Buscar

PORTFOLIO Ciclo 2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Portfólio Fundamentos da Educação - Ciclo 2
Aluna Daniele Maria Siller || RA 1173053
A Educação grega trouxe uma concepção de muito valor e sucesso para a formação da educação mundial e com ela apesentou ao mundo alguns dos maiores pensadores da existência como Sócrates, Platão e Aristóteles. Teve sua origem com Homero, um poeta épico da Grécia Antiga, ao qual tradicionalmente se atribui a autoria dos poemas épicos Ilíada e Odisseia que eram usadas como um verdadeiro manual de ética e moral.
Homero, em suas obras busca ilustrar com mitos esses conceitos de ética e moral. Dentre eles temos Aquiles bravo guerreiro homérico caracterizado por sua coragem e bravura. Aquiles, filho de Peleu e Tétis, é um herói e semideus da mitologia grega. Considerado um dos maiores guerreiros mitológicos da Grécia Antiga, Aquiles participou de várias batalhas, entretanto, a mais importante foi a Guerra de Troia. Sua mãe era uma ninfa e seu pai, um mortal. Ainda jovem, seu pai morre e sua mãe lhe entrega aos cuidados de Quíron, um centauro. Com ele, Aquiles aprende a lutar.Com a chegada da Guerra de Troia, os gregos resolvem consultar um oráculo. Ele os informa que a guerra será ganha somente se Aquiles lutar com eles. Quando a mãe de Aquiles fica sabendo da previsão do oráculo, resolve mandar Aquiles para viver em Ciros. Ali, ele permanece disfarçado de mulher entre as filhas do rei Licômedes. Quando foi traído por Agamenon, o chefe supremo dos gregos, Aquiles resolveu abandonar a guerra. Mesmo com a desvantagem do povo grego, seu grande amigo Pátroclo foi em seu lugar comandar o exército. Entretanto, acabou morto por Heitor, filho do Rei de Troia, Príamo. Esse fato deixou Aquiles furioso e, com o intuito de vingar a morte de seu amigo, resolve voltar para o cerco de Troia. Por fim, ele consegue matar Heitor, o responsável pela morte de seu amigo. Mais tarde, seu amigo Antílope é morto pelo rei da Etiópia, Mêmnon. Furioso, ele resolve voltar à batalha e vingar a morte de seu amigo. Mas, dessa vez, Aquiles é atingido.
A aretê de Aquiles corresponde ao próprio ideal cavalheiresco e pode ser referência de Homero para exprimir o ideal ético e moral ensinados na educação homérica. E levando-se em consideração que os dois aspectos que se baseavam esta educação (Técnica e Moral) tem-se que Aquiles expressava claramente o ideal de jovem da sociedade grega: Capaz de Lutar e se sobressair sobre seu oponente e moralmente preparado para ser um cidadão de bem de acordo com os padrões daquela sociedade.
Fontes Bibliograficas
Educação Grega: Educação Homérica acessada em < https://medium.com/@danielcarlosfsilva/educacao-grega-educacao-homerica-8b0e617c0b3e >. Acessado em 05 de Outubro de 2019.
CORRÊA, R. A.; KRATANOV, S. V. Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação. Batatais: Claretiano, 2013.
Aquiles
< https://www.todamateria.com.br/aquiles/>. Acessado em 05 de Outubro de 2019.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando