Buscar

Mineralização óssea

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Os ossos fazem parte do esqueleto humano que contribuem para a sustentação do corpo, proteção dos órgãos, nos favorece com a produção de células sanguíneas, garante a movimentação do corpo e armazenam alguns sais minerais, como cálcio e fósforo.
O tecido ósseo possui uma matriz intracelular mineralizada, formada por células vivas como Osteoclastos (que participa da absorção, remodelação dos ossos, e seguem produzindo enzimas que contribuem para a reabsorção do osso.) e Osteoblastos (são responsáveis pela formação da matriz óssea orgânica e também pela produção de proteínas não colágenas Osteonectina e Osteocalcina que tem relação à mineralização dos ossos).
A mineralização óssea é um processo cíclico de produção e reabsorção, cujo equilíbrio se modifica ao longo da vida, tendo sua predominância da formação óssea no período da infância à adolescência; vindo se estabilizar na vida adulta a partir de 45-50 anos de idade. Ela é tem uma extrema importância por ser responsável pela integridade estrutural do esqueleto, que por sua vez, é o maior reservatório de íon, cálcio e fosfato. Nos ossos, o fosfato, juntamente com o cálcio, constitui a hidroxiapatita [Ca10(PO4)6(OH)2], moléculas cristalinas que compõem o principal depósito mineral do esqueleto.
Os fatores que influenciam no desenvolvimento e remodelagem óssea são a idade (conforme os anos vão passando a taxa de remodelagem vai diminuindo, assim levando o enfraquecimento dos ossos, e desenvolvendo uma predisposição para a osteoporose), minerais (quanto maior a densidade de cálcio e fósforo, acaba levando o osso a ficar mais rígido e duro), vitaminas ( A contribui para a ativação dos osteoblastos, C desenvolve a produção de colágeno, K e B2 também estão colaborando com as proteínas nos ossos), Hormônios (GH importante para o crescimento dos ossos na metáfise, IGF estimula a atividade dos osteoblastos e condrócitos,T, T3 E T4 estão envolvidos com o metabolismo ósseo, juntamente com os osteoblastos), Andrógenos hormônios masculinos e Estrógenos hormônios femininos (inibem as atividades dos condrócios na cartilagem epifisária), Sedentarismo e atividade física (a sobrecarga muscular causa a ativação de osteoblastos e deixa o osso com sua densidade maior na matriz óssea), D (os raios ultra Violeta do sol vão ativar um complexo de pro d3 na pele, se locomovendo para os rins e fígados, sendo metabolizados e inseridos no intestinos, que causará o aumento de cálcio e fosfato que manterão o osso saudável).
Fontes:
https://mundoeducacao.uol.com.br/biologia/tecido-osseo.htm#:~:text=Os%20osteoblastos%20s%C3%A3o%20c%C3%A9lulas%20que,matriz%20org%C3%A2nica%20do%20tecido%20%C3%B3sseo.
 
https://brasilescola.uol.com.br/biologia/sistema-esqueletico.htm#:~:text=O%20esqueleto%20humano%20adulto%20%C3%A9,tais%20como%20c%C3%A1lcio%20e%20f%C3%B3sforo.
https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-52732004000300008&lng=pt&tlng=pt#:~:text=descreveram%20a%20mineraliza%C3%A7%C3%A3o%20%C3%B3ssea%20como,partir%20dos%2045-50%20anos%2C
https://www.youtube.com/watch?v=uvp5e6gpiKo

Continue navegando