Buscar

Simulado AV2


Prévia do material em texto

Disc.: FUNDAMENTOS SOCIOANTROPOLÓGICOS DA SAÚDE   
	Aluno(a): JORGE AUGUSTO DAMASO TRAVASSOS
	
	Acertos: 9,0 de 10,0
	26/10/2020
		1a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	O surgimento da Sociologia foi decorrente da necessidade de:
		
	
	Manter uma estrutura de pensamento mítica para a explicar as origens da humanidade.
	
	Manter a interpretação dogmática da realidade como patrimônio de um restrito círculo sacerdotal.
	
	Condicionar o indivíduo, através de valores simbólicos, a agir e pensar conforme os ensinamentos prescritos pelos deuses.
	
	Considerar os fenômenos sociais como propriedade exclusiva da forças mitológicas.
	 
	Observar, medir e comprovar as regras que tornasse possível através da razão, prever os fenômenos sociais.
	Respondido em 26/10/2020 10:37:31
	
	Explicação:
A sociologia é uma das disciplinas que compõe as chamadas ciências sociais. Criada no século XIX, tem como fundor o filósofo Auguste Comte (1798-1857), um dos principais representantes do positivismo. Comte pretende estudar as sociedades utilizando-se do rigor metodológico das ciências da natureza, a exemplo da física. Dessa forma, pretende romper com toda forma especulativa ou mística de compreender a realidade, substituindo pelo modelo científico fundamentado na razão, observação, mensuração (medida) e busca de leis gerais de funcionamento das sociedades. 
	
	
		2a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Ao analisar os temas cultura e sociedade, compreende-se como relativismo cultural:
		
	
	A desconsideração das diferenças existentes entre as culturas.
	 
	Que cada sistema cultural tem uma lógica própria que não pode ser aplicada a outros sistemas.
	
	Qualquer capacidade ou hábitos adquiridos pelo homem enquanto membro de uma sociedade.
	
	A aplicação de ideias evolucionistas às sociedades.
	
	O fato de nosso grupo ser tomado como o centro do mundo.
	Respondido em 26/10/2020 10:39:02
		Explicação:
O conceito de relativismo cultural opõe-se ao conceito de etnocentrismo. Por etnocentrismo, entende-se uma atitude valorativa na qual a cultura de um grupo é tomada como modelo. A partir dela, são classificadas as demais, vistas como inferiores. O relativismo cultural, ao contrário do etnocentrismo, entende que os sistemas culturais só podem ser entendidos a partir deles mesmos, isto é, não se pode avaliar uma cultura a partir de elementos externos a ela. Cada uma tem uma lógica própria.
	
		3a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Num passado ainda recente a doença era frequentemente definida como "ausência de saúde", sendo a saúde definida como "ausência de doença" - definições que não eram esclarecedoras. O fato é que as concepções de saúde e doença mudam ao longo da história. Para Albuquerque e Oliveira (2002), existem duas concepções fundamentais sobre a doença e, consequentemente, a saúde. Essas concepções são:
I - A concepção fisiológica.
II - A concepção ontológica.
III - A concepção metafísica.
IV - A concepção positivista.
Assinale a opção correta:
		
	
	As afirmações I e III estão corretas
	
	As afirmações III e IV estão corretas
	
	As afirmações II e III estão corretas
	 
	As afirmações I e II estão corretas
	
	As afirmações II e IV estão corretas
	Respondido em 26/10/2020 10:40:18
	
	
		4a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Em 1978, como resultado da Conferência Internacional sobre Cuidados Primários de Saúde, realizada em Alma-Ata, no Cazaquistão, a Declaração de Alma-Ata expressa: 
		
	 
	as necessidades dos governos e das organizações que trabalham no campo da saúde que centrem seus esforços no sentido de promoção da saúde para todos os povos do mundo.
	
	as necessidades dos governos e das organizações que trabalham no campo da saúde que descentrem seus esforços no sentido de promoção da saúde para todos os povos do mundo.
	
	as necessidades dos governos e das organizações que trabalham no campo da saúde que centrem seus esforços no sentido de promoção da saúde somente para o tratamento de doenças infectocontagiosase não na prevenção.
	
	as necessidades dos governos e das organizações que trabalham no campo da saúde que centrem seus esforços no sentido de promoção da saúde em âmbito restrito.
	
	as necessidades dos governos e das organizações que trabalham no campo da saúde que centrem seus esforços no sentido de promoção apenas da saúde física.
	Respondido em 26/10/2020 10:43:05
	
	Explicação:
A OMS promove uma série de encontros e discussões que têm como objetivo discutir e propor acordos e ações na área da saúde em âmbito mundial. Em 1978, como resultado da Conferência Internacional sobre Cuidados Primários de Saúde, realizada em Alma-Ata, no Cazaquistão, a Declaração de Alma-Ata expressa as necessidades dos governos e das organizações que trabalham no campo da saúde que centrem seus esforços no sentido de promoção da saúde para todos os povos do mundo.
	
		5a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Considere as proposições a seguir:
Fundamentado no princípio da equidade, o Sistema Único de Saúde (SUS) sustenta que a distribuição das ações e serviços à população deve ser feita de acordo com a necessidade de cada grupo.
PORQUE
O princípio da equidade apoia-se em uma lógica fundada na atenção às diferenças a fim de superar as desigualdades.
Assinale a altenativa correta:
		
	
	As duas proposições são verdadeiras e a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
	 
	As duas proposições são verdadeiras e a segunda é justificativa correta da primeira.
	
	A primeira proposição é falsa e a segunda verdadeira.
	
	A primeira proposição é verdadeira e a segunda é falsa.
	
