A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
43 pág.
EXERCICIOS

Pré-visualização | Página 3 de 11

para a Antropologia, como disciplina científica, é que ela não deve ser caracterizada pelo “objeto” empírico que estuda.
Assim, o que define a Antropologia como ciência é:
Escolha uma:
a. A especificidade da abordagem utilizada.
b. O objeto que ela observa e estuda.
c. A quantidade de estudiosos que ela alinha dentro das mesmas perspectivas teóricas.
d. O modo de vida humana que ela relata.
e. Os costumes exóticos que ela apresenta e interpreta.
Questão 7
Texto da questão
Segundo Claude Lévi-Strauss, grande antropólogo do século XX, a etnografia, a etnologia e a Antropologia constituem os três momentos de uma mesma abordagem. Marque a alternativa que descreva corretamente uma dessas abordagens:
Escolha uma:
a. A etnografia é a coleta direta, minuciosa e exaustiva dos elementos e fenômenos que observamos, realizada através de uma convivência duradoura e contínua com os grupos sociais que se quer estudar.
b. A etnografia começa a partir do momento em que o especulador percebe que qualquer um pode efetuar as pesquisas de campo, e que esse trabalho de observação direta é irrelevante para a pesquisa, podendo ser empreendida por profissional de qualquer área.
c. A Antropologia consiste num primeiro nível de reflexão, desconstruindo modelos que impeçam comparar as sociedades entre si e com possíveis comunidades extraterrestres.
d. A etnologia consiste em um quinto nível de reflexão, ignorando os materiais colhidos, fazendo surgir, apenas a partir de uma reflexão dentro do gabinete de trabalho do antropólogo, a lógica específica da sociedade ou grupo social que se estuda.
e. O antropólogo compreende então que não deve deixar seu gabinete de trabalho para compartilhar a intimidade daqueles a quem pretende estudar; basta que as reflexões dele sejam refinadas.
..
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
Questão 1
Texto da questão
Alvin Toffler, futurista americano e estudioso das revoluções científico-tecnológicas da humanidade, argumenta que na Revolução Industrial os meios de produção de riqueza se alteraram. Nesse sentido, o que passou a se esperar do ser humano
Escolha uma:
a. que pudesse entender ordens e instruções, que fosse disciplinado e que, na maioria dos casos, tivesse força física para trabalhar.
b. que tivesse um mínimo de conhecimento sobre técnicas de plantio e colheita, e que tivesse a força física para trabalhar.
c.  que pudesse seguir planos de negócios, que fosse empreendedor e que, na maioria dos casos, tivesse criatividade para trabalhar.
d. que pudesse desrespeitar ordens e instruções, que fosse indisciplinado, criativo e que, na maioria dos casos, tivesse força intelectual para trabalhar.
e. que tivesse muito conhecimento sobre técnicas de comunicação e diálogo, e que tivesse a força motivacional para trabalhar.
Questão 2
Texto da questão
A teoria do conflito teve origem na obra do pensador social alemão Karl Marx. Membro da geração imediatamente anterior à de Durkheim, Karl Marx observou a pobreza e o descontentamento produzidos pela Revolução Industrial e desenvolveu um argumento generalizado acerca da maneira como as sociedades se desenvolvem. Que argumento foi esse?
Escolha uma:
a. Em vez de enfatizar a importância do equilíbrio social, o cerne de suas ideias é a luta de classes, isto é, os conflitos entre as classes no sentido de resistir e superar a oposição de outras classes.
b. Uma das maiores contribuições de Marx foi a de enfatizar como as várias instituições sociais devem operar a fim de assegurar o funcionamento regular da sociedade.
c. Em vez de enfatizar a importância do conflito, o cerne de suas ideias é o equilíbrio social, isto é, o equilíbrio entre as classes no sentido de ponderar a oposição de outras classes.
d. Marx enfatizou a importância de se compreender os motivos e significados que as pessoas atribuem às coisas para entender mais claramente o significado de suas ações.
e. Marx enfatizou que os americanos foram culturalmente educados a acreditarem que o talento e a iniciativa individual tornavam possível que as pessoas conseguissem praticamente qualquer coisa naquela terra de oportunidades.
Questão 3
Texto da questão
Para que camponês europeu pudesse se adaptar a essas novas demandas da indústria, era necessário treiná-lo, discipliná-lo e transformá-lo num sujeito útil para as indústrias. Para alcançar esse objetivo, qual foi a instituição criada?
Escolha uma:
a. Estado.
b. Escola.
c. Hospital.
d. Departamento de Polícia.
e. Indústria capitalista.
Questão 4
Texto da questão
O Feminismo teve Harriet Martineau (1802-1876) como a primeira socióloga, sendo uma defensora importante dos direitos das mulheres de votar, de ter acesso à educação superior e da igualdade de gênero na família.
Analise as afirmativas abaixo sobre o teor da teoria feminista:
I.     A teoria feminista examina como o patriarcalismo funciona nos níveis micro e macrossociais, isto é, examina como a dominação masculina acontece nas grandes estruturas, tais como igrejas, empresas, política e na própria cultura de um país, mas também, nas pequenas estruturas, como nas famílias.
II.            A teoria feminista sustenta que a dominação masculina e a subordinação feminina não são determinadas biologicamente, mas decorrem de estruturas de poder e de convenções sociais.
III.           A teoria feminista se concentra nos diversos aspectos do patriarcalismo, isto é, o sistema de dominação masculina na sociedade. O patriarcalismo, conforme argumentam as feministas, é tão ou mais importante do que as desigualdades de classe na determinação das oportunidades que uma pessoa tem na vida.
É correto apenas o que se afirma em:
Escolha uma:
a. I e III.
b. I,II e III.
c. I e II.
d. I.
e. II e III.
Questão 5
Texto da questão
Na Inglaterra, com o desenvolvimento tecnológico promovendo a Revolução Industrial, o vapor e a eletricidade substituíram as fontes tradicionais de energia utilizadas até então: a água, o vento e o músculo dos animais e dos humanos. No entanto, a Revolução Industrial foi mais do que apenas a introdução da máquina no cotidiano do trabalho humano e seus constantes aperfeiçoamentos.
O que a Revolução Industrial representou em termos de transformação para a sociedade europeia:
Escolha uma:
a. Representou o triunfo da indústria socialista, administrada por burocratas estatais que aos poucos concentraram as máquinas, as terras e as ferramentas sob o controle do Estado, transformando populações inteiras de camponeses e trabalhadores independentes em grandes massas humanas aglomeradas nas cidades.
b. Representou um diferencial competitivo perante os demais players do mercado. Assim, como foi visto no afretamento dos navios, saber fazer a melhor opção em relação a frete e seguro trará segurança jurídica e redução de custos.
c. Representou a decadência da indústria capitalista, administrada por empresários que aos poucos concentraram as máquinas, as terras e as ferramentas sob o controle de sindicatos, transformando populações inteiras de camponeses e trabalhadores independentes em grandes massas humanas aglomeradas nas cidades.
d. Representou o triunfo da indústria capitalista, administrada por empresários que aos poucos concentraram as máquinas, as terras e as ferramentas sob o controle de poucos, transformando populações inteiras de camponeses e trabalhadores independentes em grandes massas humanas aglomeradas nas cidades.
e. Representou o dono do meio transportador contra indenizações que venha a ser obrigado a pagar, por ter sido judicialmente julgado responsável pelo dano causado às grandes massas humanas aglomeradas nas cidades.
Questão 6
Texto da questão
Uma variante do Interacionismo que tem se tornado particularmente popular nos últimos anos é o construtivismo social. Os construtivistas sociais argumentam que quando as pessoas interagem, elas quase sempre pressupõem que as coisas são, natural ou biologicamente, o que deveriam ser, ou seja, não se questionam sobre a origem e a natureza dos fatos. Assim, o que o Construtivismo Social tem a nos ensinar?
Escolha uma:
a.