Buscar

ATIVIDADE+DISCURSIVA++MEDICINA+FORENSE

Prévia do material em texto

ATIVIDADE DISCURSIVA – MEDICINA FORENSE
A partir dessas informações e utilizando os conceitos legais e técnicos da Medicina Forense qual a diferença entre o conceito de aborto criminoso e aborto legal no contexto brasileiro? Escreva um texto argumentativo que deixe muito clara a diferença entre os dois tipos de aborto, do ponto de vista legal e da Medicina Forense.
Segundo o ponto de vista médico, aborto é a interrupção de gravidez antes que ela se complete, ou seja, a expulsão do embrião ou do feto antes que se desenvolva. Essa interrupção da gravidez pode ser de até vinte ou vinte e duas semanas, ou quando o feto pese até quinhentas gramas, além do que, o feto mede até 16,5 centímetros. No ponto de vista jurídico, aborto é caracterizado com a expulsão do nascituro.
Para tanto, o aborto é classificado de varias formas. Sendo assim, o aborto pode ser natural, causado de forma espontânea. De forma acidental, como o próprio nome diz, pode vir a serem ocorridos por um acidente, como quedas, traumatismos etc. 
Continuando, o aborto legal é o permitido ordenamento jurídico. Assim sendo, o art. 128 do Código Penal diz: Não se pune o aborto praticado pelo médico, subdivide em: terapêutico ou necessário, aborto no caso de gravidez resultante de estupro. Sendo assim, o aborto necessário é para salvar a vida da gestante ou impedir riscos à saúde da mesma, em razão de gravidez anormal. Por outro lado, o aborto no caso de gravidez resultante de estupro, diz, se a gravidez resulta de estupro e o aborto é precedido de consentimento da gestante ou, quando incapaz, de seu representante legal.
Por fim, o aborto criminoso, encontra-se elencado em três artigos. O art. 124 diz: Provocar aborto em si mesma ou consentir que outrem lho provoque, sendo a pena de detenção de um a três anos. Outro tipo de aborto é o provocado por terceiro, conforme diz o art. 125 diz: Provocar aborto, sem o consentimento da gestante, pena de reclusão de três a dez ano. O art. 126 diz: Provocar aborto com o consentimento da gestante, pena de reclusão de um a quatro anos. 
Além disso, existe no código penal o aborto em sua forma qualificada tipificado no art. 127 o qual diz: As penas cominadas nos dois artigos anteriores são aumentadas de um terço, se, em consequência do aborto ou meios empregados para provoca-lo, a gestante sofre lesão corporal de natureza grave; e são duplicadas, se, por qualquer dessas causas, lhe sobrevém a morte.
,

Continue navegando