Buscar

2ª VERIFICAÇÃO DE APRENDIZAGEM EMBRIOLOGIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

2ª VERIFICAÇÃO DE APRENDIZAGEM EMBRIOLOGIA
1) Pré-eclâmpsia é a hipertensão induzida pela gravidez. Ocorre porque a placenta gera substâncias que contribuem para obstruir as artérias. Alguns sinais de pré-eclâmpsia incluem pressão sanguínea alta, inchaço que não desaparece e uma quantidade excessiva de proteínas na urina. O seu médico irá verificar isso durante cada consulta. Na mãe, esse sintoma pode causar crises hipertensivas, problemas renais ou hepáticos e até mesmo quadros convulsivos ou coma. Já no feto, isso pode provocar um declínio no seu crescimento ou outras complicações como o rompimento da placenta. RELACIONE o declínio do crescimento fetal à situação descrita. (valor: 4,5 pontos)
Resposta: O declínio, particularmente após chegar o termo (38 semanas), provavelmente reflete a nutrição inadequada causada por mudanças na placenta. É importante fazer a distinção entre crianças a termo com baixo peso ao nascimento por causa de retardo de crescimento
intrauterino (RCIU). O RCIU pode ser causado por insuficiência placentária, pré-eclâmpsia (hipertensão).
2) Uma mulher de 28 anos, tabagista e etilista, desde a adolescência, em visita ao posto de saúde, foi informada que estava no segundo mês de gravidez. Preocupada com o fato de ter consumido diariamente até então álcool e tabaco, procurou se informar sobre o impacto de seus hábitos na saúde do bebê. A equipe de enfermagem a orientou a suspender o hábito de fumar e consumir bebidas alcoólicas ou mesmo drogas, e apenas ingerir medicamentos sob orientação médica. A equipe alertou que devido ao tempo gestacional, a criança poderia apresentar problemas no desenvolvimento embrionário. JUSTIFIQUE as orientações e o alerta da equipe de enfermagem, considerando o tempo gestacional e o papel das substâncias mencionadas na gestação.
Resposta: O hábito de fumar constitui uma causa bem estabelecida de RCIU. A velocidade de crescimento de fetos de mães que fumam cigarros é menor que a normal durante as últimas 6 a 8 semanas e gravidez. Em média, o peso ao nascimento de crianças cujas mães fumaram muito durante a gravidez é 200 g menor do que o normal, e a morbidade perinatal (complicações médicas) é maior quando não estão disponíveis cuidados médicos adequados. O efeito do tabagismo materno é maior sobre fetos cujas mães também têm uma nutrição inadequada.
Filhos de mães alcoólatras frequentemente apresentam RCIU como parte da síndrome do alcoolismo fetal . Do mesmo modo, o uso de maconha e de outras drogas ilícitas(p. ex., cocaína) pode causar RCJU e outras complicações obstétricas.
3) Durante uma consulta de pré-natal, o médico solicitou a sua paciente, 44 anos de idade, no primeiro trimestre de gravidez, que fizesse uma amniocentese para avaliação do estado fetal. Ao procurar uma clínica especializada para a realização do exame, a gestante expressou preocupações quanto a um possível aborto e à possibilidade de lesão do seu feto durante a realização do exame. Enquanto enfermeiro e funcionário da clínica, EXPLIQUE para a gestante que procedimentos são utilizados durante o exame para minimizar os riscos e que outra técnica poderia ser usada para obtenção de células para o estudo cromossômico. (valor: 4,5 pontos) 
RESPOSTA: o médico usa a ultrassonografia para determinar a posição do bebê. Ele então introduzirá uma agulha longa pela pele da barriga, podendo aplicar uma anestesia tópica no local. A agulha é guiada pelo ultrassom, para não encostar no bebê, e através dela o médico retira uma amostra do líquido amniótico.
Depois disso, mãe e bebê precisam ficar em observação. A amniocentese pode induzir o trabalho de parto prematuro e também há um risco de infecção, então é importante que o médico monitore a gestante por algumas horas antes de liberá-la para ir para casa. A paciente deve fazer repouso por 24 horas após o exame.
Outro métado e a biópsia de vilo corial.
4)  A partir da imagem apresentada, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O período "A" se trata do período fetal, o qual apresenta maior risco para exposição a agentes indutores de anomalias congênitas. PORQUE
II. Durante o período "A" ocorre a formação dos primórdios das principais estruturas que comporão os órgãos e sistemas do corpo humano, as quais irão se desenvolver a partir do período "B", conhecido como embrionário. A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA
RESPOSTA: As asserções I e II são proposições falsas
5) Uma mulher de 30 anos de idade, em sua primeira consulta de pré-natal, não soube informar a data quando ocorreu o seu último período menstrual normal (UPMN). Ela ainda informou que seus períodos menstruais são irregulares. Com base no exposto, descreva quais técnicas clínicas podem ser utilizadas para a avaliação da idade embrionária dessa gestação.
 
