Buscar

Pensamento Social Brasileiro - Questionário Unidade II


Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Pergunta 1
A elite paulista, após a fracassada Revolução de 1932, tomou algumas providências visando ao futuro político, mas que refletiram no pensamento social brasileiro. Qual das alternativas abaixo focaliza corretamente esse assunto?
Correta a. A elite paulista identificou como fator de seu insucesso em 1930 e 1932 a ausência de competência política e administrativa, daí a criação da Escola Livre de Sociologia e Política de São Paulo.
Comentário: essa finalidade consta do manifesto de criação da ESP.
Pergunta 2
Em quais aspectos a posição de Caio Prado difere da posição de Sergio Buarque, Gilberto Freyre e de Carlos Marighella? Aponte a alternativa correta.
Correta b. Do ponto de vista metodológico, Caio Prado se valeu do materialismo histórico dialético, mas com adaptações às condições brasileiras, o que aproxima sua posição à de Marighella. Gilberto Freyre utilizou da sociologia genética e de história social. Sergio Buarque se valeu da sociologia weberiana, embora sem a construção de tipologias.
Comentário: a alternativa indica as diferenças de método entre os autores citados e a aproximação entre Marighella e Caio Prado no que respeita à adaptação do marxismo à concreta situação.
Pergunta 3
No Brasil e em São Paulo de 1930 a 1945 vários acontecimentos provocaram mudanças profundas no ambiente social, político e ideológico. Qual das alternativas abaixo apresenta uma síntese incorreta desse período?
Correta d. Em São Paulo, o acordo entre uma classe média, associada aos militares, e uma classe operária, em parte politizada, alvo da articulação do poder do estatal, configurou o cenário favorável aos interesses dos fazendeiros de café.
Comentário: entre os dois segmentos sociais apontados não houve acordo, mas os dois representavam a oposição aos interesses da oligarquia cafeeira.
Pergunta 4
O discurso “liberal democrático autoritário” predominou na Constituinte de 1946, permanecendo tendência ideológica na história política brasileira. Qual das proposições abaixo está errada sobre o tema?
Correta b. A tendência liberal, ainda que populista, é a que garante a democracia, evitando as ideias estranhas ao caráter brasileiro.
Comentário: o pensamento liberal é só aparentemente democrático; a dimensão autoritária elitista assegura a preservação dos privilégios.
Pergunta 5
Quais as principais contribuições da ciência econômica na formação do pensamento social brasileiro dos anos 1950 em diante? Aponte a alternativa incorreta dentre as abaixo indicadas:
Correta e. Teoria do Bolo Econômico, de A. Delfim Neto, monetarista, responsável pelo “milagre econômico” da ditadura.
Comentário: a política econômica implantada por Delfim Neto (bolo econômico) era liberal clássica, embora o controle da moeda fosse um recurso utilizado.
Pergunta 6
Quais tendências ideológicas figuravam no ambiente intelectual e político brasileiro, paulista em particular, nos anos 1920 e 1930 do século XX? Escolha a alternativa correta.
Correta d. Pensamento liberal, fascismo e comunismo.
Comentário: o pensamento liberal correspondia à preservação da ordem. O fascismo influenciou a criação do integralismo na metade dos anos 1930 e o comunismo correspondia à esperança de revolução popular.
Pergunta 7
Qual das proposições abaixo está incorreta?
Correta b. O discurso integralista tinha raízes no nazismo alemão e no socialismo russo.
Comentário: as duas tendências apontadas são opostas e no integralismo predominou a influência do fascismo.
Pergunta 8
Qual das proposições abaixo incorre em erro ao fazer um perfil do integralismo?
Correta e. O integralismo era antirreligioso e de orientação autoritária.
Comentário: o lema central do integralismo era: Deus, pátria e família.
Pergunta 9
Qual das proposições abaixo sobre reflexos da Semana de Arte Moderna está correta?
Correta c. A Semana de Arte Moderna afetou o relacionamento entre o popular e o erudito na cultura brasileira, favoreceu a formação de um nacionalismo estético com Mário de Andrade, e do antropofagismo de Oswald de Andrade.
Comentário: a influência da Semana não ficou restrita à expressão artística; ao contrário, afetou a própria concepção de arte, com reflexos na concepção de política.
Pergunta 10
Qual o centro dos discursos conservadores? Aponte a alternativa incorreta.
Correta c. Garantir a todos a liberdade e o exercício dos direitos políticos e sociais.
Comentário: para o pensamento conservador, liberdade é palavra que expressa um sentimento, e não a prática (o exercício) reivindicante e contestatória necessária para a garantia (efetiva) dos direitos políticos e sociais.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando