A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
9 pág.
apol 01 sociologia do esporte

Pré-visualização | Página 1 de 2

Questão 1/10 - Sociologia do Esporte
Considere o seguinte excerto de texto:
 “[...] dependendo da problematização construída, teremos de optar pelas teorias sociológicas e categorias analíticas mais pertinentes à pesquisa”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARCHI JR. et al. Introdução à Sociologia do Esporte. Curitiba, Intersaberes, 2019. p. 53.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Introdução à Sociologia do Esporte sobre as terminologias empregadas na  sociologia, relacione corretamente os termos a seguir a seus respectivos significados:
1. Ciências sociais 
2. Objeto 
3. Artesanato intelectual
 
( ) Aquilo que se investiga
( ) Estudo dos objetos em relação aos indivíduos e à sociedade pelo prisma social
( ) É a forma metafórica de expressar o importante processo de produção de uma pesquisa científica
 
Agora, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta:
 
Nota: 10.0
	
	A
	1 – 2 – 3.
	
	B
	3 – 2 – 1.
	
	C
	3 – 1 – 2.
	
	D
	2 – 3 – 1.
	
	E
	2 – 1 – 3.
Você acertou!
A sequência correta é: 2 – 1 – 3. Segundo o livro-base: Objeto: "podemos citar esportes como futebol, xadrez e voleibol". Ciências sociais: "Neste campo, podemos destacar a sociologia do esporte, alvo da discussão". Artesanato intelectual: "Ao se analisar a disseminação de um esporte pelo país (capoeira, basquete etc.), o pesquisador precisa realizar um artesanato intelectual, a fim de costurar e tecer da melhor forma as informações”. (Livro-base, p. 53).
Questão 2/10 - Sociologia do Esporte
Leia a seguinte citação:
 “Transcendendo o sentido etimológico e atentando para os processos sociais e individuais que conformam a prática esportiva, é importante analisar como autores internacionais e nacionais definiram esse fenômeno”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: JUNIOR, W. M.; ALMEIDA, B. S; SOUZA, J. Introdução à sociologia do esporte. Curitiba: InterSaberes, 2019, p. 63.
Considerando o fragmento acima e os conteúdos do livro Introdução à Sociologia do Esporte, relacione o nome dos autores às suas respectivas definições de esporte:
1. Georges Magnane.
2. Marchi Junior
3. Pierre Bourdieu.
 
(  ) É definido como um campo no qual os agentes ocupam posições e conservam interesses de diversas ordens.
(  ) Concebe o fenômeno como uma atividade de lazer que tem como elemento predominante o esforço físico.
(  ) Dentro da particularidade de cada campo social, há formas de disputas, lutas e competições entre aqueles que são novos nesse espaço e os que já transitam há mais tempo na estrutura.
 
Agora, assinale a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	1-2-3.
	
	B
	3-2-1.
	
	C
	2-3-1.
	
	D
	3-1-2.
Você acertou!
“
“[...]Georges Magnane, concebe esse fenômeno como uma atividade de lazer que tem como elemento predominante o esforço físico” (livro base, p. 63). “[...]Pierre Bourdieu define o esporte como um campo no qual os agentes ocupam posições e conservam interesses de diversas ordens”. “[...]Marchi Júnior aponta que, dentro da particularidade de cada campo social, há formas de disputas, lutas e competições entre aqueles que são novos nesse espaço e os que já transitam há mais tempo nessa estrutura”. (Livro Introdução à Sociologia do Esporte, p. 64).
	
	E
	2-1-3.
Questão 3/10 - Sociologia do Esporte
Leia a seguinte informação:
 
Apropriando-se dos primeiros movimentos constituídos e pensados sob circunstâncias históricas das Ciências Sociais e Educação Física, existem fios condutores principais no desenvolvimento da disciplina no Brasil.
Fonte: texto elaborado pelo autor dessa questão.
Considerando esta citação e os conteúdos do livro Introdução à Sociologia do Esporte identifique as três vias principais do desenvolvimento da sociologia do esporte no Brasil:
Nota: 10.0
	
	A
	Dominação ideológica; Resistência; Diversidade.
	