Resposta: a ultrassonografia (USG) realizada no intervalo de 10 a 13 semanas e seis dias de gestação é considerada o método mais preciso para estimar a idade gestacional, dado que a variação na taxa de crescimento fetal é muito pequena neste período. 
Útero palpável no abdome - Medir a altura uterina a posicionar o valor encontrado na curva de crescimento uterino. Verificar a IG correspondente a esse ponto. Considerar IG muito duvidosa e assinalar com interrogação na ficha perinatal e no cartão da gestante.
6) Um feto nascido no período da vigésima sexta semana costuma sobreviver sem maiores prejuízos a sua saúde e desenvolvimento. Essa afirmação pode ser justificada: 
I. Pelas células pulmonares fetais já produzirem surfactante evitando tencionar a frágil estrutura dos alvéolos e ser capaz de realizar trocas gasosas com o meio ambiente. Verdadeiro
II. Pelo feto já possuir respiração rítmica, conseguindo dessa forma oxigenar razoavelmente os tecidos. Verdadeiro
III. Pelo feto ter a quantidade de gordura considerável, fazendo com que o prematuro possa sobreviver mesmo sem se alimentar após ao nascimento. Verdadeiro
IV. Pelo feto possuir sistema nervoso coordenando funções essenciais ao organismo, tais como: ritmo cardíaco e controle da temperatura corporal. Verdadeiro 
V. Pelo feto já ter os órgãos principais como coração e rins desenvolvidos. Falso
Resposta: I, II, III, IV.
7) A partir da imagem apresentada, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I. O indicador que melhor retrata o que ocorre durante a fase fetal é o peso de nascimento da criança. PORQUE II. Crianças com pesos ao nascimento menor do que 2,5kg podem ser decorrentes de prematuridade e (ou) déficit de crescimento intrauterino. A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA
RESPOSTA: As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta do I.
8) Com base na figura, leia as afirmativas e, em seguida, marque a alternativa correta. (valor: 4,5 pontos) 
I. O aparecimento da linha primitiva é um evento importante que antecede a formação da notocorda.
II. O aparecimento da notocorda induz um espessamento da endoderme e formação do sulco neural.
III. Ao longo do desenvolvimento embrionário, a notocorda é substituída pelo tubo digestivo. *
9) Durante a 3° semana do desenvolvimento embrionário, algumas células mesenquimais, que ingressam através da linha primitiva e, como conseqüência, têm destinos de células do mesoderma, migram cefalicamente do nó primitivo e da fosseta primitiva, formando um cordão celular mediano, o processo notocordal. Essa estrutura irá formar a notocorda, uma estrutura embrionária que:
Resposta: 
10) Na espécie humana o sistema reprodutor feminino é composto por útero, ovários, trompas de falópio e vagina, enquanto o masculino é constituído por órgãos como os testículos, próstata, vesícula seminal e pênis. A reprodução ocorre de forma sexuada e normalmente por fecundação interna. Com relação ao sistema reprodutor humano, responda: (A) Uma mulher apresenta um ciclo menstrual de 28 dias. Se ela normalmente fica menstruada por cinco dias e parou de menstruar no dia 10 de dezembro, qual será o provável dia de sua próxima ovulação? (valor:2,5 pontos) (B) Cite o nome do hormônio que irá atuar estimulando a ovulação. 
RESPOSTA: A) 13 e 14
B)O FSH e LH são produzidos pela hipófise e juntamente realizam a liberação do óvulo durante o ciclo.

Outros materiais