Buscar

Pergunta 1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Pergunta 1
1 / 1 pts
As leis n. 10.639/2003 e 11.645/2008 alteram a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei n.  9.394/96) ao incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”.
Em relação a essas diretrizes é correto afirmar que:
 
I - Nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares, torna-se obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira e indígena.
II - Os conteúdos referentes à história e cultura afro-brasileira e dos povos indígenas brasileiros serão ministrados em componentes curriculares específicos, garantindo assim um trabalho mais aprofundado.
III – São conteúdos previstos em lei e que devem ser ministrados no âmbito de todo o currículo escolar:  diversos aspectos da história e da cultura que caracterizam a formação da população brasileira, (africanos e indígenas), o estudo da história da África e dos africanos, a luta dos negros e dos povos indígenas no Brasil, a cultura negra e indígena brasileira, o resgate das contribuições desses povos nas áreas social, econômica e política, pertinentes à história do Brasil.                
 
É correto apenas o que se afirma em
  
l, II e III.
 
  
I.
 
  
III.
 
Correto!
  
I e III.
 
  
II e III.
 
 
Pergunta 2
0 / 1 pts
A lei n. 13.005/2014 institui o Plano Nacional de Educação 2014-2024. De acordo com essa lei é correto afirmar que:
 
I - A execução do PNE e o cumprimento de suas metas serão objeto de monitoramento contínuo e de avaliações periódicas, realizados principalmente pelo Ministério da Educação (MEC).
II - A cada 2 (dois) anos, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) publicará estudos para aferir a evolução no cumprimento das metas estabelecidas pelo PNE.
III - Os Estados, o Distrito Federal e os Municípios deverão elaborar seus correspondentes planos de educação, ou adequar os planos já aprovados em lei, em consonância com as diretrizes, metas e estratégias previstas no PNE.
 
Estão corretas apenas as sentenças:
  
II.
 
Resposta correta
  
II e III.
 
  
I, II e III.
 
  
I e II.
 
Você respondeu
  
I e III.
 
 
Pergunta 3
0 / 1 pts
Segundo Secchi (2012, p. 17-18) “esta política [ ] estabelece padrões de comportamento, serviço ou produto para atores públicos e privados. [...] Pode-se citar como exemplo uma lei que obrigue os motociclistas a usar capacetes e roupa adequada”. 
O autor está se referindo a qual tipo de política pública:
Você respondeu
  
política distributiva
 
  
política educacional
 
  
política constitutiva
 
Resposta correta
  
política regulatória
 
  
política redistributiva
 
 
Pergunta 4
0 / 1 pts
(ENADE 2017 – PEDAGOGIA)
Do ponto de vista formal, atualmente todos os alunos podem visar a excelência, na medida em que todos podem, em princípio, entrar nas áreas de maior prestígio, desde que autorizados por seus resultados escolares. A escola e gratuita, os exames são objetivos e todos podem tentar a sorte. O quadro formal da igualdade de oportunidades e do mérito foi globalmente instalado em grande número de países.
DUBET, F. 0 que e uma escola justa? Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 34, n. 123, p. 539-55, 2004 (adaptado).
 
A escola legitima, pela via da apreciação do mérito pessoal dos alunos, as diferenças e desigualdades entre indivíduos, transformando-as em um escalonamento dos rendimentos escolares. Assim, legitima-se como instituição que oferece oportunidades para todos, ainda que não ofereça a todos a mesma coisa.
SACRISTAN, J. G. A educação obrigatória: seu sentido educativo e social. Porto Alegre: Artes Medicas, 2001 (adaptado).
Considerando-se o contexto meritocrático exposto pelos autores, estimulado pela ampla utilização das avaliações externas como instrumentos de quantificação da qualidade da educação, cabe ao professor, no exercício da sua profissão, propor alternativas que visem garantir a igualdade de oportunidades para todos os alunos.
Nesse contexto, avalie as afirmações a seguir.
I. Sendo a escola uma instituição pública e as avaliações externas padronizadas, cabe ao professor preparar seus estudantes para que alcancem bom desempenho nos exames e obtenham os melhores índices possíveis a fim de conseguir acesso às áreas de maior prestígio.
II. É importante atuar com responsabilidade na formação e preparação dos estudantes para as avaliações e fortalecer seus méritos pessoais, o que exige focalizar a Língua Portuguesa e a Matemática como prática eficiente na melhoria do rendimento escolar.
III. Participar de ações colaborativas na escola, a partir de um planejamento coletivo em que se utilizem os índices obtidos em avaliações externas como mais um elemento de análise da realidade escolar, sem desconsiderar a realidade de cada aluno, é uma prática que contribui para a formação não só do estudante, mas também do profissional.
IV. De posse dos resultados das avaliações externas, o docente deve embasar-se nos fundamentos da pesquisa educacional, para identificar avanços e problemas pelos quais passa a escola e, a partir desse diagnóstico, propor ações para melhorar o processo educativo.
É correto apenas o que se afirma em
  
I e III.
 
