A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
9 pág.
Atividade 2 serviços de saúde

Pré-visualização | Página 1 de 3

Revisar envio do teste: ATIVIDADE 2 (A2)
 
	Usuário
	ESTELAMARE FRANCA DE LIMA
	Curso
	GESTAO EM SERVICOS DE SAUDE - (EAD_20) - 202020.FMU-75338.06
	Teste
	ATIVIDADE 2 (A2)
	Iniciado
	21/10/20 05:47
	Enviado
	23/10/20 17:39
	Status
	Completada
	Resultado da tentativa
	9 em 10 pontos  
	Tempo decorrido
	59 horas, 52 minutos
	Resultados exibidos
	Respostas enviadas, Respostas corretas, Comentários
· Pergunta 1
1 em 1 pontos
	
	
	
	“É evidente, na atualidade, que nada poderia funcionar sem uma quantidade significativa de informação como elemento que impulsiona os fenômenos sociais e que é por eles impulsionada. Pessoas e organizações – públicas ou privadas – dependem da informação em seus processos decisórios. Entretanto, para ser utilizada estrategicamente, é fundamental que a informação seja gerida em favor da sobrevivência e competitividade organizacional. Este processo, a gestão da informação (GI), é responsável por gerir tanto os recursos internos quanto os externos à organização.”
SILVA, T. E.; TOMAÉL, M. I. A gestão da informação nas organizações. Informação & Informação , Londrina, PR, v. 12, n. 2, p. 148-149, dez. 2007.
Analise as afirmativas a seguir.
I. A informação é um recurso organizacional, seu uso é importante para toda a parte de tecnologia da informação, mas não é muito utilizada nas demais áreas.
II. Em termos de planejamento a organização a informação tem três dimensões genéricas: informação como ferramenta de planejamento, informação tática e informação operacional.
III. As três atividades básicas da gestão de recursos informacionais são gestão de recursos (dados e sistemas), gestão da tecnologia (comunicação, computadores etc.), funcional (desenvolvimento de sistemas, suporte ao usuário etc.).
IV. Também cabe a gestão das informações coletar dados sobre o ambiente no qual a organização está inserida, para que possam ser elaborados indicadores a partir dos mesmos.
V. A gestão da informação serve como suporte para todas as atividades gerenciais da organização, como o uso de correio eletrônico, integração com clientes e / ou fornecedores, entre outros.
Assinale a alternativa que apresenta as afirmações corretas.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
III, IV, V.
	Resposta Correta:
	 
III, IV, V.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta: na visão estratégica da informação a informação é um componente intrínseco de quase tudo que uma organização faz, não é possível para a organização trabalhar sem informações disponíveis. Quanto a informação como recurso, são identificadas três dimensões genéricas: informação como vantagem competitiva, produtos/serviços de informação e comercialização da informação.
	
	
	
· Pergunta 2
1 em 1 pontos
	
	
	
	O termo burocracia é frequentemente visto como algo negativo pela população em geral, mas é um conceito muito relevante para a administração, ao mesmo tempo que representa um desafio para todos os tipos de organização. A burocracia traz a formalização tão necessária para o funcionamento de organizações mais complexas, mas ao mesmo tempo, suas disfunções fazem gestores questionarem a aplicação dos conceitos da burocracia no dia-a-dia.
Dado o contexto descrito acima e os conceitos discutidos no texto, assinale a alternativa correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
A burocracia traz contribuições para a gestão, mas também tem algumas disfunções. Num ambiente burocrático pode acontecer de grupos específicos serem beneficiados, por rações amizade ou outro tipo de interesse pessoal. O excesso de regras também pode tornar os processos da organização mais lentos e dificultosos sem necessidade.
	Resposta Correta:
	 
A burocracia traz contribuições para a gestão, mas também tem algumas disfunções. Num ambiente burocrático pode acontecer de grupos específicos serem beneficiados, por rações amizade ou outro tipo de interesse pessoal. O excesso de regras também pode tornar os processos da organização mais lentos e dificultosos sem necessidade.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta: o particularismo (uma disfunção da burocracia) trata de defender os interesses de grupos externos, por motivos de convicção, amizade ou interesse material. Fazer “panelinhas” com colegas.
	
	
	
· Pergunta 3
0 em 1 pontos
	
	
	
	“Estudar finanças representa atuar sobre a geração ou destruição de valor econômico em organizações com ou sem fins lucrativos. De acordo com Luzio (2011), o valor econômico da empresa (ou de um projeto de investimento) está na sua capacidade ou habilidade de gerar caixa ao longo do tempo, suficiente para pagar, no mínimo, o custo de oportunidade dos provedores do capital financeiro. Para Gitman (2001), finanças é a arte e a ciência do gerenciamento de fundos. As finanças lidam com o processo, as instituições, os mercados e os instrumentos envolvidos na transferência de dinheiro entre indivíduos, negócios e governo.”.
KUHN, I. N. Gestão financeira . Ijuí: Editora Unijuí, 2012. Disponível em: https://bibliodigital.unijui.edu.br:8443/xmlui/bitstream/handle/123456789/1239/Gestao%20Financeira.pdf?sequence=1 . Acesso em: 28 maio 2020.
Analise as afirmativas a seguir.
I. Na gestão de recursos financeiros as decisões de dividendos são responsáveis pela decisão entre venda de ações ou empréstimos para levantar os recursos financeiros necessários.
II. Uma das atividades da gestão de recursos financeiros são a gestão de investimento, que tratam de como os recursos financeiros serão ou não utilizados.
III. As decisões de financiamento são responsáveis por como a organização irá levantar os recursos financeiros necessários para suas operações seja retenção de lucros, venda de ações etc.
IV. Uma das atividades da gestão de recursos financeiros é cuidar da aquisição do capital necessário para financiar as atividades da empresa.
V. As atividades financeiras podem ser divididas em estratégicas e táticas. As atividades estratégicas são atividades de rotina, realizadas nos níveis mais operacionais da empresa. Já as atividades táticas são geralmente tomadas por gestores especializados e são voltadas mais para o longo prazo.
Agora, assinale a alternativa que apresenta as afirmativas corretas.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
II, IV, V.
	Resposta Correta:
	 
II, III, IV.
	Feedback da resposta:
	Resposta incorreta: as decisões de dividendos tratam das decisões sobre a fatia de lucros obtidos pela empresa que serão distribuídos para os acionistas em forma de dividendos e qual parcela será retida. Na distribuição hierárquica da administração de recursos financeiros, podemos dividir as funções/atividades financeiras em executivas/de gestão e funções de rotina. As funções executivas exigem habilidades específicas de gestão, planejamento e previsão, já as funções de rotina são mais vistas no dia a dia e exigem menor habilidade gerencial.
	
	
	
· Pergunta 4
1 em 1 pontos
	
	
	
	De acordo com Barbosa e Brondani (2004, p. 123) “Planejar significa a formulação sistemática de objetivos e ações alternativas, que ao final, a escolha se dará sobre a melhor ação. Também diz respeito a implicações futuras de decisões presentes, pois é um processo de decisões recíprocas e independentes que visam alcançar objetivos anteriormente estabelecidos”
BARBOSA, E. R; BRONDANI, G. Planejamento estratégico organizacional. Revista Eletrônica de Contabilidade , Santa Maria, v. 1, n. 2, p. 123, 2004.
Agora, analise as afirmativas a seguir.
I. O planejamento é um processo que busca trabalhar com o futuro da organização, onde estamos hoje e onde queremos chegar.
II. Os dados de entrada do planejamento são todas as informações que serão utilizadas para sua formulação, elas devem tratar da organização e seu ambiente.
III. O plano, dentro do planejamento, é a formalização e descrição dos recursos necessários para a execução do planejamento, além dos objetivos a serem alcançados.
IV. Os recursos para execução do plano podem ser levantados conforme as coisas vão ocorrendo, provisões e outras decisões de longo prazo são custosas e costumam gerar desperdício de recursos.