Buscar

Estudo de caso bioquimica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Estudo de caso
Dr. Otto Warburg da Alemanha ganhou um de seus prêmios Nobel pela descoberta de que o câncer se desenvolve em ambiente de menor quantidade de oxigênio e esse ambiente é criado quando o pH é baixo. Também é sabido que uma variação pequena do pH reduz o sistema imunológico, dando oportunidade para que seres vivos prejudiciais à saúde, como bactérias e fungos que vivem em meios ácidos, com pH abaixo de 7,0, proliferem e encontrem ambiente propício para viver. Todavia, há mecanismos de homeostase que buscam promover o equilíbrio de pH, tanto no líquido intercelular e intracelular, quanto na corrente sanguínea. Nesse contexto, discuta a bioquímica envolvida na manutenção do pH sanguíneo e intracelular.
Bioquímica é a ciência que estuda as reações químicas e biológicas dos seres vivos. Dentro destas funções o controle do pH que é fundamental para o bom funcionamento celular e a manutenção da vida celular.
Neste contexto visando o equilíbrio celular temos a homeostase que é fundamental para o controle do pH sanguíneo, sendo influenciado pela taxa gás carbônico no organismo o CO2. Define assim que o sangue é uma solução tampão.
Este processo busca o equilíbrio entre a acidose e a alcalose (ácido-Base). O pH tem caráter básico, variando entre 7,35 à 7,45, sendo o sangue venoso mais ácido que o sangue arterial por conta da concentração de CO2. A redução do pH sanguíneo para baixo de 7,35 é chamado de acidose, enquanto a elevação acima de 7,45 é chamado de alcalose, ambos os processos anormais e com mais de uma causa.
Referencias:
Acessado em 09 de outubro de 2020 às 10 h e 26 min <https://brasilescola.uol.com.br/biologia/homeostase.htm>

Continue navegando