Buscar

Lista de Exercicios Passivo - Finanças

Prévia do material em texto

Lista de Exercícios – Passivos Circulantes
Laissy Alves – 11411ADM235
Questão 1. Qual os efeitos do alongamento do prazo de pagamento de contas sobre seu custo, bem como o uso de despesas a pagar?
Uma estratégia frequentemente usada pelas empresas consiste em alongar o prazo de pagamento de contas, ou seja, pagar as contas o mais tarde possível, sem prejudicar o seu rating de crédito. Tal estratégia pode reduzir o custo de não aproveitamento de um desconto financeiro. Embora o alongamento do prazo de pagamento de contas possa ser financeiramente atraente, levanta uma questão ética importante: pode fazer com que a empresa infrinja o contrato que firmou com seu fornecedor ao comprar a mercadoria. É claro que os fornecedores não verão com bons olhos os clientes que, de forma regular e proposital, adiam o pagamento de suas contas.
A segunda fonte espontânea de financiamento de curto prazo é representada por despesas a pagar. São passivos gerados por serviços recebidos, mas ainda não pagos. Os itens mais comuns nessa categoria são salários e impostos. Como os impostos são pagamentos efetuados ao governo, seu retardamento não pode ser manipulado pela empresa. Entretanto, a acumulação de salários a pagar é possível até certo ponto. Isso se faz pelo adiamento desse pagamento, o que equivale a um empréstimo sem juros obtido dos funcionários, os quais serão pagos algum tempo depois da prestação do serviço. O prazo de pagamento a trabalhadores horistas é frequentemente regido por normas sindicais ou pela legislação federal ou estadual. Em outros casos, contudo, a frequência de pagamento fica a critério da administração da empresa.
Questão 2. Quais os principais componentes dos termos de crédito e os procedimentos de análise desses termos?
Os termos de crédito que os fornecedores oferecem a uma empresa permitem a ela postergar o pagamento das compras realizadas. Como o custo do fornecedor de ficar com os fundos empatados em mercadorias após a venda provavelmente já está refletido no preço de compra, o comprador paga indiretamente por esse benefício. Ele deve, portanto, analisar detidamente os termos de crédito para determinar a melhor estratégia de crédito mercantil. Se forem oferecidos termos de crédito que incluam um desconto financeiro, a empresa terá duas opções — aproveitar ou rejeitar o desconto financeiro.
Aproveitamento do desconto financeiro: Se a empresa pretende aproveitar o desconto financeiro, deve pagar no último dia do prazo de validade do desconto. Não há custo associado ao aproveitamento de um desconto financeiro.
Não aproveitamento do desconto financeiro: Se a empresa optar por rejeitar o desconto financeiro, deverá pagar no último dia do período de crédito. Há um custo implícito associado a essa renúncia.
O custo de renúncia a um desconto financeiro é a taxa de juros implícita paga para postergar o pagamento de uma conta por mais alguns dias.
Uso do custo de renúncia ao desconto financeiro na tomada de decisões: O administrador financeiro deve determinar se é recomendável aproveitar um desconto financeiro, lembrando que o aproveitamento pode representar uma importante fonte de rentabilidade adicional.
Questão 3. Os empréstimos de curto prazo com garantia são considerados mais ou menos arriscados do que os empréstimos de curto prazo sem garantia? Por quê?
A taxa de juros cobrada sobre empréstimos de curto prazo com garantia costuma ser maior do que a daqueles sem garantias. Os credores não costumam considerar os empréstimos garantidos menos arriscados do que os sem garantia. Além disso, negociar e administrar empréstimos garantidos é mais trabalhoso para o credor. Por isso, ele costuma exigir uma remuneração adicional sob a forma de uma tarifa por serviços, uma taxa de juros mais elevada, ou ambos.
Questão 4. Descreva e compare as características fundamentais dos seguintes usos das contas a receber para obter financiamento de curto prazo:
 (a) desconto de contas a receber;
(b)factoring de contas a receber. 
O desconto de contas a receber é frequentemente usado para garantir empréstimos de curto prazo. Como as contas a receber costumam ser bastante líquidas, representam uma forma atraente de garantia para empréstimos de curto prazo. O factoring envolve a venda, pura e simples, das contas a receber, com deságio, a uma instituição financeira. O factor é uma instituição financeira especializada na compra de contas a receber de empresas. Embora isso não seja exatamente o mesmo que obter um empréstimo de curto prazo, o factoring de contas a receber assemelha -se à tomada de crédito usando contas a receber como garantia.
Dois meios comuns de obtenção de financiamento de curto prazo com contas a receber são o desconto de contas a receber e o factoring. Na verdade, apenas o penhor de contas a receber cria um empréstimo de curto prazo com garantia; o factoring refere -se à venda com desconto de contas a receber. Embora o factoring não seja efetivamente uma forma de crédito de curto prazo com garantia, envolve o uso de contas a receber para obter os fundos de curto prazo necessários.
Questão 5. Erica Stone trabalha no departamento de contas a pagar. Ela tem tentado convencer o chefe a aproveitar o desconto dos termos de crédito de 3/10 líquido 45 dias oferecidos pela maioria dos fornecedores, mas ele afirma que rejeitar o desconto de 3% é mais barato do que um
empréstimo de curto prazo a 14%. Prove quem está certo. 
(Obs.: suponha um ano de 365 dias.)
O custo de não aceitar o desconto é: 
 = 0,0309278 x 10,428571 = 0,3225 = 32,25%
A taxa efetiva de não aproveitar (perder) o desconto (32,25%) é maior que o custo do empréstimo a curto prazo (14%). Erica está certa.

Continue navegando