Buscar

PORTIFÓLIO Ciclo 3- Politicas da Educação Básica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
LICENCIATURA
	Disciplina: 
POLITICAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA
	Tarefa: PORTIFÓLIO CICLO 3
	Nome: ALEXANDRE OLIVEIRA
	RA: 8084964
	Turma: 
DGEFL1901-SP/OASOS
	Parecer do Tutor: 
2
 DESCRIÇÃO DO PROJETO:
 Esse projeto se caracteriza pelo desenvolvimento de uma ação investigativa, que busca compreender as problemáticas que envolvem a educação básica no Brasil atual, por intermédio da análise do documentário dirigido por João Jardim Pro dia nascer feliz (2007), da coleta e análise de dados estatísticos e da elaboração de um texto dissertativo ao final sobre “A educação básica no Brasil atual: desafios e perspectivas”. Vimos que, ao longo da história do Brasil, o Estado se mostrou negligente em relação à garantia do direito à educação. Desde o período monárquico até recentemente, somamos iniciativas no campo da educação por parte do poder público, que contribuíram para a consolidação do caráter elitista da educação brasileira e a marginalização de contingentes significativos da população. Encontramos um retrato desse descaso nas estatísticas e dados levantados pelos próprios órgãos oficiais como o INEP em relação aos índices de analfabetismo e as taxas de evasão escolar. Nos últimos anos, podemos identificar vários movimentos em favor da universalização da educação e em defesa da escola pública e a implementação de políticas educacionais que conseguiram avanços quantitativos em direção à democratização do ensino, porém essa democratização do acesso não foi acompanhada da devida qualidade de ensino. Atualmente, os estudos apontam o baixo rendimento escolar dos estudantes e outros graves problemas que afetam a educação brasileira como a violência, a falta de motivação de alunos e professores, dentre outros, que comprometem a aprendizagem e demonstram que a educação democrática de qualidade está longe de ser efetivada. Dessa forma, esse projeto se justifica cientificamente pela tentativa de aproximar o aluno de licenciatura das problemáticas que envolvem a educação básica na atualidade, propiciando a reflexão e o debate e o desenvolvimento de postura docente crítico e investigativa nos planos históricos e pedagógicos.
 A EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL ATUAL: DESAFIOS E PERSPECTIVAS
 O vídeo ( Documentário), expõe uma dura realidade dentro do cenário nacional que não é apenas uma exclusividade da sociedade atual mas mostra-se fruto de uma estrutura social com raízes muito profundas, escancarando e confirmando por exemplo: a fala de uma professora participante deste documentário, no vídeo a profissional em certo momento desabafa e compartilha sua reflexão: “_ A escola é apenas o reflexo da sociedade em que vivemos...”; dentro desse contexto podemos por muitas vezes, observando o vídeo: professores desesperançosos, que relatam que durante a sua formação criavam boas expectativas mas ao lidar com o mundo real se deparam com condições adversas como a precaridade de escolas (principalmente as que se localizam longe dos grandes centros urbanos), a desvalorização do seu trabalho por parte das instituições governamentais, alunos violentos ou que demonstram pouco interesse pelos conteúdos, evasão escolar em massa, são estes apenas alguns dos problemas retratados pelo diretor do vídeo: João Jardim.
 Em tese, o documentário faz um comparativo, demonstrando os reais traços da Educação Brasileira, em escolas distintas de cidades de regiões diferentes, sendo apresentado uma escola do interior do estado de Pernambuco, Rio de Janeiro e de São Paulo.
 A comparação é indireta, uma vez que o autor apenas expõe deixando para o telespectador fazer essa análise entre as realidades apresentadas. Um dos fatores que mais causam impacto é a questão da desigualdade social, apontando que cidades que se situam em regiões mais distais das grandes metrópoles urbanas, tendem a ter menos recursos financeiros, sendo dificultoso até mesmo o transporte destes alunos para a escola, a falta de uma boa estrutura física escolar traz ainda muita dificuldade tanto para o professor ensinar quanto para o aluno aprender. 
