Buscar

PCC Psicologia do desenvolvimento e aprendizagem

Prévia do material em texto

Prática como Componente Curricular (PCC)
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM
Tutor/Professor: Roseli Cantalogo Couto
Aluno: Thiago Correa de Souza
Matrícula: 201902748239
Curso: Letras Língua Portuguesa 
Campo Grande - MS
27/05/2020
INTRODUÇÃO
Nesse trabalho irei apresentar uma análise de desenvolvimento educacional e humano da minha filha Lívia de 5 anos de idade e do meu vizinho, o menino Gabriel de 12 anos de idade. 
Mostrar o que a nova resolução do Ministério da Educação para entrada no ensino fundamental e a mudança de estudos, devido a pandemia do Covid 19, impactou em nossas vidas.
1° RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO
Nome – Lívia Paim Correa
Idade – 5 anos
Sexo – Feminino
Matriculado – Educação Infantil.
Ela é uma menina muita tímida, de poucas amizades, mas muito inteligente e de fácil aprendizagem. Está no grupo 4 da Educação Infantil, na Escola Municipal Brígida Ferraz Foss, que fica próxima à nossa casa e com alguns funcionários conhecidos. Teve que repetir mais um ano na Educação Infantil, pois, de acordo com a nova resolução (Portaria 1.035. O Ministério da Educação – MEC, sacramentou em forma de portaria, a resolução do Conselho Nacional de Educação – CNE, determinando a data 31 de março como limite para crianças que completam 4 e 6 anos entrarem nos ensinos infantil e fundamental, respectivamente), só poderá ir para o Ensino Fundamental quando completados 5 anos até 31 de março, e ela faz aniversário no dia 04 de abril, portanto, por causa de 4 dias não pode avançar mais um ano na escola. 
No começo ficamos preocupados, estávamos com medo de ela ficar um ano atrasada, entrar para a universidade um ano depois do previsto, mas depois analisamos e vimos que a infância já é muita curta e que elas devem aproveitar o máximo possível. E entender qual é o sentido de entrar mais cedo, para se formar mais cedo? Que vida acelerada é essa que estamos ditando aos nossos filhos, querendo avançar uma etapa muito importante e gratificante da sua vida. Como pais e mães, nossa missão é garantir aos pequenos uma infância plena e respeitando o processo de desenvolvimento humano.
No final concluímos que para nós foi um alivio ela ficar mais um ano na educação infantil, por que é uma criança com muita energia, que gosta muito de brincar e se divertir e que não ia aguentar ficar muito tempo sentada e quieta na sala de aula. 
Aprendizagem
Como estamos vivenciando um momento crítico na sociedade, devido a pandemia do Covid 19, não pude acompanhar ela nesse período em sala de aula com uma observação mais crítica, tenho memorias do início das aulas, mas acompanhei nesse novo ensino para ela a distância.
A Lívia se adequou muita bem a essa nova plataforma, gosta de realizar os trabalhos e as atividades propostas, os professores disponibilizam vídeos, apresentações e materiais de leitura, mas esse não é o único meio de aprendizagem, também estamos criando uma rotina de alfabetização e escrita para ela. Ela está sentindo saudades dos coleguinhas, mas está adorando ficar em casa, disse que não quer mais voltar para escola, vimos que é uma resistência que temos que trabalhar com ela para que seu retorno não seja tão doloroso.
Sabemos que para realizar um estudo na educação a distância tem que ter uma disciplina maior do que no ensino presencial, mas estamos com dificuldade para encontrar tempo para o ensino, por que nós estamos trabalhando normalmente no dia a dia e só conseguimos realizar as atividades no período noturno e nos finais de semana.
Quando estava em sala de aula antes da Pandemia, lembro de um relato feito pela sua professora, dizendo o seguinte sobre ela: “A Livia é uma criança muito esperta, compreende os comandos dados e interage bem com a turma. Ela já sabe escrever o seu nome, já conhece o alfabeto e os números, fala algumas palavras básica em inglês e possui uma linguagem apropriada para a idade. Tem uma concentração relativamente boa, apesar de toda a agitação típica de sua faixa etária”.
2° RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO
Nome – Gabriel Marques Batista
Idade – 12 anos
Sexo – Masculino
Matriculado – Ensino Fundamental.
Gabriel é meu vizinho, moramos no mesmo bairro e sou muito amigo dos seus pais, pedi para o Gabriel falar de como está a sua experiência nesse período de estudo, não quis forçar a falar nada, deixei ele expressar o seu sentimento com seu estudo no momento, segue abaixo a sua experiência:
Olá, tenho 12 e sou um aluno do 7º ano do ensino fundamental. Estudo na escola Carrossel em Campo Grande - MS
Sou bem tranquilo e gosto muito de ficar em casa com a minha família.
Atualmente estou estudando em casa, pois devido a pandemia as aulas presenciais foram paralisadas e por esse motivo estou estudando online.
Prefiro estudar na escola, pois dessa forma podia conversar e brincar com os meus colegas, gosto muito de jogar bola e videogame.
Mas da forma que hoje estamos estudando também consigo me desenvolver, estudo no período da manhã das 07hs às 11hs de segunda a sexta feira pelo computador e a tarde faço as atividades propostas pelo professor. E ainda no período da tarde consigo brincar com os meus amigos de forma online, que está muito engraçado e divertido essa nova forma de interação.
Mais estou feliz porque eu e minha família estamos todos em casa e com saúde e muito próximos uns dos outros, porém ainda me adaptando nesse novo modelo de ensino e amizade.
CONCLUSÃO
Nesse relatório foi possível observar que temos que dar mais valor ao aprendizado, ficar mais atento para poder compreende-los e assim contribuir com seu desenvolvimento, principalmente das nossas crianças. Foi bom entender nesse período de pandemia, onde os pais estão mais ativos na educação escolar dos seus filhos, que não é fácil o trabalho do professor, das escolas e todos os educadores.
REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS
https://www.mec.gov.br/
Aulas da disciplina Pisicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem
CARRARO, PATRÍCIA ROSSI – Livro didático - Psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem. 1ª edição, SESES, Rio de Janeiro, 2015.

Mais conteúdos dessa disciplina