A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
Sociologia do Esporte apol 2 100%

Pré-visualização | Página 1 de 2

Questão 1/10 - Sociologia do Esporte
Leia o fragmento de texto a seguir:
 
“[...] os momentos de lazer são intervalos no cotidiano social em que é permitido liberar algumas de emoções. Com base nisso, podemos incluir o esporte nessas manifestações”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Marchi Júnior. Wanderley. et al. Introdução a Sociologia do Esporte. Curitiba, InterSaberes, 2019, p. 179.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Introdução a Sociologia do Esporte sobre as manifestações da Catarse no esporte, é correto afirmar que:
	
	A
	Catarse é a manifestação reprimida nos ambientes sociais e que são liberados pelo ser humano especialmente nos espaços esportivos, privilegiando o momento de lazer.
	
	B
	As manifestações de Catarse buscam resposta para as emoções criadas e expressadas ao longo de uma peça teatral.
	
	C
	As manifestações sociológicas de Catarse não são transmitidos nos ambientes esportivos, pois elas permanecem contidas no interior do ser humano.
	
	D
	A categoria sociológica Catarse promove no ser humano um sentimento de estresse e tensão, derivado das exposições dos sentimentos nos ambientes sociais e esportivos.
	
	E
	Pode-se definir que o termo Catarse são os sentimentos mais nobres da expressão inserida nos seres humanos nos momentos em que estão no ambiente de trabalho.
Questão 2/10 - Sociologia do Esporte
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“As consequências do processo de globalização, na maioria dos casos, não são planejadas ou controladas. Nesse sentido, o esporte teve e ainda tem destaque por reforçar ou, em poucos casos, resistir às mudanças geradas pela globalização”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARCHI JR., W; ALMEIDA, B. S.; SOUZA, J. Introdução à sociologia do esporte. Curitiba: Intersaberes, 2019, p.162.
Considerando essas informações e os conteúdos livro Introdução a Sociologia do Esporte sobre a globalização do fenômeno esportivo, podemos concluir que foi uma possível consequência da:
	
	A
	mudança de regras técnicas de alguns esportes como o voleibol e basquetebol, por exemplo.
	
	B
	crescente interconexão internacional nas esferas política, econômica, cultural e social.
	
	C
	mudança da centralidade do religioso (divino) para motivações mundanas nas ações e relações sociais.
	
	D
	criação de ONGs por atletas e clubes.
	
	E
	minimização das desigualdades sociais.
Questão 3/10 - Sociologia do Esporte
Leia o fragmento de texto a seguir:
 “A ampliação do número de categorias sociológicas aprendidas e incorporadas auxilia em uma leitura mais diversificada e qualificada da complexidade do fenômeno esportivo”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Marchi Júnior. Wanderley et al. Introdução a Sociologia do Esporte. Curitiba, InterSaberes, 2019, p. 178.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Introdução a Sociologia do Esporte sobre a categoria sociológica catarse, é correto afirmar que:
	
	A
	O termo Catarse significa a necessidade do corpo em conter as emoções interpretadas nos grandes espetáculos teatrais.
	
	B
	Catarse tem o significado de purificação e limpeza, no sentindo de retirar as substâncias que promovem tensão nas emoções interpretadas no teatro.
	
	C
	A terminologia Catarse busca resposta para as emoções criadas e expressadas ao longo de uma peça musical.
	
	D
	Catarse é o conceito das emoções interpretadas nos teatros europeus e que chegou com força ao Brasil no século XXI.
	
	E
	Catarse é a terminologia utilizada para definir os momentos de interpretação em que o ator expressa a dor física nos espetáculos teatrais.
Questão 4/10 - Sociologia do Esporte
Leia o texto a seguir:
“Em geral, os comportamentos não permitem que façamos tudo aquilo que temos vontade ou da forma como gostaríamos, gerando uma série de emoções que ficam guardadas e não podem ser expostas a qualquer momento”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Marchi Júnior. Wanderley. et al. Introdução a Sociologia do Esporte. Curitiba, InterSaberes, 2019, p.177.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Introdução a Sociologia do Esporte sobre o lazer na visão de Elias e Dunning, é correto afirmar que:
	
	A
	Segundo os autores, o lazer é considerado um momento de diversão nos intervalos da vida social.
	