	B
	Inserção do atletismo nacional; Regionalidade; Globalização.
	
	C
	Inclusão social; Secularização; Racionalização.
	
	D
	Espetacularização do esporte; Marketing no futebol; Regulamentação dos técnicos esportivos.
	
	E
	Estudos socioantropológicos do futebol; Teoria crítica do esporte no âmbito da educação física; Realização de estudos históricos das práticas esportivas. 
Você acertou!
“[...] há três fios condutores principais ou vias de desenvolvimento dessa disciplina no Brasil: (1) os estudos socioantropológicos do futebol; (2) a teoria crítica do esporte desenvolvida no âmbito da educação física; e (3) a realização de estudos históricos das práticas esportivas”. (Livro Introdução à Sociologia do Esporte, p. 74).
Questão 4/10 - Sociologia do Esporte
Leia o fragmento de texto a seguir:
 “[...] a teoria marxista está muito presente na agenda de muitos pesquisadores e estudiosos da Educação Física, haja vista que compreendem que há elementos da teoria que podem ajudar a compreender alguns problemas incutidos no tecido social e, consequentemente, no esporte [...].”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARCHI JR. et al. Introdução à Sociologia do Esporte. Curitiba, Intersaberes, 2019. p.107.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Introdução à Sociologia do Esporte sobre a teoria marxista e sua relação com o esporte, é correto afirmar que:
Nota: 10.0
	
	A
	Apresenta limitações no corpo da sua obra e não contribui para o fenômeno esportivo.
	
	B
	Apresenta elementos que ajudam na compreensão do esporte e da sociedade.
Você acertou!
Segundo o texto base, “a teoria marxista está muito presente na agenda de muitos pesquisadores e estudiosos da Educação Física, haja vista que compreendem que há elementos da teoria que podem ajudar a compreender alguns problemas incutidos no tecido social e, consequentemente, no esporte.” (Livro – base - Introdução a Sociologia do Esporte p. 107).
	
	C
	Desconsiderava a influência do capitalismo na sociedade e no esporte.
	
	D
	Por tratar de economia e política, o marxismo nada contribui para pensar o campo esportivo.
	
	E
	O criador da teoria era um esportista, o que facilitou o seu desenvolvimento.
Questão 5/10 - Sociologia do Esporte
Considere o seguinte extrato de texto:
 “[...] Pierre Bourdieu foi responsável por desenvolver uma teoria reflexiva da sociedade, um modelo teórico que procurava mapear e desvelar, entre outras coisas, estratégias ocultas de dominação e seus impactos na conservação e reprodução das estruturas [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARCHI JR. et al. Introdução à Sociologia do Esporte. Curitiba, Intersaberes, 2019. p. 117.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Introdução à Sociologia do Esporte sobre a trajetória acadêmica de Pierre Bourdieu, indique quais espaços de investigação empírica ele estudou:
Nota: 10.0
	
	A
	O campo da modernidade líquida.
	
	B
	O campo da pós-verdade e fake news.
	
	C
	O campo científico, o campo da arte e o campo educacional.
Você acertou!
“No decorrer de sua trajetória acadêmica, Bourdieu se dedicou a estudar diversos espaços de investigação empírica, tais como o campo científico, o campo da arte e o campo educacional”. (Livro- base Introdução a Sociologia do Esporte, p. 117).
	
	D
	O campo da globalização.
	
	E
	O Renascimento e a história da Educação Física.
Questão 6/10 - Sociologia do Esporte
Leia o extrato de texto:
 “[...] não basta incluir uma escrita elaborada em noções do senso comum.  É preciso conhecer os pressupostos teórico-metodológicos da pesquisa sociológica.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARCHI JR. et al. Introdução à Sociologia do Esporte. Curitiba, Intersaberes, 2019. p. 100.
Considerando essas informações e os conteúdos livro Introdução a Sociologia do Esporte, associe os elementos a seguir às suas respectivas características:
 
1. Teoria do processo civilizador.
2. Teoria reflexiva dos campos.
3. Pós modernidade.
(   ) Permite contemplar a heterogeneidade do

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.