	a pedagogia interdisciplinar.
	
	a modelagem matemática.
	
	o projeto de pesquisa.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais