Buscar

simulado conhecimentos gerais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PERGUNTA 1
1. Leia atentamente as seguintes afirmações:
I As famílias possuem papel fundamental na educação.
II Os métodos de ensino tradicionais deverão substituir as novas tecnologias antes mesmo de serem empregadas na educação.
III As instituições de ensino não devem entrar na “onda” de emprego das novas tecnologias na educação, tendo em vista não serem concebidas para o uso educacional.
É VERDADEIRO o que se afirma em
	
	a.
	I, apenas.
	
	b.
	III, apenas.
	
	c.
	I e II, apenas.
	
	d.
	I, II e III.
	
	e.
	II, apenas.
0 pontos   
PERGUNTA 2
1. (Enade 2019) O esgotamento profissional, conhecido como Síndrome de Burnout, foi incluído na Classificação Internacional de Doenças da Organização Mundial da Saúde (OMS). Essa síndrome, que foi incluída no capítulo de problemas associados ao emprego ou ao desemprego, foi descrita como uma síndrome resultante de um estresse crônico no trabalho não administrado com êxito e caracterizado por três elementos: sensação de esgotamento, cinismo ou sentimentos negativos relacionados a seu trabalho e eficácia profissional reduzida. A nova classificação, publicada em 2018 e aprovada durante a 72ª Assembleia Mundial da OMS, entrará em vigor no dia 1º de janeiro de 2022. A Classificação Internacional de Doenças da OMS estabelece uma linguagem comum que facilita o intercâmbio de informações entre os profissionais da área da saúde ao redor do planeta. Disponível em: https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/afp/2019/05/27/oms-inclui-a-sindrome-de-burnout-na-lista-de-doencas.htm. Acesso em: 06 jul. 2019 (adaptado).
Considerando as informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir.
I. Os programas de formação de lideranças focados na obstinação e na resistência ao erro têm sido eficazes na redução da vulnerabilidade a esse tipo de síndrome.
II. A compreensão dos sintomas de forma isolada do contexto sociocultural dificulta o estabelecimento do chamado nexo causal entre trabalho e adoecimento.
III. As relações de trabalho onde predominam o sentido de realização profissional tendem a reforçar elos de coesão e reconhecimento social favoráveis à saúde psíquica.
IV. A prevalência do protocolo clínico pautado no tratamento medicamentoso é condição determinante para a superação desse problema de saúde pública.
É correto o que se afirma em
	
	a.
	II e III, apenas.
	
	b.
	I, II e IV, apenas.
	
	c.
	I, apenas.
	
	d.
	I, II, III e IV.
	
	e.
	III e IV, apenas.
0 pontos   
PERGUNTA 3
1. Estudo publicado pela revista médica britânica The Lancet mostra que o mundo vive uma crise na saúde mental e que os países estão falhando em combatê-la. De acordo com os 28 pesquisadores integrantes da Comissão Lancet sobre saúde mental e desenvolvimento sustentável, que realizou o estudo, trata-se de uma epidemia que se propaga com rapidez, sem que haja investimento por parte dos governos proporcional à gravidade do quadro: 13,5 milhões de pessoas ao ano poderiam ser salvas da morte, com tratamento adequado para os transtornos mentais. Os pesquisadores apontam, ainda, que a qualidade dos serviços em saúde mental é geralmente pior que a daqueles voltados à saúde física e que, além dos prejuízos individuais, o retardo no tratamento de pessoas em idade ativa pode gerar custo de 16 trilhões de dólares, até 2030.
Disponível em: https://cee.fiocruz.br/?q=Crise-na-saude-mental-em-nivel-global-prejuizos-individuais-e-para-a-economia. Acesso em 06 08 2020.
Considerando as principais recomendações da Comissão Lancet de Saúde Mental Global e Desenvolvimento Sustentável, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. Reformular a saúde mental de acordo com os objetivos de Desenvolvimento Sustentável
PORQUE
II. O bem-estar mental é um atributo universal e precisamos de pensar para além de apenas tratar a doença mental. Integrar a saúde mental no trabalho do desenvolvimento dos vários setores, não apenas nos serviços de saúde.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
	
	a.
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	
	b.
	As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa da I.
	
	c.
	As asserções I e II são proposições falsas.
	
	d.
	As asserções I e II são proposição verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
	
	e.
	A asserção I e uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Outros materiais