Buscar

Aula do dia 22 09 2020 (Terça-Feira)

Prévia do material em texto

Aula do dia 22.09.2020
** Ponto de atenção rever as três aulas anteriores que foram ministradas a partir do dia 25.08.
 ** Ver no BlackBoard as apresentações do nível até 1 até o 7 e montar dados sobre a aula.
Terminologia básica
Projetos Independentes e projetos mutuamente exclusivos 
1. Projetos mutuamente exclusivos - São investimentos que competem de alguma forma pelos recursos da empresa - uma empresa pode selecionar um ou outros dos projetos, mas não ambos.
2. Projetos Independentes, por outro lado, não competem pelos recursos da empresa. Uma empresa, pode selecionar um ou o outro, ou ambos, desde atendam as exigências mínimas de rentabilidade
Fundos ilimitados e racionamento de Capital
1. Se a empresa tiver fundos ilimitados para a realização de investimentos, então todos os projetos independentes que prometem retornos superiores a certo nível poderão ser aceitos e implantados
2. Geralmente, porém, na maioria dos casos, as empresas operam sob condições de racionamento de capital, possuindo um número fixo de fundos para aplicar em investimentos e projetos 
Aceitação-Rejeição e classificação de projetos
1. O enfoque de aceitação-rejeição envolve a avaliação de propostas para determinar se atendem ao critério mínimo de aceitação da empresa
2. O Enfoque de Classificação envolve o ordenamento de propostas com base em uma medida predeterminada tal como a taxa de retorno.
Fluxos de caixa Relevantes 
Fluxos de Caixa incrementais 
São Fluxo de caixa especificamente associados ao investimento e seu efeito sobre os demais investimentos da empresa(Positivo ou negativo) devem também ser levados em consideração.
Ex: Por exemplo se uma creche decide abrir outra unidade, o impacto dos clientes que podem decidir se mudar para a nova instalação deve ser avaliado.
Decisões de expansão e de substituição
Identificar os fluxos de caixa relevantes é relativamente simples no caso de projetos de expansão, o que não ocorre no caso de projetos de substituição.
No caso das decisões de substituição, a empresa precisa identificar as saídas e as entradas de caixa incrementais que resultam da troca proposta.
 **Ponto de atenção nessa imagem
Custos irrecuperáveis e custos de oportunidade
Os Desembolsos de caixa já realizados (custo irrecuperáveis) são irrelevantes ao processo de decisão.
Contudo, os custos de oportunidade, que são os fluxos de caixa que poderiam ser realizados por meio do melhor uso alternativo de um ativo pertencente a empresa, e não serão realizados por causa do emprego do ativo do projeto proposto, são relevantes e devem ser incluídos como saídas de caixa ao determinar os fluxos de caixa incrementais de um projeto.
Principais componentes do fluxo de caixa
Os Fluxos de caixa de qualquer projeto que se enquadre no padrão convencional geralmente incluem três componentes básicos: 
1. Um investimento Inicial
2. Entradas de caixa Operacionais
3. Fluxo de Caixa Terminal
Todos os projetos - Sejam de expansão, substituição ou renovação, e com outra finalidade - contêm os dois primeiros componentes. Alguns entretanto, não apresentam o último deles, o fluxo de caixa. 	
MARCS - Modified Accelerated Cost Recovery System (Padrão Americano)
Determinação do Investimento Inicial 
O termo Investimento inicial refere-se às saídas de caixa relevantes a serem consideradas na avaliação de um possível investimento de capital. 
Em Fluxo de caixa convencionais, o investimento inicial ocorre na data zero - o momento da realização do investimento. Calculamos o investimento inicial subtraindo todas as entradas de caixa que ocorrem na data zero de todas as saídas de caixa que ocorrem nessa mesma data. 
Outro exemplo
Outro Exemplo 
0
Determinação das entradas de Caixa operacionais
Os benefícios esperados de um investimento de capital ou “projeto” estão incorporados em suas entradas de caixa operacionais, que são entradas de caixa incrementais depois do imposto de renda.
Todos os benefícios esperados de um projeto proposto devem ser medidos em fluxo de caixa. Entradas de caixa representam dinheiro que pode ser gasto e não apenas “Lucros Contábeis”.
Case para executar em classe já visando a próxima aula

Continue navegando

Outros materiais