	B
	De acordo com os autores, o lazer é o momento em que o indivíduo faz atividades físicas e simbólicas nos intervalos do trabalho.
 
	
	C
	Os autores defendem que os momentos de lazer devem se resumir aos períodos de férias dos indivíduos.
	
	D
	Elias e Dunning destacam que os momentos de lazer dos seres humanos são restritos aos finais de semana.
	
	E
	Na concepção de Elias e Dunning, o lazer não se encaixa no século XXI porque os seres humanos não possuem mais tempo livre.
Questão 5/10 - Sociologia do Esporte
Considere o seguinte extrato de texto: 
“A distinção social é uma categoria relevante para os profissionais de educação física...[esse profissional tem ao poder apresentar as diferentes modalidades esportivas para os seus alunos, diversificando as possibilidades de prática e construindo o que chamam de cultura esportiva.]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARCHI JR., W; ALMEIDA, B. S.; SOUZA, J. Introdução à sociologia do esporte. Curitiba: Intersaberes, 2019. p. 91.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Introdução a Sociologia do Esporte sobre a cultura esportiva, é correto afirmar que:
	
	A
	Cultura esportiva é a possibilidade de reconhecer e criar gosto pelo esporte não por meio de uma modalidade, mas pelas inúmeras oportunidades de movimento, desenvolvimento de habilidades e interação.
	
	B
	Cultura esportiva é quando um grupo de pessoas praticam as mesmas modalidades esportivas, no mesmo pais de origem.
	
	C
	Cultura esportiva são atividades esportivas ligadas a atividades de expressão corporal.
	
	D
	O indivíduo não cria uma cultura esportiva, visto que as suas experiências são restritas às modalidades praticadas na sua comunidade.
	
	E
	Cultura esportiva é  formada pelas modalidades coletivas.
Questão 6/10 - Sociologia do Esporte
Observe a imagem a seguir:
Fonte: Imagem 81840058. Disponivel em: www.shutterstock.com. Acesso em 17 mar. 2020.
Considerando a análise da imagem e os conteúdos livro-base Introdução a Sociologia do Esporte, são características da globalização:
	
	A
	Estreita relação com a mídia, ou seja, com a comunicação, a informação e o entretenimento.
	
	B
	Ações de oposição, não conformidade a atos, decisões e situações que representam disputas de poder.
	
	C
	Foco nas ações religiosas estreitamente ligadas às práticas esportivas.
	
	D
	Incentivo ao desenvolvimento da cultura local, sem a necessidade da participação de outras culturas.
	
	E
	Manutenção da tradição de um povo, sem interferência da mídia, para manter uma cultura pura, sem influências externas.
Questão 7/10 - Sociologia do Esporte
Leia o texto a seguir:
“No caso da violência simbólica, esse reconhecimento ainda é inicial. Em algumas circunstâncias, casos de violência simbólica também tem sido chamado de bullying”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Marchi Júnior. Wanderley. et al. Introdução a Sociologia do Esporte. Curitiba, InterSaberes, 2019, p. 185.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Introdução a Sociologia do Esporte sobre o conceito de comportamento de bullying, é correto afirmar que:
	
	A
	O bullying é a necessidade do indivíduo de se expressar agressivamente a ponto de cometer violência física.
	
	B
	O conceito de bullying está relacionado à necessidade de sujeitos demonstrarem dominação sobre os demais.
	
	C
	O bullying acontece apenas no ambiente de trabalho causando danos físicos e psicológicos entre os colegas.
	
	D
	O bullying é legitimado a partir das

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.