Buscar

PROVA DE HISTÓRIA

Prévia do material em texto

Av1 Metodologia do Ensino de História (20211 - METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA 
Uninassau FORTALEZA
1.As imagens são fruto da ação humana, que interpreta e recria o mundo como representação, exercendo grande fascínio. As imagens são visuais e carregam consigo esta condição especial que se realiza no plano dos sentidos, ao serem captadas e fixadas por um certo tempo na retina de quem vê. Imagens são, pois, traços de uma experiência sensorial e motiva.
I-E preciso fazer uma analise crítica ao se utiliza imagens como fontes documentais e/ou como recurso didático, pois nem sempre elas apresentam a realidade.
II- As imagens são neutra, pois mostram o que os artistas e fotógrafos viam no cotidiano em épocas passadas.
III-E preciso devem ser utilizadas nas séries iniciais do Ensino fundamental e evitadas nos anos finais
IV-E preciso fazer um análise crítica ao usar as imagens como fontes documentais e/ou como recurso didático, pois elas podem ser inverídicas.Leitura Avançada
RESPOSTA CORRETA
 ( V,V,F,V)
2.De maneira geral, o termo avaliação está relacionado aos atos de ajudar, de dar valor, de formular concepções a respeito de atitudes, sujeitos e objetos a partir de critérios particulares e pré-determinados. Somos diariamente avaliados e avaliadores. No ensino de historia devemos abandonar provas tradicionais, adotando modelos mais modernos de avaliação, onde devemos excluir um determinado tipo de perguntas que limitam o conhecimento. Com relação aos itens listados abaixo, o que devemos excluir das nossas avaliações
O aluno é estimulado a responder as avaliações, apresentando um posicionamento crítico dentro da sua realidade histórica.
O professor é entendido como um mediador no processo de avaliação da aprendizagem.pção 2.
 A avaliação é entendida como um processo, portanto, todas as atividades na escola envolvem um a forma de avaliação.
RESPOSTA CORRETA
A avaliação limita-se a memorização de datas e nomes, sendo poss´vel medir a quantidade de informação retidas pelo aluno.
3.Ao empreender uma História quantitativa, o historiador deve tomar o cuidado para não realizar uma história meramente descritiva de informações numéricas, sejam estas relativas a população ou a economia. Se a sua história Quantitativa se resumir e uma exposição não problematizada.
Em conformidade com os livros didáticos. Especialmente de 1960 e 1970, escrever uma história Quantitativa significativa:
I. Privilegiar os aspectos quantitativos utilizando estatísticas para receber variações em grandes intervalos de tempo.
II. Apresentar resultados modestos em relação ao trabalho empreendido na pesquisa.
III. Distanciar-se do leitor comum ao apresentar resultados estatísticos e econômicos.
Significa que o importante era a quantidade de registros históricos independentes da veracidade.
IV. Aproximação entre matemática e historiadores.
RESPOSTA CORRETA
A) I e IV
B) I, II e III
C) I
D) I, III
4.Tradicionalmente, podemos definir a pré-história como o período anterior ao aparecimento da escrita. Portanto, esse período é anterior há 4000 a.C, pois foi por volta desta época que os sumérios desenvolveram a escrita cuneiforme. Com base nesse entendimento, qual a alternativa que apresenta características das atividades do homem na fase paleolítica?
A) Os homens aprenderam a polir a pedra. A partir de então, conseguiram produzir instrumentos (lâminas de corte, machados, serras com dentes de pedra mais eficientes e mais bem acabados.
B) Os homens descobriram uma forma nova de obter alimentos: a agricultura, que os obrigou a conservar e cozinhar os cereais.
C) Semeando a terra, criando gado, produzindo o próprio alimento, os homens não tinham mais por que mudar constantemente de lugar e tornaram-se sedentários.
D) Os homens ainda não produziam seus alimentos, não plantavam e nem criavam animais. Em verdade, eles coletavam frutos, grãos e raízes, pescavam e caçavam animais
5.
O estudo e a escrita da História são realizados com base em pesquisas documentais e interpretações de fatos históricos. Como não é possível reconstruir o passado tal como aconteceu, os historiadores utilizam fontes, que podem ser interpretadas de maneiras diferentes, e, por isso, existe uma grande diversidade de produções historiográficas a respeito de um mesmo tema. No decorrer do tempo, o conceito, o uso e o critério de seleção das fontes históricas mudou.
Atualmente, é correto afirmar queLeitura Avançada
A) Toda fonte histórica é necessariamente escrita, as demais são consideradas fontes pré-históricas
B) O historiador deve priorizar as fontes com notória imparcialidade, tais como jornais e revistas, que retratam o dia a dia de uma cidade, um estado ou mesmo um país, da forma mais fiel possível.
C) Filmes, obras literárias, histórias em quadrinho e pinturas não podem ser consideradas fontes históricas, pois não têm compromisso com a verdade.
D) As diversas manifestações artísticas, como escultura, pintura ou uma canção, podem ser consideradas fontes históricas, na medida em que retratam o espírito de um tempo.
6.Contextualizar acontecimentos no tempo e no espaço é uma das tarefas primordiais do historiador. O estudo de conceitos históricos exige que se tenha alguns cuidados para que estes não desmotivem o interesse ou conduzam a entendimentos equivocados da História. Com relação aos cuidados em termos de uso e adaptação de conceitos históricos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) Existem conceitos que se encontram circunscritos em uma determinada época e sociedade, outros são mais dinâmicos e podem ser utilizados em diferentes contextos.
