Buscar

Relatório de Estágio- Patrícia e Bruno

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ
CAMPUS CORNÉLIO PROCOPIO
CURSO DE GEOGRAFIA
 
RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO DO COLÉGIO ESTADUAL ANDRÉ SEUGLING- CORNÉLIO PROCÓPIO-PR
BRUNO DOS SANTOS GOMES
PATRÍCIA APARECIDA RODRIGUES
CORNÉLIO PROCÓPIO – PR
2017
1. INTRODUÇÃO 
O consequente trabalho, tem por objetivo apresentar o estágio de observação, dos acadêmicos, Bruno dos Santos Gomes, e Patrícia Aparecida Rodrigues ambos cursando Geografia/licenciatura, na Universidade Estadual do Norte do Paraná-UENP.
Para elaboração deste trabalho, foram realizadas pesquisas na base do banco scielo afim de embasar a discussão que trata do Estágio Supervisionado como disciplina obrigatória bem como sua efetividade no ensino superior.
Assim o estágio de observação foi realizado no Colégio Estadual André Seugling, no município de Cornélio Procópio, na sala do 3° ano do ensino médio.
A duração do estágio de observação, se deu entre o mês de abril, até o mês de junho.
Estando assim, aqui relata-se, a importância do estágio de observação na vida do acadêmico de licenciatura, para que possa aprimorar, seus conhecimentos, e a sua habilidade em sala de aula. 
2. HISTÓRICO DO COLÉGIO
Para bem apresentar o relato de observação da disciplina obrigatória Estágio Supervisionado, se faz necessário evidenciar o Colégio em que se faz a aplicação, o Colégio Estadual André Seugling. Atendendo o Ensino Fundamental, Médio e Profissional e mantido pelo Governo do Estado do Paraná, o mesmo situa-se na Rua Carlos Gomes (604º) no Centro do município de Cornélio Procópio. (PPP- Projeto Político Pedagógico, 2012)
	Inicialmente intitulado por “Barão do Rio Branco” (1953), o colégio atendia na Rua Portugal nº240 por meio de uma escola técnica, sendo instalado em 1954 sob direção de Dirce de Paula Tranquilini. Em sequência, no ano de 1977, por meio do decreto nº 3759 o colégio passa a oferecer o ensino de 1º e 2º grau por consequência de uma organização entre os colégios do município. (PPP, 2012)
	A partir do ano de 1982 por via da resolução nº133/82 o colégio, por sua vez é reconhecido através da oferta de cursos tais como Secretariado, Assistente de Administração e contabilidade e a partir de 1990 é denominado “Colégio Estadual André Seugling” (1º e 2º grau). (PPP, 2012)
	Com a implantação da nova lei LDB Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9394/96, o primeiro grau (1º) passa a ser denominado como Ensino Fundamental e o segundo grau (2º) por sua vez é designado Ensino Médio, e por sua vez novamente altera-se a nomenclatura do colégio para Colégio Estadual André Seugling – Ensino Fundamental, Médio e Educação Profissional. (PPP, 2012)
	Em 2010, o Colégio introduz o curso técnico em informática no período noturno, este sendo da categoria subsequente e tem duração de um ano e meio iniciando com duas turmas. Também, no ano de 2010 o colégio recebe atividades complementares em contraturno do programa Viva Escola, funcionando no matutino por meio de aulas preparatórias para o vestibular bem como o noturno, destinado em aprofundar a aprendizagem para os alunos do Ensino Médio. (PPP, 2012)
	No ano seguinte, é ofertado o ensino da Língua Estrangeira Moderna, CELEM como também se inicia a organização para a implantação do Ensino Fundamental de nove anos, de 6º ao 9º ano conforme a instrução da SEED. (PPP, 2012)
3. O COLÉGIO: ASPECTOS FÍSICOS
Espacializando-se as laterais para Rua Piauí e Rua Alagoas, o colégio dispõe de 18 salas que atendem o Ensino Fundamental, Médio e Profissional distribuídos em dois pavilhões.
Contendo as Salas de Aula (Ensino Fundamental e Médio), Sala dos Professores, Sala da Secretaria, Direção, Sala da Equipe Pedagógica, Biblioteca, Laboratório de Ciências, 02 Laboratórios de Informática e 02 Cantinas, o colégio distribui uniformemente os alunos por sala, conforme a capacidade do prédio. (PPP, 2012)
As salas de aula apresentam espaço necessário para comportar os alunos no que tange a carteiras, cadeiras, espaço arejado e iluminado, porém, em algumas salas por não possuírem cortinas reflete a luz e acaba dificultando a realização de atividades no quadro.
Durante o intervalo os alunos se deslocam para o pátio principal, onde a merenda escolar é servida. O pátio é grande e comporta os alunos facilmente, este sendo coberto é arejado e iluminado, possuindo bancos e assentos para que os alunos possam comer tranquilamente. De acordo com o PPP (2012), o pátio além de ser utilizado para o intervalo é também lugar das comemorações e festivais realizados na escola, sendo assim ele também é destinado a atividades extracurriculares.
Não se dispondo de uma quadra esportiva, os alunos se dirigem à 300 metros da escola para realizar a Educação Física, a quadra que utilizam é coberta e pública por sua vez, dessa forma podem haver casos de ocupação anterior a chegada da turma. (PPP, 2012)
A biblioteca da escola, oferecida à comunidade escolar, possui um espaço limitado, pequeno e pouco arejado, como expressa o PPP (2012) é preciso criatividade do professor para usar do espaço, considerando a organização que consta no regime interno. 
