Buscar

Atividade Discursiva - Metodologia de Pesquisa em Psicologia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

LUCIANA LOPES DE ARAUJO RODRIGUES - RA 353960113594
3º SEMESTRE - PSICOLOGIA - NOTURNO
METODOLOGIA DA PESQUISA EM PSICOLOGIA 
Para além dos recursos tradicionais de instrumentos de coleta de dados, como entrevistas, observações e testes, atualmente, com o desenvolvimento tecnológico, a pesquisa científica se faz através de recursos da informática. Sobre essas possibilidades, é válido considerar que tanto uma postura de fascinação, quanto uma postura de "tecnofobia", são prejudiciais e deve ser analisadas de maneira crítica.
Descreva alguns exemplos de recursos informáticos que contribuem no desenvolvimento de uma pesquisa científica.
	A pesquisa científica, seja qual for o método utilizado, precisa ter fontes fidedignas. O avanço tecnológico contribui de maneira expressiva na colheita de dados e na realização de pesquisas, porém os recursos informáticos devem ser utilizados com cautela.
	Primeiro, dependendo do método utilizado na realização da pesquisa, a tecnologia não substitui a pesquisa de campo, o qual exige um encontro direito com a população que está sendo pesquisada, para reunir informações concretas.
	Em segundo, quando a pesquisa possibilita a utilização de recursos de informática, a mesma deve ser realizada com atenção redobrada, pois atualmente muito se confunde “fonte” com “buscador”, fato inadmissível em uma pesquisa científica, pois ao utilizar a internet para o fim de pesquisa, é necessário buscar o link original que gerou eventual texto ou estudo encontrado, pois só assim será possível ter certeza da confiabilidade da informação extraída.
	Como descrito acima, analisar a fonte encontrada, é de suma importância, pois atualmente temos muitas plataformas que possuem conteúdo aberto e editáveis pelos próprios usuários, o que viabiliza erros em seus conteúdos, fato esse que torna tal “fonte” imprópria para qualquer estudo científico.
	Apesar da internet estar presente em nosso cotidiano e viabilizar buscas e pesquisas de forma muito ampla - por óbvio desde que tomadas todas as cautelas necessárias para se ter confiabilidade sobre a fonte - em qualquer pesquisa cientifica, os livros devem sempre ser a principal fonte de pesquisa, que mesmo diante de tantos avanços tecnológicos, eles são indispensáveis para a realização e um bom trabalho de pesquisa e devem sempre ser a base primária quando se realiza um estudo.
	Ressalta-se que os livros, como fonte principal de uma pesquisa, também podem ser encontrados através de recursos digitais, já que hoje temos o formato e-book, fato que comprova que a tecnologia, está presente em todos os momentos de uma pesquisa e agrega de forma quase indispensável, porém o mais importante é saber utilizar os meios tecnológicos para que seja extraído conteúdo verdadeiro e fiel a pesquisa realizada.
2

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais