Buscar

Exportação de Suco de Laranja

Prévia do material em texto

Resumo
Apresentar a forma de plantio da laranja no Brasil, a variedade da fruta que é cultivada aqui e o processo de comercialização do suco de laranja. Analisaremos também a demanda do mercado internacional do suco de laranja, o seu crescimento, quais os países líderes em importação desse produto e o comportamento do mercado nesse último ano.
Introdução 
A laranja é uma fruta originada da Ásia e é uma das mais cultivadas no mundo, trazida ao Brasil pelos portugueses no século XVI, as laranjeiras facilmente se adaptaram ao clima e solo brasileiro, onde nasceu a Laranja Bahia, que é uma variedade da fruta. Nos anos 80, o Brasil se tornou o maior produtor mundial de laranja. Aproximadamente 80% da produção de laranjas destinam-se à exportação do suco concentrado. São Paulo é o Estado que mais produz laranja e representa 98% do suco que é produzido. Ao redor do mundo, o suco de laranja é mais consumido do que a fruta em si, (que pode ser feito em casa, com a própria fruta ou industrializado). O objetivo é apresentar as principais empresas de exportação do suco de laranja, e como funcionam os processos de produção no meio econômico. 
Processo de Comercialização do Suco de Laranja
O suco de laranja é um dos principais commodities do Brasil, isso porque o clima contribui para a plantação, o solo é fértil e existem muitas propriedades irrigadas. O suco pode ser vendido por agricultores e indústrias, que fornecem suas produções para processadoras. É necessário abastecimento constante para as processadoras, que têm contratos exclusivos com produtores. 
O suco de laranja pode ser ofertado de três maneiras: integral, que é natural e sem açúcar. concentrado, que tem a água natural da fruta removida, sendo considerado moderadamente desidratado, e o reconstituído, que tem adição de água e pode ser comparado ao suco integral. 
Existem dois tipos de processadores, os Processadores e Engarrafadores, que vendem o suco em embalagem própria e necessitam de um sistema de retalho, e os Processadores a Granel, que vendem grandes quantidades de seus sucos para Engarrafadores, o que exige uma excelente estrutura logística de emissão. Os lucros dos processadores estão concentrados entre a diferença do custo da fruta e o custo do suco a granel. 
Grande parte dos Processadores brasileiros não possui marca própria, até mesmo para não ter concorrência. No entanto, há sim empresas que vendem o suco engarrafado ou que terceirizam o engarrafamento para a comercialização apropriada. 
O transporte dos produtos a granel é feito por contêineres, navios ou caminhões e precisa ser eficaz. Em vários lugares do mundo, existem terminais personalizados para coletar e carregar suco de laranja congelado e concentrado através de tanques. 
Figura 1 Fonte: Citrus BR, *Valores válidos para 2011.
Comportamento dos Consumidores
As pessoas tem se conscientizado em relação a hábitos alimentares e sustentáveis, e com isso, a busca por alimentos e produtos naturais vem crescendo a cada dia que passa. Com o suco de laranja natural (sem adição de componentes), é possível atingir os objetivos de uma vida mais saudável, com os benefícios que ele oferece, como por exemplo a Vitamina C, que auxilia no Sistema Imunológico, auxilia na prevenção do câncer, é bom para os ossos e coração, entre outros. 
Figura 2 Fonte: CitrusBR/Elaboração: Globo Rural) *Valores válidos para 2014.
A Citrus BR
A Citrus BR é a Associação Nacional dos Exportadores de Sucos Cítricos, foi fundada em 2009 pelas três maiores empresas de produção e exportação de sucos cítricos do Brasil: Cutrale, Citrosuco e Louis Dreyfus, que também fazem parte do conselho executivo. A Associação tem como um dos objetivos principais, amparar os exportadores de sucos cítricos tanto no Brasil como ao redor do mundo. 
A Citrosuco 
A Citrosuco é uma empresa brasileira focada em exportação global de suco de laranja, a primeira unidade foi construída em 1963 e hoje conta com 4 fábricas e 29 fazendas. São responsáveis por todo o processo de produção do suco até o fornecimento aos consumidores. São mais de 100 países que recebem seus produtos. Oferece a Laranja, o Suco Não Concentrado (NFC – Not From Concentrate) e o Suco Concentrado Congelado (FCOJ – Frozen Concentrated Orange Juice). 
Figura 3 Fonte: Citrus BR *Valores válidos para 2011.
O Mercado Atual
Apesar do grande fluxo de demanda, as alterações do preço do suco na bolsa de valores interferem diretamente no custo da fruta. Mudanças climáticas, secas ou geadas causam alteração na produção ofertada em até 40% de um ano para o outro. Conforme dados apresentados pela Citrus BR (Associação Nacional dos Exportadores de Sucos Cítricos) as exportações recuaram 14% em volume e 13% em receita entre os meses de julho de 2018 para abril de 2019. "A tendência de redução tem se mantido em consonância com os fundamentos do mercado", diretor executivo da Citrus BR, Ipiapaba Netto.
Figura 4 Fonte: Citrus BR
Principais Mercados
Entre os países que importam o suco de laranja brasileiro, a União Europeia representa aproximadamente 70% do mercado, sofreu uma queda de 7% em relação ao período anterior. O recuo de exportações para os Estados Unidos representa uma queda maior, de 26%. O diretor executivo, Ipiapaba Netto afirma que a esperança do grupo está na China, que teve um crescimento de 200% no consumo do produto nos últimos 15 anos, "Temos grandes esperanças que as negociações lideradas pelo Ministério da Agricultura em relação a condições de acesso melhorem nossa competitividade e possamos crescer naquele mercado".
Conclusão
Embora o suco de laranja venha perdendo mercado nos Estados Unidos e Europa, está surgindo uma alta demanda na China, o que deixa o grupo de produtores otimistas com a exportação. E esse otimismo gera investimento em máquinas, mão de obra, desenvolvimento de novas tecnologias para otimizar o plantio.
Contudo o suco de laranja se mostra um produto que auxilia a economia do país de várias formas, criando empregos e investindo no seu desenvolvimento.
Referencias
http://www.citrusbr.com/laranjaesuco/?ins=21
http://www.citrusbr.com/institucional/?ins=01
https://www.gestaonocampo.com.br/biblioteca/cadeia-de-producao-do-suco-de-laranja/
http://www.gestaonocampo.com.br/biblioteca/a-trajetoria-da-laranja-pelo-mundo/
https://revistagloborural.globo.com/Noticias/Agricultura/Laranja/noticia/2015/07/mercado-global-de-suco-de-laranja-caiu-15-entre-2004-e-2014.html
https://g1.globo.com/economia/agronegocios/noticia/2019/04/12/brasil-exporta-13-menos-suco-de-laranja-no-acumulado-da-atual-safra-diz-citrusbr.ghtml

Continue navegando