Buscar

Atividade 3 - PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A opção pelo regime de tributação com base no Lucro presumido é manifestada com o pagamento da primeira ou única quota do imposto devido. Lucro presumido é uma forma de tributação simplificada para determinação da base de cálculo do imposto de renda e da CSLL. Dentre as alternativas abaixo assinale a que está CORRETA no que se refere ao regime de tributação do lucro presumido:
1. Somente podem optar pelo regime de tributação com base no lucro presumido as pessoas jurídicas que exercerem atividade de compra e venda; 
2. Lucro real é a modalidade resultante do resultado contábil do exercício social, ajustado pelas inclusões autorizadas pela legislação;
3. O imposto de renda é devido mensalmente podendo ser antecipado e apurado ao final de cada exercício fiscal;
4. A pessoa jurídica que optar pela tributação com base no lucro presumido deverá manter a escrituração contábil, o livro de registro e o livro de apuração do lucro real.
Arbitramento de lucro é uma forma de apuração da base de cálculo do imposto de renda utilizada pela autoridade tributária ou pelo contribuinte. Podemos afirmar que está CORRETA a alternativa:
1. Lucro arbitrado é aquele apurado pelo Fisco nos casos previstos em lei. Temos como exemplo as irregularidades nas escritas fiscais ou a impossibilidade de regular apuração por outros meios. 
2. Lucro real e lucro arbitrado são equivalentes, ou seja, iguais;
3. O contribuinte não poderá efetuar o pagamento do imposto de renda com base nas regras do lucro arbitrado;
4. O lucro arbitrado é aplicável quando a pessoa jurídica cumprir as obrigações acessórias relativas à determinação do lucro real;	
A contribuição social ou especial destina-se ao custeio do financiamento da seguridade social. Por ser um instrumento de atuação no campo social divide-se em previdenciária e não previdenciária. Assinale a alternativa CORRETA:
1. A contribuição social sobre o lucro líquido tem por base de cálculo o valor do resultado do exercício após a apuração da incidência do imposto sobre a renda e proventos de qualquer natureza;
2. A base de cálculo e a alíquota da CSLL poderá ser diferenciada de acordo com a atividade econômica, da utilização intensiva de mão de obra, do porte da empresa ou da condição estrutural do mercado de trabalho. 
3. São contribuições sociais de natureza previdenciária as destinadas à assistência social e a saúde pública; 
4. Em se tratando de CSLL o valor designado como lucro será apurado após a incidência do imposto sobre a renda e proventos de qualquer natureza.
À administração pública compete a fiscalização e a arrecadação de tributos e a funções correlatas com emitir auto de infração, proceder a inscrição na dívida ativa, etc. 
No que diz respeito à fiscalização é CORRETO o que se afirma na alternativa:
1. A Fazenda Pública, ao formalizar o crédito tributário, deve inscrever o débito no livro de registro da dívida ativa, independentemente de estar a dívida suspensa.
2. A inscrição da dívida ativa é de competência da pessoa jurídica ou da pessoa física, se for o caso.
3. A fiscalização tem por objetivo verificar o cumprimento das obrigações tributárias seja da pessoa física ou da pessoa jurídica;
4. A Fazenda Pública como órgão da administração pública pode quebrar o sigilo fiscal da pessoa física ou jurídica;.
A obrigação de escriturar o livro de apuração de lucro real é aplicável para as pessoas jurídicas tributadas com base no lucro real, através do meio eletrônico. No que diz respeito a função da LALUR está CORRETA o que se afirma em:
1. Lucro arbitrado e LALUR referem-se a mesma situação tributária;
2. O livro de apuração do lucro real foi extinto e, portanto, não se fala mais em LALUR;
3. O LALUR – Livro de Apuração do Lucro Real é utilizado para anotação do lucro simplificado para determinação da base de cálculo do IR e da CSLL. 
4. A função da LALUR é ajustar os demonstrativos contábeis à declaração do imposto de renda.

Continue navegando

Outros materiais