Buscar

Portfólio 3

Prévia do material em texto

Klaus Kelvinson de Lima Leite
RA: 8039756
Ergonomia e Ginástica Labora
ERGONOMIA E GINÁSTICA LABORAL
Curso Educação Física Bacharel
Portfólio Ciclo 3
Campinas 
2020
1) A Ergonomia possui um caráter multidisciplinar, analisando o trabalho de forma global. Baseado nisso, ela contempla três domínios relacionados com a execução da Tarefa. Descreva-os e diferencie estes domínios.
R: Ergonomia Física: domínio que contempla as características da anatomia humana, Antropometria, Fisiologia e Biomecânica e sua relação com os aspectos físicos da atividade. Enquadram-se nessa categoria o estudo das posturas no trabalho, o manuseio de materiais, os movimentos repetitivos, os distúrbios musculoesqueléticos relacionados ao trabalho, o projeto de postos de trabalho e os aspectos relacionados à segurança e à saúde do trabalhador.
Ergonomia Cognitiva: domínio que inclui a abordagem dos processos mentais, como a percepção, memória, raciocínio, resposta motora e seus efeitos nas interações entre as pessoas e outros elementos de um sistema. O foco dessa abordagem está no estudo da carga mental de trabalho, na tomada de decisões, na interação homem computador, no estresse ocupacional e nos efeitos do treinamento. 
Ergonomia Organizacional: domínio que aborda a otimização dos sistemas sócio-técnicos, abrangendo as estruturas organizacionais, regras e processos. Entre os focos de atenção dessa abordagem estão incluídos o projeto de trabalho, a programação do trabalho em grupo, a organização temporal do trabalho, o projeto participativo, o trabalho cooperativo, a cultura organizacional, as organizações em rede e a gestão da qualidade. 
2) Descreva sobre a História do Trabalho e sua relação com o Taylorismo.
R: As primeiras fábricas tinham condições de trabalho precária para os trabalhadores, com elevada carga horária de trabalho e sem levar em conta a saúde dos trabalhadores. Então o engenheiro norte-americano Frederick Winslow Taylor (1879) desenvolveu princípios para melhoras as condições de trabalho para os trabalhadores.
3) Duas correntes se desenvolveram dentro da prática da Ergonomia. Descreva-as e cite em quais aspectos elas se diferenciam, dentro de uma análise ergonômica.
R: Duas correntes acabaram se desenvolvendo dentro da Ergonomia: a anglo-saxônica, dos países de língua inglesa, conhecida como Ergonomia Física, e a Ergonomia francofônica, de países de língua francesa, conhecida como Ergonomia Cognitiva. A Ergonomia Física apresenta uma abordagem voltada para o ambiente, para o posto de trabalho, abordando fatores de risco de natureza física, biomecânica. A Ergonomia Cognitiva tem a situação real para verificar os aspectos do trabalho que constituem fatores de risco para o trabalhador. Ou seja, enquanto a Ergonomia Física adota o conceito de adaptação da máquina ao homem, a Ergonomia Cognitiva desenvolve sua análise visando à adaptação do trabalho ao homem.
4) Descreva sobre os principais pressupostos da Ergonomia utilizados na sua prática como princípios básicos e a importância destes princípios para a análise ergonômica do trabalho.
R: Os principais pressupostos da Ergonomia são a interdisciplinaridade, a análise da situação real de trabalho e a participação dos sujeitos. A “interdisciplinaridade” é o princípio que destaca a importância da análise das condições de trabalho sob diferentes perspectivas. A “análise da situação real de trabalho” busca entender o trabalho real, considerando o que acontece na intimidade da produção, e identificar os fatores que mereçam tratamento particular é fundamental para otimizar o processo de produção como um todo, ou seja, tanto do ponto de vista técnico como do ponto de vista humano. Um dos critérios mais importantes relacionados ao sucesso da intervenção ergonômica está vinculado à participação dos próprios trabalhadores no processo de identificação de problemas, proposição de sugestões e avaliação final das mudanças implementadas. A visão dos trabalhadores é uma fonte importante de informações para orientar as hipóteses iniciais e definir o plano de trabalho desde a etapa de avaliação e coleta dos dados até a implementação das mudanças e avaliação final da intervenção. 
5) A Análise Ergonômica do Trabalho (AET) permite identificar e ajustar as condições de trabalho que possam trazer prejuízos a saúde do trabalhador. Baseado no protocolo de identificação de fatores de riscos dos postos de trabalho, elaborada pelo grupo Ergo & Ação e SimuCad da UFSCAR, cite os 14 itens que são analisados em uma situação de trabalho, registre e analise por meio de foto, uma situação real de trabalho na posição sentada. Analise os seguintes itens:
a) Área de trabalho.
b) Distância visual.
c) Assento.
d) Ângulo de visão.
e) Espaço para pernas.
f) Tipo de cadeira.
Poste sua atividade no Portfólio.

Continue navegando