 Entrando mais a fundo no que diz respeito a desigualdade social, temos em muitos locais a problemática da violência urbana, que se justifica passando desde uma má formação no contexto de educação familiar até o convívio com uma sociedade discriminadora, intolerante, em que muitas das vezes o jovem sente que a estrutura social não lhe permite galgar a vida pelas vias legais nem competir em pé de igualdade com outro jovem que teve outra criação com melhores recursos e oportunidades, sendo automaticamente preparado desde a infância para ser colocado em situação de destaque no mundo, gerando uma desilusão pelos estudos, refletindo claramente no abandono escolar como mostra os dados estatísticos oficiais do INEP levando em conta a época em que o documentário foi gravado: 2007; em comparação com o ano anterior, a taxa de matriculas no Ensino Médio caiu 6%, em todo País, sendo a cidade do Rio de Janeiro a que apresentou a maior queda de número de matriculas, de 12,2%; sendo esta uma cidade com alta taxa de violência, tráfico de drogas frenético e alto índice de exclusão social, podemos supor que muitos jovens podem ter preterido os estudos em função dessas mazelas sociais. No sistema EJA, deste mesmo ano de 2007 também houve grande redução de matriculas, chegando a queda de 3,3%, demonstrando mais uma vez uma fuga dos estudos na medida em que o aluno atinge mais idade.
 O documentário sugere também uma reflexão sobre os moldes hierárquicos dentro da escola e como o abuso da autoridade, cria uma estrutura vertical na relação: Diretores, Professores e alunos tendem a agravar essa problemática colocando muitos alunos em situação de marginalidade estereotipadas. Conforme observado, os alunos muitas das vezes necessitam de uma postura mais “ amigável” e inclusiva por parte da escola que ao invés de julgá-lo ajude-os a superar os problemas do cotidiano que são muitos.
 O vídeo, mostra ainda o impasse em que vive o profissional educador, que muita das vezes é tido como o vilão da situação, se vendo muitas das vezes obrigado a promover um aluno com baixo aprendizado ao próximo estágio letivo, pois a reprova poderia ser mais um desistímulo para um aluno que já não consegue sentir atração pelos estudos devido a “N’ fatores, como descrito anteriormente, vemos isso ainda nos dias atuais conforme os dados do ano de 2019 do INEP: ( em que ao mesmo tempo em que as matrículas seguem em tendência negativa, em relação ao ano letivo anterior, principalmente no Ensino Médio que obteve queda de matrículas7,8%, a taxa de aprovação subiu 3,1%). Confirmando que embora as desistências de alunos se agrava os demais que permanecem tem conseguido avançar aos anos seguintes.
 Portanto vale concluir que, a grande questão dos desafios da Educação brasileira está atrelada a outros problemas sociais, como a má distribuição de renda no País, a extrema desigualdade social, regional e podemos dizer até racial, além de um modelo social viciado que levam a situações de exclusão, tudo isso em conjunto com a falta de interesse de governantes por esses temas e a falta de representatividade política, criando uma situação antagônica a tudo que diz a Constituição de 1988, ou os documentos norteadores que permeiam a Educação Brasileira.
REFERÊNCIAS:
JARDIM, João. Pro Dia Nascer Feliz/2007 Canal: EDUCAÇÃO DO RIO EM GREVE Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=nvsbb6XHu_I. Acesso em 31/05/2020.
 Acessoria de Imprensa INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixera2007/2008. Censo Escolar 2007. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/artigo/-/asset_publisher/B4AQV9zFY7Bv/content/publicada-sinopse-estatistica-da-educacao-basica-de-2007/21206. Acesso em 06/06/2020.
Diretoria de estudos educacionais (Dired).2019. Censo escolar 2019. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/documents/186968/0/Notas+Estat%C3%ADsticas+-+Censo+da+Educa%C3%A7%C3%A3o+B%C3%A1sica+2019/43bf4c5b-b478-4c5d-ae17-7d55ced4c37d?version=1.0.Acesso em 06/06/2020.

Continue navegando