Buscar

Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial - Metodologia e conteúdos básicos de ciências naturais e saúde infantil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.
	A forma como o homem vem danificando a biosfera, devido à grande exploração na natureza para atender aos seus interesses, está causando danos irreversíveis ao planeta. A Educação Ambiental (EA) vem se destacando como uma possibilidade de mudança no comportamento das pessoas. Como local privilegiado para trabalhar a Educação Ambiental, de que forma poderá contribuir a escola com o meio ambiente?
	Resposta Esperada:
É urgente que a escola ofereça uma educação ambiental com qualidade, para formarmos cidadãos conscientes com novos conceitos sobre a preservação do meio ambiente. O grande desafio da EA é modificar a prática educativa desempenhada pelos professores. A escola possui conhecimento científico que deve ser colocado ao alcance dos alunos. Para isso, deve sugerir ações pedagógicas planejadas e interdisciplinares. Esses conhecimentos devem ser significativos aos alunos para a construção de novas posturas e novas atitudes perante o meio ambiente. A educação ambiental quando trabalhada de forma fragmentada não apresenta significado para o aluno. Assim, ele não consegue relacionar o conteúdo já pronto e acabado com os impactos causados ao planeta, nem de que forma ele poderá contribuir para essa mudança de comportamento. Por isso, a escola precisa associar o conhecimento com ações envolvendo a família. Só assim, a mudança de valores, de hábitos e de conceitos poderá mudar quando vivenciarmos de forma concreta essas ações.
	2.
	A didática utilizada para ensinar ciências sempre se apresentou de forma descontextualizada e fragmentada. Muitas mudanças vêm sendo discutidas por educadores, ao longo das décadas para melhorar o ensino. Diante disso, descreva quatro mudanças que ocorreram no sistema educacional tanto no Brasil quanto em outros países do mundo, tendo como objetivo principal a reconstrução do currículo.
	Resposta Esperada:
* Os países iniciaram a elaboração de materiais para serem utilizados nas salas de aula.
* O governo norte-americano investiu na elaboração de projetos de pesquisas, enfatizando atividades investigativas.
* As escolas foram equipadas com equipamentos para laboratórios.
* Elaboração de novos livros didáticos.
* Compra de equipamentos para laboratório, reforçando o processo de investigação.
* Kits para os alunos fazerem ciências.
* Manuais instrutivos para os professores.

Outros materiais