Buscar

PCC de Didática

Prévia do material em texto

PCC - PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR DIDÁTICA
Aluna: Cleidiane do Espirito Santo Pantoja 
Matrícula: 
Tema: O Ensino na Prática
 
 2020
O ensino na prática
O processo de ensinar deve ser claro e objetivo, sem pautar pelas necessidades do indivíduo, cada criança tem seu tempo de aprendizagem e cabe o profissional sabe distinguir essa característica em casa aluno, onde cada aluno tem mais facilidade e habilidade e procurar explorar o interesse.
 A partir da charge apresentada para ser feito análise, posso colocar um exemplo de quando eu estava na 4º ano do ensino fundamental especificamente nesse tema, a professora pediu para que um aluno ficasse em frente a turma para explicar de modo visual o assunto de estavam estudando, logo percebemos o que o mesmo ficou retraído falava nada e todos começaram a caçoar dele.
Para lecionar precisamos nos preparar e projetar o que acontecerá durante a aula.
Desse modo temos que escolher um conteúdo e através do tema, Brasil e seus Estados faria uma pesquisa durante a aula da seguinte forma.
- Desenhar no quadro branco os pontos cardeais e pedir para os alunos copiar no caderno.
- Perguntar para os alunos onde eles nasceram e se têm algum familiar que mora em outros estados. O aluno fala onde é o estado e a professora informa qual região e aluno anota no caderno.“
Acredito que desta forma haverá uma interação e interesse do aluno com a aula do professor.
 Através de atividades com imagens onde o aluno terá que indicar os pontos cardeais. 
Por exemplo: A professora da charge poderia aproveitar o sotaque dos alunos para assimilar a região de cada um.
O planejamento escolar é uma ação garantida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação, que foi estipulada no ano de 1996. Por meio dessa lei é assegurado que todos os profissionais que atuam na área de educação possam contar com um tempo destinado para pensar, apontar e efetuar o planejamento pedagógico, obtendo assim um melhor controle das atividades educacionais que irão ocorrer durante o ano letivo.
 Além disso, o planejamento é uma ferramenta imprescindível para uma satisfatória gestão do tempo, de materiais de ensino, de profissionais e também de espaços, uma vez que, ao planejar todos os eventos e atividades que a escola irá desenvolver ao longo do ano de forma detalhada, existe a possibilidade de possuir um panorama do cenário e alocar os recursos e matérias conforme as necessidades dos períodos do ano letivo . É válido salientar que, dentre as várias pautas que podem fazer parte do planejamento pedagógico, estão aquelas que são de extrema relevância para o bom andamento do ano letivo, tais como:
 A apresentação e a análise dos resultados do ano anterior; A definição precisa das grades horárias das disciplinas a serem ministradas;
 Divisão das turmas, organização das salas e dos materiais a serem utilizados durante as atividades; 
A recepção de professores novatos; Divulgação das metas e os objetivos que a equipe de profissionais da escola almeja alcançar;
Conclusão
Em geral, um bom plano de atividades, deve contemplar os seguintes itens: 
Comece com o propósito usando a curiosidade dos alunos como ponto de partida. Conheça seus alunos e estimule a empatia em sala de aula, tornando a sala de aula interessante, respeite o tempo de cada aluno e acesse as inteligências múltiplas de cada aluno assim terá facilidade de engajamento com cada característica de diferentes pessoas dentro de sala.
BIBLIOGRAFIA
https://novaescola.org.br/conteudo/4725/os-dez-melhores-planos-de-aula-para-educacao-infantil
http://portal.mec.gov.br/
https://www.google.com/amp/s/m.educador.brasilescola.uol.com.br/amp/orientacoes/plano-aula-10.htm

Mais conteúdos dessa disciplina