Buscar

A expressão

Prévia do material em texto

.A expressão “desenvolvimento sustentável” é amplamente empregada para designar a preservação e a conservação da natureza, com vistas à promoção de uma maior conscientização ambiental na sociedade. Esse termo designa, especificadamente:
(3 Points)
A interrupção das práticas econômicas para garantir, primeiramente, a conservação dos elementos naturais.
A manutenção do desenvolvimento econômico de modo a garantir a preservação da natureza e dos recursos naturais para as gerações futuras.
A adoção de medidas de expansão das áreas naturais sobre as zonas de ocupação humana, de forma a reconstruir o império dos domínios da natureza.
A ampliação das medidas socioeducativas para o uso consciente da natureza, de modo a garantir, sobretudo, o desenvolvimento econômico e urbano.
2.“Para ser alcançado, o desenvolvimento sustentável depende de planejamento e do reconhecimento de que os recursos naturais são finitos. Esse conceito representou uma nova forma de desenvolvimento econômico, que leva em conta o meio ambiente”. Qual dos itens não representa uma maneira correta de promover o desenvolvimento sustentável?
(3 Points)
optar por recursos naturais renováveis, tais como os ventos e a energia solar.
praticar a agricultura orgânica com maior freqüência, sem o uso de agrotóxicos.
redução da queima de combustíveis fósseis.
ampliação da área de cultivo agrícola em larga escala.
conservação das florestas e reflorestamento.
3.Os efeitos da crise ambiental são sentidos no cotidiano dos seres humanos, configurando-se o risco e vulnerabilidade ambiental a que determinados grupos sociais são submetidos, demandando dessa forma, o que se denomina justiça ambiental. A justiça ambiental é definida como:
(3 Points)
um conjunto de princípios que asseguram que nenhum grupo de pessoas suporte uma parcela desproporcional das consequências ambientais negativas de operações econômicas, de políticas ou programas federais, estaduais e locais.
um princípio em que os custos ambientais devem ser plenamente assumidos por programas federais, estaduais e locais que possuem a responsabilidade definida pelo artigo 225 da Constituição Federal que estabelece o meio ambiente eco logicamente equilibrado.
um mecanismo pelo qual a sociedade destina a maior carga dos danos ambientais do desenvolvimento a grupos sociais de trabalhadores, populações de baixa renda e populações mais vulneráveis.
um mecanismo que analisa a poluição ambiental de modo geral, pela perspectiva da formação social linear, que se confi gura em nossa sociedade.
uma desigual distribuição aos riscos ambientais entre os grupos sociais, causando para uns, maior exposição a estes riscos e conforto ou segurança ambiental para outros, decorrente de sua posição na hierarquia social.

Continue navegando