Buscar

APS ANÁLISES DE ALIMENTOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
ANÁLISES DE ALIMENTOS
Walter Ferreira da Silva Júnior
Componentes: Camila Raene Vicente Soares
 Maria Karina Lucas Pinheiro Silvestre 
 Gabriela Azevedo 
Artigo 1: “PRINCIPAIS AGENTES MUTAGÊNICOS E CARCINOGÊNICOS DE EXPOSIÇÃO HUMANA”, disponível em: http://revista.grupointegrado.br/revista/index.php/sabios2/article/view/943/438
 ATIVIDADE 2: Responder a questão
Quais são os possíveis agentes mutagênicos/carcinogênicos aos quais o homem está exposto diariamente devido a seus hábitos de vida e de comportamento?
A ingestão de alimentos é uma das principais vias de exposição do homem diferentes compostos mutagênicos/ carcinogênicos, vistos que uma mistura complexa de agentes químico é encontrada em sua dieta. Além da alimentação , outros fatores de risco podem resultar em mutações ou câncer, ligados ao estilo de vidam, com hábito de fumar, ingestão de bebidas alcoólicas, a exposição ocupacional a agentes químicos, como os medicamentos, e aos físicos, como a radiação solar.
ATIVIDADE 3: O aluno deverá ler o texto proposto, discutir em grupos de até 4 pessoas, responder as questões e postar as respostas no fórum de discussão, na data solicitada.
 Artigo 2: “  O PERIGO DA CONTAMINAÇÃO DE SUPLEMENTOS ALIMENTARES COM SUBSTÂNCIAS ILÍCITAS PARA OS PRATICANTES DE EXERCÍCIO FÍSICO E ESPORTE”. Disponível em http://taurus.unicamp.br/bitstream/REPOSIP/119764/1/ppec_2186-2964-1-PB.pdf.
ATIVIDADE 4: Responder a questão
2.  Quais são as substâncias ilícitas mais comumente encontradas nos suplementos alimentares? As substâncias ilícitas mais encontradas são Androstendiol-3,17, Cafeína, 4- Androstenediona-3,17,Dehidroepiandrosterona (DHEA), 5-Androstenediol-3,1, Efedrina, 19-Nor-4androstenediol-3,17, Methandienone ou XTC), 19-Nor 5- androstenediol-3,17, Nor-pseudo,fedrina, 19- Nortestosterona (nandrolona), Sibutramina, Benzypiperazina, Stanozolol, e Testosterona.
Atividade 5: O aluno deverá ler o texto proposto, discutir em grupos de até 4 pessoas, responder as questões e postar as respostas no fórum de discussão, na data solicitada.
Artigo 3: “Segurança alimentar”, disponível em: http://www.revista-fi.com/materias/54.pdf
ATIVIDADE 5: Responder as questões
Quais são as principais estratégias utilizadas para produzir alimentos seguros?
Tempo, temperatura e técnicas de preparo são essenciais para um alimento ser considerado seguro para o consumo humano. Por isso é fundamental monitorar, planilhar e tomar ações corretivas em tempo hábil para que o erro se não torne um problema de saúde pública (doença transmitida por alimentos - DTA)
Quais são as ferramentas de gestão da qualidade disponíveis para a segurança dos alimentos?
Das ferramentas disponíveis podemos citar o Método 5 S, TQM (Gerenciamento da Qualidade Total) , Gerenciamento da Qualidade (Série ISO), as BPF (Boas Práticas de Fabricação), PPHO (Procedimentos Padrão de Higiene Operacional) e o Sistema APPCC (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle).

Continue navegando