Buscar

redação portugues juridico- O costume no direito

Prévia do material em texto

FACULDADE DE BALSAS – UNIBALSAS
GRADUAÇÃO EM DIREITO
PORTUGUÊS JURÍDICO 
 
 
Leticia Pereira Oliveira
REDAÇÃO: “O COSTUME NO DIREITO”
Atualmente, observa-se que o direito passou por um processo de positivação, mas anteriormente quem tinha força jurídica para dirigir a sociedade eram os costumes. Um dos principais motivos da positivação, foi para melhor assegurar direitos aos cidadãos e casos que não estão positivados serão resolvidos com fulcro no art. 4° Decreto-lei 4657/42.
Primordialmente, os costumes são práticas uniformes, a qual acontecem na sociedade de forma espontânea, diferentemente do direito que está elencado em nossos códigos. Os costumes se tornam válidos conforme vai acontecendo situações parecidas. Vale ressaltar que o direito não surge apenas da ideia dos legisladores, mas sim da prática contínua e das necessidades da sociedade, a exemplo tem-se a união estável que passou a ser reconhecida recentemente, depois de ser observado que a maioria das famílias estavam se formando fora do matrimônio.
Em segundo plano, o estado garante que os costumes vão ser observados e aplicados quando necessários, conforme previsto no decreto citado anteriormente. Essas práticas, integram o direito costumeiro que é estabelecido conforme os costumes, temos como exemplo o cheque pós-datado, ou até mesmo popularmente conhecido como cheque pré-datado que não era elencado nos códigos, mas o poder judiciário não poderia deixar de reconhecer como válido. Ademais, está estabelecido na ordem jurídica do estado que o costume é uma das fontes do direito.
Portanto, é possível observar que os costumes são os responsáveis por constituir o direito, foram fundamentais tanto para a positivação das normas, quanto para situações em que a norma jurídica não abordou ainda, como está disposto no decreto-lei. Em suma, os costumes são um paradigma para a aplicação da justiça e criação da lei.
 
Referências:
HADDAD, Emmanuel Gustavo. O costume como parâmetro da aplicação da justiça e da criação da lei. Âmbito Jurídico, 2007. Disponível em: <https://ambitojuridico.com.br/edicoes/revista-37/o-costume-como-parametro-da aplicacao-da-justica-e-da-criacao-da-lei//>. Acesso em: 20 de out. de 2020.

Continue navegando