( V ) Independente de qual for o conceito ou categoria teórica, deve-se evitar explicações com juízo de valor ou perspectivas dogmáticas.
( V ) Deve-se relacionar de forma mais próxima possível as noções teóricas e conceituais da sua representação real e prática.
( V ) Os conceitos ou categorias teóricas devem ser abordados pela perspectiva dos juízos de valor vigentes em nossa época.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
F - V - V - F.
V - F - V -V
V - V - V - V.
F - V - F - V
7.Para Rodrigues (1966), o objetivo da história e o papel do historiador é o de dar sentido ao passado. Para tanto, Rodrigues e outros historiadores em diferentes épocas dedicaram-se a definir o que é história e a importância do conhecimento histórico à ciência e à sociedade. Há muito a ser dito, pesquisado e teses para serem defendidas sobre a especificidade e o alcance deste conhecimento à sociedade e aos problemas e impasses que se apresentam. Com relação à importância e relevância social da história e do historiador, analise as sentenças a seguir:
I- O historiador adquire a habilidade, a competência de perceber e explicar as mudanças das coisas no mundo da vida.
II- A história reúne o conjunto das ações da sociedade e do pensamento humano.
III- O historiador não precisa mais preocupar-se com a conscientização dos movimentos de mudanças que ocorreram.
IV- O historiador deve dedicar-se em libertar consciências, integrar o presente ao passado e ao futuro.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: RODRIGUES, José Honório. Vida e história. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1966.
A) As sentenças I, II e IV estão corretas.
B) As sentenças I, III e IV estão corretas.
C) As sentenças II, III e IV estão corretas.
D) As sentenças I e III estão corretas.
8.A partir do século XVIII-XIX, instaurou-se o modelo e paradigma da modernidade, que orientou o sistema político, os modos de produção, de economia, de educação e de sociedade daquela época. No século XX, em meio à pós-modernidade, os modelos do século da modernidade passaram a ser amplamente revistos e colocados sob suspeita, diante do fato de que a lógica de crescimento e valores favoreceu as experiências das guerras mundiais, do aumento das desigualdades sociais e exploração desmedida dos recursos naturais. Diante disto, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Modernidade.
II- Pós-modernidade.
( I ) As teses deste modelo ideológicodefendem o reconhecimento da diversidade social e da relatividade cultural, e destas concepções surgiram movimentos como os pacifistas, ambientalistas e etnorraciais.
( II ) As teses deste modelo ideológico defendiam a superação dos dogmas religiosos e das superstições, da subjetividade e dos irracionalismos.
( I ) A difusã1o destas concepções em meio às sociedades acabou por supervalorizar as nações e as identidades européias.
( II ) As teses defendidas por este paradigma procuraram fazer justiça às experiências até então negligenciadas, tais como a subjetividade e a sensibilidade humana.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) I - II - I - II.
B) II - II - I - I.
C) II - I - I - II.
D) I - I - II - II
9.Existem diversas disciplinas que são comuns na grade curricular dos cursos em licenciatura, assim como existem disciplinas que são de formação específica ao profissional da História. Dentre estas disciplinas, encontra-se a de Metodologia do Ensino da História. Esta disciplina pretende ser compreendida e traduzida pela expressão "transposição do conhecimento histórico". No que consiste o processo de transposição do conhecimento histórico ou a Metodologia do Ensino da História?
A) Trata-se do estudo das principais influências ideológicas no interior do sistema educacional desde a fundação/colonização do Brasil e que foram utilizadas pelos primeiros educadores que atuaram no Brasil.
B) Trata-se do estudo e identificação das principais concepções educacionais e escolares que foram hegemônicas em outras épocas históricas e nas mais diferentes sociedades.
C) Trata-se das estratégias e alternativas que podem ser utilizadas no sentido de adaptar o conhecimento histórico sistematizado às experiências de ensino-aprendizagem.
D) Trata-se do estudo e reconhecimento das principais tendências historiográficas que perpassam a produção do conhecimento histórico em nível acadêmico/científico.
10.Geralmente recaem determinadas expectativas à História, sejam elas em termos de que ela apresente explicações imediatas, conclusivas, assim como de caráter neutro e parcial. Acontecimentos como as duas guerras mundiais e a continuidade das desigualdades sociais foram responsáveis por colocar tal perspectiva em xeque. Diante deste contexto e das preocupações que recaem ao ofício do historiador, assinale o item INCORRETOPergunta
A) O historiador deve demonstrar consciência crítica e reflexiva diante do uso que pode ser feito da história.
B) A ignorância para com o passado prejudica o entendimento e a ação do presente.
C) A história não deve ser usada no sentido de libertar e superar situações de exclusão e dominação.
D) A história costuma ser entrecruzada por lutas e batalhas, tanto o passado como o presente se encontram em disputa.