A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
APOL 02 METODOLOGIA DA PESQUISA

Pré-visualização | Página 1 de 2

Questão 1/10 - Metodologia da Pesquisa
Por questionário entende-se um conjunto de questões que são respondidas por escrito pelo pesquisado (GIL, 2002, p. 114). Elaborar um questionário para ser utilizado em uma pesquisa requer uma preparação prévia do pesquisador.
A respeito desse processo cuidadoso, analise as sentenças a seguir:
I - O pesquisador deve formular respostas prévias às questões abertas e inserir nos questionários.
II - O pesquisador deve avaliar o questionário do ponto de vista do respondente: conseguem entender as perguntas?
III. O pesquisador deve ter cuidado com a redação das questões e o Lay-out (modo com que estão distribuídas)
IV - O pesquisador deve formular questões de modo que elas produzam efetivamente a informação desejada.
 
Estão corretas, apenas, as afirmativas:
Nota: 10.0
	
	C
	II, III e IV
Você acertou!
Questão 2/10 - Metodologia da Pesquisa
No Tema 2 da Aula 4 vimos que a entrevista pode ser de três tipos diferentes: estruturada, semi-estruturada e não estruturada. Analise os conceitos abaixo e nomine cada uma delas, escolhendo a alternativa que corresponde a sequência correta.
 
I A entrevista ________________ é aquela em que o entrevistador possui apenas um roteiro para si, com a finalidade de lembrar os conteúdos que precisam ser abordados, mas não há perguntas fechadas, sendo focada em assuntos mais amplos nos quais o entrevistado tem espaço livre de fala para expressar o que sabe, pensa ou sente em relação ao tema.
 
II A entrevista  _____________ é aquela que possui um roteiro prévio, fechado, atendo-se exclusivamente a ele, consistindo em um processo de perguntas e respostas, normalmente rápidas e objetivas.
 
III. A entrevista ________________ é aquela  realizada com um roteiro composto de perguntas fechadas e objetivas, somado a perguntas abertas e que permitem espaços de livre fala ao entrevistado.
 
Nota: 10.0
	
	B
Questão 3/10 - Metodologia da Pesquisa
No Tema 1 da Aula 4 vimos que Richardson (1999), Lakatos e Marconi (1994) e Gil (1999) concordam que existem vários tipos de observação, destacando que as principais são a Observação Participante e a Não Participante. Analise as sentenças abaixo e assinale com a letra P aquelas que descrevem a observação participante e com as letras NP aquelas que se referem à observação não participante. Após, elenque a alternativa que corresponde a sequência correta:
 
(   ) O observador é somente um expectador.
(   ) O observador atua como um elemento do grupo pesquisado.
(  ) Propicia a interação com o grupo para compreender hábitos, atitudes e rotinas.
( ) O observador não interage com as pessoas, apenas vê e registra ocorrências.
Nota: 10.0
	
	E
	NP – P – P - NP
Você acertou!
Questão 4/10 - Metodologia da Pesquisa
Quando se deseja investigar algo no âmbito científico, logo se pensa na necessidade de se estruturar um projeto que explicite o que se quer atingir. Neste contexto, é bastante relevante pensar e planejar como a pesquisa será desenvolvida. Assim é necessário pensar em utilizar um método, ou seja, um conjunto de procedimentos ordenados no tempo para chegar a um fim. Portanto, podemos entender que um método consiste em passos ordenados, de certa maneira, para chegar exitosamente ao fim do caminho desejado. Assinale a alternativa que corresponde aos elementos básicos de um projeto de pesquisa científica?
I - Problema – Justificativa – Objetivos
II -Tema –– Hipótese – Metodologia
III- Fundamentação teórica – Cronograma
IV - Intenção e Aplicação prática
Nota: 10.0
	
	C
	Somente as alternativas I, II e III estão corretas
Você acertou!
Questão 5/10 - Metodologia da Pesquisa
O procedimento de coleta de dados em uma pesquisa deve seguir métodos rigorosos para que a pesquisa seja considerada válida. Após a conclusão dessa fase de obtenção de dados, o pesquisador segue para a fase de análise dos resultados que lhe permitirá concluir se os objetivos da pesquisa foram atingidos, se foi obtida a resposta ao problema e corroborar a teoria levantada na etapa de revisão bibliográfica.
Nesse sentido, pode-se elencar como principais procedimentos da fase de análise de dados e informações:
Nota: 10.0
	
	A
	Organização do material coletado; leitura dos dados coletados; tabulação dos dados; 
análise e interpretação dos dados transformando-os em informações; e contraste com a teoria.
Você acertou!
Questão 6/10 - Metodologia da Pesquisa
No Tema 2 da Aula 4 abordou-se sobre a importância de um bom roteiro para a aplicação do método da entrevista. Sobre este ponto, analise as assertivas abaixo e escolha a alternativa que melhor corresponde:
 I A elaboração do roteiro é um ponto fundamental do processo de entrevista, visto que por meio dele traça-se o caminho para atingir ao objetivo da entrevista, obtendo assim as informações desejadas.
 
II Os roteiros auxiliam somente o pesquisador, sendo indiferente o seu uso para o entrevistado.
 
III. O roteiro é importante porque auxilia na organização da interação social entre entrevistador e entrevistado, garante a organização dos conceitos e o não esquecimento de nenhum item.
 
IV Na elaboração de um roteiro é indiferente a ordem em que as perguntas aparecem.
Nota: 10.0
	
	C
	Somente as assertivas I e III estão corretas.
Você acertou!
Questão 7/10 - Metodologia da Pesquisa
A _________  é uma técnica de pesquisa que  consiste num tipo de interação que visa a captar os conteúdos contidos exclusivamente nas memórias dos sujeitos, seja porque ele vivenciou a situação, ou porque tenha sido testemunha ocular ou participado do fato social pesquisado. Este conceito, apresentado no Tema 1 da Aula 5 refere-se a qual técnica de pesquisa?
Nota: 10.0
	
	E
	História oral
Você acertou!
Questão 8/10 - Metodologia da Pesquisa
Leia o texto e responda a questão a seguir:
“Pesquisa de Saúde divulgada pelo IBGE, recentemente, mostra que a preocupação dos Conselhos de Odontologia na priorização de programas que ampliem os serviços públicos de saúde bucal e que valorizem os profissionais da classe como um todo são urgentes [...]. Ao considerar os dados de 2013 apresentados pelo IBGE, de um universo de 151,1 milhões de brasileiros que costumam procurar o mesmo médico ou serviço de saúde, a grande maioria (71,1%) busca atendimento na rede pública (47,9% deste universo procuram as Unidades Básicas de Saúde). A situação é oposta ao contexto do atendimento dentário, que foi procurado, conforme o IBGE, por 74,3% das pessoas, porém em consultório ou clínica particulares. A pesquisa concluiu que 44,4% dos brasileiros procuraram um dentista nos doze meses anteriores ao estudo. A região Sul lidera essa estatística, com 51,9%, seguida pelo Sudeste, com 48,3%. No Norte, o percentual é o menor do Brasil, 34,4%.”
Disponível em: <http://cfo.org.br/todas-as-noticias/pesquisa-do-ibge-mostra-que-oferta-a-populacao-ainda-e-pequena-diante-da-demanda/>. Acesso em: 03 ago. 2015.
 
Sabe-se que uma pesquisa de campo pode ter uma abordagem quantitativa ou qualitativa, sendo que a pesquisa apresentada acima, realizada pelo IBGE, teve uma abordagem quantitativa. Sobre essa abordagem, analise as seguintes afirmações:
I -Utiliza instrumentos estruturados para a coleta de dados.
II- Utiliza amostras representativas de um determinado universo.
III. Pode verificar quantas pessoas de uma determinada população compartilham uma característica ou um grupo de características.
IV - Utiliza-se de análise estatística.
É correto o que se afirma nas alternativas:
Nota: 10.0
	
	A
	 I, II, III e IV.
Você acertou!
Questão 9/10 - Metodologia da Pesquisa
Na Aula 5, Tema 5, viu-se algumas dicas para qualificar a escrita de um trabalho acadêmico e científico. Escolha a alternativa que NÃO corresponde a um item adequado para um texto desta natureza:
Nota: 10.0
	
	B
	O trabalho deverá ser escrito integralmente no passado.
Você acertou!
Questão 10/10 - Metodologia da Pesquisa
Na Aula 5, Tema 5, viu-se que um trabalho científico deve ser redigido de forma impessoal, ainda que algumas linhas epistemológicas aceitem a escrita pessoal,