Buscar

Nikola Tesla

Prévia do material em texto

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
ESCOLA DE CIÊNCIAS EXATAS E DA COMPUTAÇÃO
CURSO DE LICENCIATURA EM QUIMICA
LUIZ...
A.E.D. 2: Nikola Tesla
Goiânia
Outubro, 2020
Luiz...
A.E.D. 2: Nikola Tesla
Trabalho realizado com o objetivo de apresentar a disciplina de Laboratório de Eletricidade e Magnetismo, do Curso Superior de Licenciatura Plena em Física da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, como requisito para nota parcial de N2 e A.E.D.2.
Orientador(a): Prof. ....
Goiânia
Outubro, 2020
NIKOLA TESLA: PAI DA ELETRICIDADE MODERNA
	
Eletricidade sem fio no mundo inteiro, raios mortais, máquina de terremoto, controle remoto e energia verde. Itens saídos da mente fértil do gênio que eletrizou o mundo: NIKOLA TESLA! Ele foi um dos heróis americanos, mas depois de um tempo o povo o esqueceu. Ele foi um dos maiores inventores mais importantes da história da humanidade. Ele tinha uma visão diferente de como seria o mundo no futuro, sendo o responsável pelo século XX. Quando o assunto é transformar noite em dia, pense em Nikola Tesla.
Muitos aspectos da vida moderna, do dia a dia foram diretamente influenciados ou criados por Nikola Tesla. Sua corrente alternada, ou sistema CA, abriu as portas para todas as comodidades elétricas modernas. Ele é simplesmente o responsável por todo o nosso sistema de eletricidade, todo o nosso mundo moderno. Mas anos depois, seu brilhantismo, responsável por mais de 100 patentes foi tragicamente apagado por aquilo que alguns chamaram de loucura.
Ele profetizava algo, pensavam que ele era um cientista maluco que perdia o controle e destruía o mundo, quando, na verdade ele só queria melhorar a vida da humanidade. Graças a Tesla um simples interruptor leva energia até a ponta dos dedos. Mas este mesmo gênio era obcecado por resgatar pombos feridos, tinha aversão por joias de mulher e afirmava receber contatos do espaço sideral.
No início do século XX as incríveis realizações de Tesla foram reconhecidas, mas ele morreu em 1943, num quarto apertado do hotel New Yorker, sem posses e sozinho. Enquanto via o mundo que ele ajudou a criar, esquece-lo completamente. Mas o FBI mantinha um arquivo secreto sobre Tela e depois da sua morte os seus documentos e pertences desapareceram misteriosamente.
Quem escutava tudo que ele dizia, achava aquilo tão poderoso, tão assustador e tão pavoroso que o governo tomou os seus pertences e deu um fim neles. Mas quais eram as idéias poderosas e assustadoras que ameaçavam a segurança nacional, seriam devaneios de um louco ou trabalho de um gênio? Ainda existe espaço hoje para as contribuições de Nikola Tesla. Muitas pessoas acreditam que ele tinha um Plano MAIOR. 
Mas já sabemos de algo que ele procurava, eletricidade sem fio capaz de ser transmitida para todo o mundo. A transmissão sem de energia sem fio foi citada inúmeras vezes e aparecia nos sonhos mais loucos de Tesla. A chave para entender essa ideia singular é uma peculiar, porém poderosa invenção que Tesla patenteou em 1891 aos 35 anos. Ele a batizou de "Bobina de Tesla". Nada parecido havia sido feito antes, a bobina de tesla é uma bomba elétrica gigante.
Imagine eletricidade correndo da mesma forma que água saindo de uma mangueira. A corrente pode ser comparada ao fluxo de água e a voltagem a pressão da água. Quando se coloca um bico na mangueira a força da pressão da água aumenta significativamente enquanto o fluxo de água diminui.
Utilizando uma enorme bobina de tesla o inventor pretendia encher a Terra e atmosfera de energia elétrica. Ele acreditava pode usar a Terra como condutor natural de eletricidade e enviar energia para o mundo todo. Em resumo, a Terra agiria como uma gigantesca tomada elétrica. A fim de provar tal teoria Tesla se mudou da cidade de Nova York e em 1893, aos 34 anos, iniciou experimentos com energia sem fio nas campinas do estado do Colorado. Ele acreditava que havia uma frequência específica com a qual a Terra era golpeada, como com um martelo. Tesla achava que o solo vibrava com a frequência da eletricidade da mesma forma que o sino vibra ao badalar.
Tesla construiu um laboratório e uma torre de 25 metros de altura. Dentro do galpão ficava uma bobina de tesla. Quando ele começou a trabalhar com eletricidade, no laboratório, foi muito preocupante para o povo de Colorado, pois eles achavam que Tesla estava executando uma obra divina. Conectada à rede local de energia de Colorado Springs a bobina de tesla produzia mais de 12 milhões de volts.
Ele costumava demonstrar o conceito da energia sem fio ascendendo uma lâmpada fluorescente enquanto a segurava nas mãos. Com a máquina ligada o laboratório ficava cheio de eletricidade de alta voltagem. A bobina de tesla produz energia elétrica sem ferir o homem, similar a maneira como as torres de transmissão, transmitem ondas de rádio. Eletricidade voando pelo ar, saindo da bobina até a lâmpada. Esta é a essência da ideia original de Tesla. Ele queria transmitir energia globalmente e as pessoas só precisariam recebe-la e usa-la.
Tesla afirmou que as experiências no Colorado foi um sucesso e que conseguiu fazer a transmissão de energia, ascendendo lâmpadas a 1,5 km de distância. Além das descobertas elétricas do Colorado, Tesla também fez uma estranha declaração de que recebia mensagens do espaço. Ele teve muita publicidade em Nova York, dizendo que havia falado com marte ou com marcianos. Isto é interessante porque as ideias que ele usava eram exatamente as mesmas que usamos hoje para enviar mensagens para o espaço. Hoje mandamos ondas de rádio no espaço para saber seu há alguém lá. As pessoas da época achavam que ele era louco, mas na verdade ele estava bem à frente de seu tempo.
Tesla acreditava ter quebrado uma barreira e provado que podia enviar eletricidade sem fio. Era preciso apenas levantar dinheiro para construir uma bobina maior. Tesla voltou a costa oeste em Long Island Sound, na cidade de Shore Hamp uma placa de rua marca a entrada de um local esquecido e abandonado.
Em 12 de dezembro de 1901 enquanto Tesla trabalhava na rede de energia, Marconi passou a frente e transmitiu com sucesso um sinal de rádio através do Atlântico. O feito de Marconi era alto inédito, mas na verdade ele usou 17 patentes de tesla para conseguir para conseguir sua proeza. Além de Tesla nunca ter sido considerado o pai do rádio, a transmissão de Marconi selou o destino de Wardenclyffe.
Em 1905 enquanto ainda em construção depois de incríveis exibições elétricas, o projeto Wardenclyff foi abandonado e logo depois destruído.
Curiosidade:
NIKOLA TESLA E SUA RIVALIDADE COM THOMAS EDSON
A Guerra das Correntes (ou Batalha das Correntes) foi uma disputa entre Nikola Tesla e Thomas Edison que ocorreu nas duas últimas décadas do século XIX. Os dois tornaram-se adversários devido à campanha publicitária de Edison pela utilização da corrente contínua para distribuição de eletricidade, em contraposição à corrente alternada, defendida por Westinghouse e Nikola Tesla.
Durante os primeiros anos de fornecimento de eletricidade, a corrente continua foi determinada como padrão nos Estados Unidos e Edison não estava disposto a perder os rendimentos de sua patente. A corrente contínua funciona bem com lâmpadas incandescentes, responsáveis pela maior parte do consumo diário de energia, e com motores. Tal corrente podia ser diretamente utilizada em baterias de armazenamento, promovendo valiosos níveis de carregamento e reservas energéticas durante possíveis interrupções do funcionamento dos geradores. Os geradores de corrente contínua podiam ser facilmente associados em paralelo, permitindo a economia de energia através do uso de dispositivos menores durante períodos de alto consumo elétrico, além de melhorar a confiabilidade. O sistema de Edison inviabilizava qualquer motor a corrente alternada. Edison havia inventado um medidor para permitir que a energia fosse cobrada proporcionalmente ao consumo, mas o medidor funcionava apenas com corrente contínua. Até 1882, estas eram as únicas vantagens técnicas significantes dosistema de corrente contínua.
A partir de um trabalho com campos magnéticos rotacionais, Tesla desenvolveu um sistema de geração, transmissão e uso da energia elétrica proveniente de corrente alternada. Tesla fez uma parceria com George Westinghouse para comercializar esse sistema. Westinghouse comprou com antecedência os direitos das patentes do sistema polifásico de Tesla, além de outras patentes de transformadores de corrente alternada, de Lucien Gaulard e John Dixon Gibbs, dessa forma driblando o monopólio de patentes reivindicado por Thomas Edison.
Havia diversas explicações para essa rivalidade. Edison era um experimentador voraz, mas não era matemático. A corrente alternada não pode ser devidamente entendida ou aproveitada sem um conhecimento substancial de matemática e física, o que Tesla possuía. Tesla havia trabalhado para Edison, mas foi subestimado (por exemplo, quando soube das ideias de Tesla da transmissão de energia por corrente alternada, Edison recusou-as: "As ideias (de Tesla) são magníficas, mas não são nada práticas"). Maus sentimentos foram exacerbados quando Tesla foi enganado por Edison, que prometeu-lhe uma recompensa por seu trabalho. Edison, mais tarde, teria se arrependido, por não ter ouvido Tesla e utilizado corrente alternada.
"O MUNDO NÃO ESTÁ PREPARADO PARA ISSO, É ALGO MUITO ALÉM DO NOSSO TEMPO. MAS AS LEIS VÃO PREVALECER E UM DIA FARÃO UM SUCESSO TRIUNFANTE."
Nikola Tesla
REFERÊNCIAS
HALLIDAY, D.; RESNICK, R. Fundamentos de física. Rio de Janeiro: RTC. 1994. v. 3.

Continue navegando