Além da biblioteca, o laboratório de ciências, que é utilizado nas aulas de química, física e/ou interdisciplinares também apresenta um espaço pequeno, sendo limitado levar uma turma com uma grande quantidade de alunos, sendo possível pensar em estratégias diferentes para aplicação de uma prática no espaço. (PPP, 2012)
O espaço destinado à informática é cuidado por um assistente que capacita os professores para fazer um bom uso dos equipamentos, os computadores estão em bom estado de conservação sendo possível realizar algum trabalho e/ou projeto no espaço.
O livro didático utilizado nas aulas de Geografia é de uso pessoal dos alunos, dessa maneira eles trazem o livro quando acontecem as aulas de Geografia e depois levam para casa realizar as atividades, todos possuem o livro e o utilizam constantemente a pedido do professor.
Quanto aos mapas, a escola não disponibiliza um grande acervo, considerando que é preferível utilizar os que aparecem no livro didático em vez de leva-lo até a sala. A escola, no entanto, possui Tv pendrive, Data Show, Tv, Dvd, estes acessíveis para aplicar atividades complementares nas aulas de Geografia.
4. RELATO DE OBSERVAÇÃO
O Estágio de observação do curso de Geografia, realizado no colégio estadual André Seugling, na turma do 3° ano do ensino médio, do período matutino, com o professor regente Célio Veiga, ocorreu entre o mês de abril até o mês de junho, abaixo as datas, que ocorreram a elaboração do estágio de observação.
	10/04
	Economia da Europa
	17/04
	Revisão dos conteúdos, guerra fria , capitalismo e socialismo.
	24/04
	Regionalização do espaço mundial.
	08/05
	Guerras fria, capitalismo e socialismo.
	15/05
	Vídeo poluição ,e regionalização do espaço geográfico
	22/05
	Trabalho sobre a globalização e o mercado.
	29/05
	Capitalismo e espaço geográfico.
	05/06
	Dia mundial do meio ambiente, e a importância da preservação dos recursos naturais 
	12/06
	Renda per capita e os indicadores sociais.
	19/06
	A globalização economia , e o crescimento do comercio.
Durante o período da realização do estágio de observação, no Colégio André Seugling, verificou que a sala do 3° ano do ensino médio, é uma sala com um número razoável de alunos, bem participativos, e com uma relação parcial, junto a do professor.
O professor, também sempre disposto a tirar quaisquer dúvidas dos alunos (as), que não tenham compreendidos o conteúdo, em sala de aula.
Os pontos positivos, do estágio de observação foram: a motivação dos alunos, o número pequeno e razoável dos mesmos dentro de sala de aula, tornando um espaço propicio para a melhor aprendizagem, dos alunos.
Outro ponto que deve ser destacado, é a participação dos alunos, são alunos, que interagem com o professor, e que pouco se nota que são desmotivados.
Os pontos negativos, foram: a ausência de dinâmicas, jogos, ou práticas de ensino, que pudessem compreender melhor o conteúdo, e variar as formas de aprendizagem.O PPP, projeto político pedagógico do Colégio Estadual André Seuging, atende a Lei de Diretrizes e bases da educação Nacional, LDBEN 9.394/96, à Constituição Brasileira, ao Estatuto da Criança e do Adolescente e à Deliberação nº 014/99 do Conselho Estadual de Educação do Estado do Paraná.
E tem como finalidade, de buscar construir uma escola democrática; a garantia na qualidade de ensino; a função da escola e suas reflexões sobre o que, como e quando e para que ensinar e aprender; a participação e inserção do qual fazemos parte; e a autonomia da escola para aprender, ensinar e divulgar a arte e o saber.
O objetivo do PPP, é delinear as diretrizes para que através do ensino-aprendizagem, direção, equipe pedagógica, pais, professores, agentes educacionais, instâncias colegiadas e representantes de pais de alunos do Colégio Estadual André Seugling, compreenderem os valores, sociais, culturais, políticos, religiosos, capazes de construir uma sociedade humana.
5. ESTÁGIO SUPERVISIONADO
O Estágio Supervisionado como disciplina obrigatória do currículo da Universidade Estadual do Norte do Paraná tem o intuito colocar o aluno acadêmico para o exercício da prática da teoria apreendida. 
arágrafo único. O presente Regulamento aplica-se aos alunos ingressantes a partir do ano letivo de 2012, devendo ser cumprido enquanto vigorar o Projeto Pedagógico do Curso aprovado pela Resolução 032/2011 - CEPE/UENP.
Art. 2º. Para os efeitos deste regulamento, consideram-se:
I - Estágio Supervisionado Obrigatório é componente curricular, como parte do processo de ensino e aprendizagem dos estudantes, mantendo coerência com a unidade teórico-prática do curso de Geografia;
II - Estagiário é o estudante regularmente matriculado e frequentando o curso, portanto apto ao desenvolvimento de atividades que integrem a programação do Estagio Supervisionado Obrigatório do Curso de Graduação em Geografia;
III - Coordenador de Estágio é o docente escolhido pelo Colegiado de Curso, membro da Comissão Executiva do Colegiado, preferencialmente com experiência de supervisão de estágio com atribuições definidas neste regulamento de Estágio do Colegiado de Geografia;

Mais conteúdos dessa disciplina