	As duas proposições são falsas.
	Respondido em 26/10/2020 10:44:18
	
	Explicação:
A equidade, um dos três princípios fundamentais do Sistema Único de Saúde, prevê que as ações e serviços em saúde devem seguir o critério da necessidade. Assim, a igualdade poderá ser atingida à medida que os recursos sejam distribuídos considerando-se às necessidades de indivíduos e grupos.
	
	
		6a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Certamente a cidadania "formal" foi conquistada; a lei garante acesso às ações em saúde a todos que delas precisarem. Entretanto, a cidadania "real", "substantiva", pode estar longe de ser atingida, uma vez que: 
		
	
	a população brasileira tem à disposição um mínimo de atenção à saúde.
	 
	uma parcela significativa da população brasileira não tem à disposição um mínimo de atenção à saúde.
	
	uma parcela significativa da população brasileira tem à disposição um mínimo de atenção à saúde.
	
	uma parcela significativa da população brasileira tem à disposição o máximo de atenção à saúde.
	
	a população brasileira tem à disposição o máximo de atenção à saúde.
	Respondido em 26/10/2020 10:49:23
	
	Explicação:
Certamente a cidadania "formal" foi conquistada; a lei garante acesso às ações em saúde a todos que delas precisarem. Entretanto, a cidadania "real", "substantiva", pode estar longe de ser atingida, uma vez que uma parcela significativa da população brasileira não tem à disposição um mínimo de atenção à saúde.
	
		7a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Publicado pela primeira vez em 1990, o índice é calculado anualmente. Desde 2010, sua série histórica é recalculada devido ao movimento de entrada e saída de países e às adaptações metodológicas, o que possibilita uma análise de tendências. Aos poucos, o IDH tornou-se referência mundial. É um índice-chave dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio das Nações Unidas. A sigla IDH significa:
		
	
	Índice de Desflorestamento Horizontal
	
	Índice de Desenvolvimento Habitacional
	
	Integrador Decimal de Habilidades
	 
	Índice de Desenvolvimento Humano
	
	Indicador de Demanda Humana
	Respondido em 26/10/2020 10:47:28
	
	
		8a
          Questão
	Acerto: 0,0  / 1,0
	
	"Enquanto modo de vida de um povo, é uma aquisição humana, relativamente estável mas sujeita a mudanças contínuasque determina o curso das nossas vidas sem se impor ao nosso pensamento consciente". Estamos tratando do conceito de
		
	 
	instituições sociais
	 
	cultura
	
	grupos sociais
	
	mobilidade social
	
	estratificação social
	Respondido em 26/10/2020 10:49:41
	
	Explicação:
"Não se pode pensar o ser humano desvinculado do meio (necessariamente cultural) em que vive. Assim, todas as experiências que vivencia trazem as marcas da cultura, isto é, das regras, normas, valores e crenças produzidas pelo grupo".
 
	
		9a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	O convívio com outras pessoas e os padrões sociais estabelecidos moldam a imagem corporal na mente das pessoas. A imagem corporal idealizada pelos pais, pela mídia, pelos grupos sociais e pelas próprias pessoas desencadeia comporta mentos esteriotipados que podem comprometer a saúde. A busca pela imagem corporal perfeita tem levado muitas pessoas a procurar alternativas ilegais e até mesmo nocivas à saúde. Revista Corpoconsciência. FEFISA, v. 10, nº 2, Santo André, jul/dez. 2006 (adaptado) A imagem corporal tem recebido grande destaque e valorização na sociedade atual. Como consequência:
		
	
	O culto ao corpo produz uma busca incansável, trilhada por meio de árdua rotina de exercícios, com pouco interesse no aperfeiçoamento estético.
	
	A modelagem corporal é um processo em que o indivíduo observa o comportamento de outros, sem, contudo, imitá-los.
	
	As pessoas adquirem a liberdade para desenvolver seus corpos de acordo com critérios estéticos que elas mesmas criam e que recebem pouca influência do meio em que vivem.
	
	O corpo tornou-se um objeto de consumo importante para as pessoas criarem padrões de beleza que valorizam a raça à qual pertencem.
	 
	A ênfase na magreza tem levado muitas mulheres a depreciar sua autoimagem, apresentando insatisfação crescente com o corpo.
	Respondido em 26/10/2020 10:53:21
	
	
		10a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Em relação aos fatores socioculturais associados à dor é correto considerar que:
		
	 
	Nem todos os grupos sociais e culturais reagem à dor da mesma forma.
	
	A maneira como as pessoas percebem e reagem à dor, tanto em si como em outras pessoas, não é influenciada pela sua origem e formação cultural e social.
	
	A maneira como as pessoas percebem e reagem à dor, tanto em si como em outras pessoas, pode ser influenciada apenas pela sua formação cultural.
	
	A maneira como as pessoas comunicam a dor - se é que o fazem - aos profissionais de saúde ou a outras pessoas não é influenciada por fatores sociais e culturais.
	
	Todos os grupos sociais e culturais reagem à dor da mesma forma.
	Respondido em 26/10/2020 10:54:56
	
	Explicação:
Como fatores socioculturais associados à dor pode-se considerar:
1. Nem todos os grupos sociais e culturais reagem à dor da mesma forma.
2. A maneira como as pessoas percebem e reagem à dor, tanto em si como em outras pessoas, pode ser influenciada pela sua origem e formação cultural e social.
3. A maneira como as pessoas comunicam a dor - se é que o fazem - aos profissionais de saúde ou a outras pessoas também pode ser influenciada por fatores sociais e culturais.

Mais conteúdos dessa disciplina