Buscar

Estudo dirigido - Panofsky

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade Federal de Minas Gerais
Departamento de História 
Iconografia Religiosa – Estudo Dirigido Panofsky
Tales Felipe Ferreira Isabel 
 - Uma obra de arte pode ser compreendida em diversas épocas? Se sim, ela será compreendida da mesma maneira? 
A obra de arte pode ser compreendida em diversas épocas, contudo deve ser analisado o contexto social, histórico, religioso e filosófico em que ocorreu a produção da obra, pois, os temas e motivos ali utilizados podem ser ressiginificados ou modificados, como ocorreu com as representações clássicas no período medieval, obras que retratavam figuras mitológicas pagãs eram replicados, contudo, se utilizava de atributos cristãos para atribuir a nova figura um novo significado. Ocorria ainda das próprias figuras mitológicas serem retratadas com características típicas daquele período histórico, a fim de reproduzir a atmosfera medieval. Entretanto durante o Renascimento as figuras mitológicas voltaram a serem retratadas da forma clássica, ante o resgate feito pelos artistas renascentistas ao período clássico. 
- Quais são os recursos e conhecimentos que o espectador deve ter para compreender a obra de arte em seu significado intrínseco, aquilo que a obra “ostenta, mas não denuncia”
O espectador deve utilizar da experiência prática e das fontes literárias, contudo não devem se ativer a estes dois métodos. Esta fase da análise exige do espectador muito mais que conhecimento dos conteúdos presentes nas fontes literárias. É necessário que se faça uma analise para que se contextualize a obra em relação ao meio que foi produzida, busque entender a razão de o artista ter representado aquela imagem, procurar o motivo da repetição de um determinado tema em dentro de um período histórico específico, bem como contextualizar a obra com às praticas religiosas, políticas, filosóficas e sociais do artista, do período histórico e o país que ele viveu.
- Quais são as preocupações centrais do autor neste capítulo em específico? 
O autor se preocupa em explicar como a análise de uma obra de deve ser feita e para isto explica os métodos de abordagem a serem utilizados para isto. Apesar de o autor explicar separadamente as três operações de pesquisa (descrição pré-iconográfica, análise iconográfica e interpretação iconológica), ele afirma que “os métodos de abordagem que aqui aparecem como três operações de pesquisa irrelacionadas entre si, fundem-se num mesmo processo orgânico e indivisível” (PANOSFSKY, 1976, p. 64) necessários para uma analise obra de arte como um todo.
 - Como a primeira e a segunda parte do texto se conectam?
A primeira parte do texto pode ser tida como técnica, pois apresenta os métodos a serem utilizados para a análise de uma obra de arte. A segunda parte é exemplificativa quanto a como tais técnicas podem ser utilizadas em casos concretos para análise de obras de diferentes contextos históricos.

Continue navegando