Buscar

Pensamento Social Brasileiro - Questionário Unidade I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Pergunta 1
Alberto Torres e Oliveira Vianna são autores que contribuíram na elaboração de um pensamento social brasileiro original sobre as relações de sociedade, poder e política. Qual das proposições abaixo está correta sobre a contribuição dos dois autores?
Correta b. Tanto Alberto Torres quanto Oliveira Vianna atribuem ao Estado um papel criador, de organização da sociedade, a partir de uma dada realidade, podendo desenvolver o espírito público, o autogoverno.
Comentário: o Estado tem o papel de “criador”, conforme a concepção desses autores, por isso Weffort reconheceu nessa concepção a dimensão de demiurgo.
Pergunta 2
Com a independência e decorrente autonomia política, o Brasil como Estado, insere-se na economia capitalista industrial em expansão a partir da Europa. Qual a providência foi tomada imediatamente após? Aponte a alternativa correta.
Correta c. Eleição da Constituinte.
Comentário: Constituição é a manifestação da criação do Estado, portanto, a primeira providência.
Pergunta 3
Dois autores do século XIX, Tavares Bastos e Tobias Barreto, partindo de posições teóricas distintas, exercitaram o pensamento crítico sobre a realidade social brasileira. Qual das proposições abaixo indica corretamente diferenças no pensamento desses autores?
Correta e. Tavares Bastos, maçom e protestante, exercia crítica liberal extremada à situação política e econômica, defendendo a “vocação agrícola do Brasil” e a melhoria genética da população. Tobias Barreto escolheu o idealismo alemão para marcar seu distanciamento em relação ao spencerianismo evolucionista anglo-saxão americano e em relação ao positivismo francês militarista e conservador.
Comentário: a resposta correta “e” descreve concisa e corretamente o perfil dos dois autores, a saber: Tavares Bastos, liberal extremado, favorável à vocação agrícola do país e à “melhoria genética da população de mestiços”, como afirma o texto.
Pergunta 4
Durante o Império, predominou entre as elites brasileiras uma espécie de “liberalismo oligárquico”, cujas características são resumidas nas proposições abaixo, mas qual delas está incorreta?
Correta a. Trata-se de um liberalismo que garantia os direitos civis, centrados na ideia de liberdade individual, e os direitos políticos, centrados na elegibilidade.
Comentário: não poderia haver garantias dos direitos civis e políticos em uma ordem social escravocrata e limitativa da elegibilidade.
Pergunta 5
Indígenas e africanos serviram ao empreendimento colonial português na condição de escravos. Essa condição que aproximava os dois contingentes resultou em posturas e trajetórias diferenciadas para os dois contingentes. Qual das alternativas focaliza corretamente essa questão?
Correta e. Os povos indígenas sabiam da vinda do europeu, entendiam seus estratagemas, muitos sucumbiram, embora não se colocasse a questão da construção da individualidade, colocava-se a questão do pertencimento à cultura; para o africano, a constituição em liberdade, de um sujeito de si esteve na base das revoltas e da construção dos quilombos.
Comentário: povos indígenas se defendiam da expropriação da terra e da submissão ao europeu, não como indivíduos, mas como povo e cultura; o africano se colocava como indivíduo na defesa de sua liberdade e essa condição permitiu construir, no processo de enfrentamento, as comunidades quilombolas.
Pergunta 6
No Brasil, a relação entre Estado e povos indígenas passou por mudanças sensíveis ao longo da história. Abaixo, cinco proposições sobre o tema, mas qual delas está correta?
Correta c. As duas instituições governamentais (SPI e FUNAI) destinadas à política indigenista exercem a tutela do Estado sobre a população indígena.
Comentário: as duas instituições foram criadas para “encaminhar” questões pertinentes às populações indígenas e para “proteger” proteção, ou tutela.
Pergunta 7
No perfil ideológico peculiar às elites brasileiras do século XIX notam-se influências de instituições e de tendências do pensamento europeu da mesma época. Qual alternativa não corresponde a essa descrição?
Correta b. Partido Comunista, como instituição e doutrina.
Comentário: O PC foi criado em 1922.
Pergunta 8
No processo de organização do Estado brasileiro (Constituinte) em meio às disputas internas à Constituinte, qual dos temas abaixo apontados contava com o apoio de todos os liberais?
Correta e. Preservação da ordem e do trabalho escravo.
Comentário: preservar a ordem (social) era manter “as coisas como estavam, exceto o controle português”, portanto, o trabalho escravo.
Pergunta 9
Pode-se afirmar que a disciplina Pensamento Social Brasileiro (PSB) abrange um campo de estudos cujas características são apontadas nas proposições abaixo, mas qual delas está incorreta?
Correta e. PSB abrange o conteúdo de distintas reflexões sistemáticas sobre a realidade brasileira, em um discurso em parte ancorado na problematização lógica das ciências sociais, mas também abrangendo construção questionadora das artes, erudita e popular.
Comentário: o pensamento sistemático das ciências sociais difere do questionamento das artes, mas as duas modalidades de pensamento integram o PSB.
Pergunta 10
Qual das proposições abaixo está coerente com o pensamento de Roberto Schwartz (1981) em relação ao saldo do modelo de colonização português no Brasil?
Correta b. Para esse autor, o modelo de colonização produziu o latifundiário, o escravo e o “homem livre”, na verdade dependente do favor de “um grande”.
Comentário: a posse da terra, das grandes fazendas e engenhos criava vínculos especiais de trabalho que, de fato, implicavam em assujeitamento. Por exemplo, o feitor.

Mais conteúdos dessa disciplina