Resposta correta
  
III e IV.
 
Você respondeu
  
II, III e IV.
 
  
I e II.
 
  
l, ll e IV.
 
 
Pergunta 5
0 / 1 pts
“O Saeb foi concebido com o objetivo de fornecer elementos para apoiar a formulação, a reformulação e o monitoramento de políticas voltadas para a melhoria da qualidade da educação no Brasil. A implantação do Saeb ocorreu em 1990, com a primeira aplicação de provas e o levantamento de dados em nível nacional” (INEP, 2013, p. 7).
A respeito das políticas públicas de avaliação da Educação Básica, seus instrumentos e resultados, é correto afirmar que:
 
I – As provas são elaboradas com base nas matrizes de referência. As matrizes de referência reúnem o conteúdo a ser avaliado em cada disciplina e ano escolar, informando as competências e habilidades esperadas dos alunos.
II – A União deve assegurar o processo nacional de avaliação do rendimento escolar no ensino fundamental, médio e superior, em colaboração com os sistemas de ensino, objetivando a definição de prioridades e a melhoria da qualidade do ensino.
III – O PNE 2014-2024 estabelece que o Saeb (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica) constitui-se como fonte de informação para a avaliação da qualidade da educação básica e para a orientação das políticas públicas desse nível de ensino, devendo produzir, no máximo a cada 2 (dois) anos, indicadores de rendimento escolar, referentes ao desempenho dos(as) estudantes.  
 
É correto apenas o que se afirma em:
  
III.
 
Resposta correta
  
I, II e III.
 
  
II.
 
Você respondeu
  
II e III.
 
  
I e II.
 
 
Pergunta 6
0 / 1 pts
“A principal premissa da gestão escolar democrática é a de ofertar oportunidades de aprendizagem e experiências na área da Educação, partindo da necessidade individual de cada aluno, desenvolvendo um ambiente específico para que estes superem seus desafios individuais e coletivos” (BRASIL, MEC, 2007). 
                A respeito da gestão escolar democrática, analise as sentenças a seguir:
 
I - A gestão democrática pressupõe o envolvimento de todos os sujeitos envolvidos no processo educacional, funcionários, professores e alunos. Entretanto, a participação de pais ou responsáveis é considerada facultativa.
II – O gestor democrático é um dos principais elementos para que se desenvolva a cidadania dentro das escolas. Esta cidadania só pode ser construída por meio da participação e autonomia de todos que fazem parte desta comunidade.
III – Para a efetivação da gestão democrática são necessários 4 elementos fundamentais: participação, pluralismo, autonomia e transparência.
 
É correto apenas o que se afirma em:
Resposta correta
  
II e III.
 
Você respondeu
  
I e II.
 
  
III.
 
  
II.
 
  
I, II e III.
Pergunta 7
0 / 1 pts
(ENADE 2017 – PEDAGOGIA)
Aprovado pela Lei n. 13.005/2014, o Plano Nacional de Educação (PNE) para o decênio 2014-2024 constitui-se em instrumento de planejamento governamental que cumpre uma das prescrições da Constituição Federal de 1988 (art. 165, parágrafo 4º). O PNE visa à realização de 20 metas. A essas metas são vinculadas 254 estratégias, que devem ser cumpridas em sua vigência. Entre essas metas, estão a meta 15 - que trata da garantia, em regime de colaboração entre a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios, no prazo de um ano de vigência desse PNE, da política nacional de formação dos profissionais da educação - e a meta 20 - que trata da ampliação do investimento público em educação pública.
Nesse contexto, o PNE também estabelece
Resposta correta
 
a formação em nível superior dos profissionais da educação básica, em cursos de licenciatura na área em que atuam.
 
a implementação de programas de formação de profissionais da educação para as escolas do campo e de comunidades indígenas e quilombolas e para a educação especial.
 
a universalização da oferta e das matrículas em cursos de formação inicial e continuada de profissionais que atuam na educação formal.
Você respondeu
 
a implementação de cursos e programas para assegurar formação específica em nível médio, nas respectivas áreas de atuação, aos docentes em efetivo exercício.
 
a implementação de programa de concessão de bolsas de estudos a professores de idiomas das escolas públicas de educação básica para realizarem estudos de imersão e aperfeiçoamento.
 
Pergunta 8
0 / 1 pts
Leia atentamente as definições apresentadas por Lück e Medeiros:
 
“[...] é o processo em que se criam condições e se estabelecem as orientações necessárias para que os membros de uma coletividade, não apenas tomem parte, de forma regular e contínua, de suas decisões mais importantes, mas assumam os compromissos necessários para a sua efetivação. Isso porque democracia pressupõe muito mais que tomar decisões, ela envolve a consciência de construção do conjunto da unidade social e de seu processo como um todo, pela ação coletiva” (LÜCK, 2009, p.71).
 
“[...] está associada ao estabelecimento de mecanismos legais e institucionais e à organização de ações que desencadeiem a participação social: na formulação de políticas educacionais; no planejamento; na tomada de decisões; na definição do uso de recursos e necessidades de investimento; na execução das deliberações coletivas; nos momentos de avaliação da escola e da política educacional”. (MEDEIROS, 2003, p.61).
Os autores estão se referindo a qual princípio educacional:
Resposta correta
  
Gestão escolar democrática
 
  
Respeito ao pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas
 
  
Centralização do ensino
 
Você respondeu
  
Formação continuada dos profissionais da educação
 
  
Avaliação externa
 
 
Pergunta 9
0 / 1 pts
“O Fundeb segue, em linhas gerais, a lógica do Fundef. Sua abrangência foi ampliada ao conjunto da educação básica, incorporando a educação de jovens e adultos, redistribuindo e abarcando novas fontes de recursos, sem alterar os percentuais obrigatórios de investimento na educação, estabelecidos constitucionalmente para os entes federados. Persiste, na lógica do Fundeb, a possibilidade de reprodução das desigualdades regionais, [...]” (WINCKLER, 2007, p. 9).
A respeito do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação), analise as sentenças a seguir:
 
I - A destinação dos investimentos é feita de acordo com o número de alunos da educação básica, com base em dados do censo escolar do ano anterior.
II – O Fundeb está em vigor desde janeiro de 2007 e se estenderá até 2020.
III - Fundef e Fundeb são fundos de manutenção do ensino. A vigência de ambos é até 2020, sendo que o Fundef é direcionado apenas ao Ensino Fundamental e o Fundeb abrange todas as etapas da educação básica.
 
É correto apenas o que se afirma em
Você respondeu
  
II e III.
 
  
I
 
Resposta correta
  
I e II.
 
  
I, II e III.
 
  
III.
 
 
Pergunta 10
0 / 1 pts
(ENADE 2017 – PEDAGOGIA)
Historicamente, o financiamento da escola pública no Brasil tem sido um direito conquistado com muitas lutas, especialmente para garantir o acesso e a permanência da classe trabalhadora nessa instituição. Desde que a educação era uma espécie de concessão do rei de Portugal aos jesuítas até a vinculação para a Manutenção e Desenvolvimento do Ensino (MDE), estabelecida pela Constituição Federal de 1988, a história do financiamento da educação se concentra no movimento por preservação, restabelecimento e aumento dos percentuais de vinculação.
Tendo como referência a política de financiamento vigente no Brasil, avalie as afirmações a seguir.
I. Os percentuais mínimos, estabelecidos constitucionalmente, que os entes federados devem vincular para serem aplicados na MDE são: 18% pelo governo federal, 25% por estados e Distrito Federal e 30% por municípios.
II. Os municípios devem atuar na Educação Infantil e, com prioridade, no Ensino Fundamental, podendo oferecer outros níveis apenas quando estiverem atendidas, na plenitude, as necessidades de sua área de competência.
III. A não aplicação pelo município do percentual mínimo obrigatório resultante da receita de impostos em MDE pode acarretar a intervenção do Estado, a rejeição das contas pelo Tribunal de Contas, a impossibilidade de celebração de convênios com o estado e a União e a perda de assistência financeira tanto pelo Estado quanto pela União.
IV. O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), de natureza contábil, é constituído por 20% de recursos distribuídos aos estados e seus municípios, proporcionalmente ao número de escolas públicas existentes em cada um deles.
 
É correto apenas o que se afirma em
Resposta correta
  
lI e III.
 
  
l,ll e III.
 
  
III e IV.
 
  
l,ll e IV.
 
Você respondeu
  
I e IV.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando