A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
43 pág.
EXERCICIOS

Pré-visualização | Página 4 de 11

O Construtivismo Social nos ensina que a viagem tornou o conhecimento mais estruturado e mais prático, absorvendo o empirismo como mecanismo para se consolidar as constatações.
b. O Construtivismo Social nos ensina que o restabelecimento do equilíbrio social é a melhor solução para os problemas da sociedade, identificando os níveis de relações sociais que nos rodeiam e permeiam. Um exemplo dessas relações são as Macroestruturas.
c. O Construtivismo Social nos ensina que características aparentemente culturais ou ensinadas da vida são muitas vezes sustentadas por processos hereditários que variam geneticamente.
d. O Construtivismo Social nos ensina que características aparentemente naturais ou inatas da vida são muitas vezes sustentadas por processos sociais que variam histórica e culturalmente.
e. O Construtivismo Social nos ensina que não se estabeleceram métodos de investigação da realidade, que são tão pouco importantes para evitar que qualquer especulação seja vista como verdadeira.
Questão 7
Texto da questão
As principais fontes de desigualdade de gênero incluem as maneiras como meninos e meninas são educados, barreiras em relação a oportunidades iguais de educação, trabalho remunerado e política, assim como uma divisão desigual de responsabilidades domésticas entre homens e mulheres. Qual a teoria que argumenta que os padrões existentes de desigualdade de gênero podem e devem ser mudados para o benefício de todos os membros da sociedade?
Escolha uma:
a. Interacionista.
b. Feminista
c. Niilista.
d. Machista.
e. Construtivista.
Parte superior do formulário
Questão 1
Texto da questão
A ciência nos mostrou uma nova maneira de olhar para a realidade e de dar significado a ela, interpretando-a do ponto de vista da razão, ou seja, a partir da comprovação empírica. Em seu livro Ciência e Política: duas vocações, Weber analisa o progresso científico e as consequências de tal ideia no pensamento ocidental: “O progresso científico é um fragmento, o mais importante indubitavelmente, do processo de intelectualização a que estamos submetidos desde milênios.
Analise as afirmações abaixo em relação a esse tema:
I.                    O homem não apenas racionalizou sua existência a partir da técnica, mas modificou o sentido da existência, mudou a maneira como atribuímos significado às coisas. Desde então, muitos humanos entraram na corrida para dominar e controlar a vida com as ferramentas produzidas pela ciência.
II.                  A Revolução Industrial foi o salto tecnológico produzido por essa intelectualização, e as duas guerras mundiais talvez tenham sido o coroamento dessa lógica de crença no progresso técnico da humanidade.
III.                O progresso técnico conseguido através das máquinas, juntamente com a melhoria das condições de vida de boa parte da população, permitiu também uma democratização dos bens de consumo, nunca antes vista na história do homem.
É correto apenas o que se afirma em:
Escolha uma:
a. II e III.
b. I, II e III.
c. I e II.
d. I.
e. I e III.
Questão 2
Texto da questão
Juntamente com a diversificação cultural, desenvolveu-se uma era a que chamamos em Ciência Política de “A Era dos Direitos”; Norberto Bobbio, famoso cientista político contemporâneo, escreveu um livro com esse título, dedicado ao estudo dessa sociedade que prevê direitos aos seus cidadãos, independente de sua condição social.
Analise as afirmações que seguem sobre este tema:
I.              A revolução dos direitos foi o processo pelo qual os grupos socialmente excluídos tem lutado para adquirir direitos iguais perante a lei e na prática.
II.            Após a explosão do nacionalismo, do racismo e dos comportamentos genocidas dos líderes mundiais e entre os combatentes da Segunda Guerra Mundial, a ONU (Organização das Nações Unidas) proclamou a Declaração Universal dos Direitos Humanos em 1948, com a intenção declarada de criar um conjunto de leis que regesse a conduta humana e impedisse novos genocídios, extermínios, guerras e discriminações.
III.           Hoje em dia, os direitos da mulher, das minorias LGBTI, de pessoas com necessidades especiais, e demais direitos constitucionais são parte integrante de nossos discursos políticos.
IV.          O fato é que a revolução dos direitos ainda não cumpriu seu objetivo; muitas categorias de pessoas ainda são social, política e economicamente discriminadas.
É correto apenas o que se afirma em:
Escolha uma:
a. I, II e III.
b. III e IV.
c. I, II, III e IV.
d. II, III e IV.
e. I e II.
Questão 3
Texto da questão
A palavra ‘globalização’ foi criada na década de 1980, nos Estados Unidos, com o objetivo de interpretar o processo de formação de uma economia global e a constante interação entre as diferentes sociedades, através da facilidade de deslocamentos geográficos e de comunicação.
Marque a alternativa correta sobre este tema:
I.      Essa conexão cada vez mais intensa entre as economias dos países, aproximou pessoas, culturas, costumes e percepções; o cinema, a televisão e os meios de comunicação direcionados à grande massa aproximam as culturas dos diferentes povos.
II.    A disputa pelo poder entre grupos políticos diferentes, empreendida pelos representantes legais da população nos âmbitos legislativo e executivo, que representam diferentes setores da sociedade, serviu como modelo de disputa entre cidadãos comuns.
III.   Meios de comunicação e de transportes relativamente baratos tornam rotineiros os contatos entre pessoas de culturas distintas. Os meios de comunicação de massa e a Internet aproximam culturas e indivíduos a partir do compartilhamento de conteúdo e das redes sociais, locais de encontro virtual dos indivíduos.
(Disponível em: http://desciclopedia.org/wiki/Prolixidade)
É correto apenas o que se afirma em:
Escolha uma:
a. I.
b. I e II.
c. I e III.
d. II e III.
e. I, II e III.
Questão 4
Texto da questão
Em reação a essa mentalidade científico-racional que produziu as guerras, e também em reação às práticas consumistas que cercavam os indivíduos de objetos e os afastavam dos outros indivíduos, surge um novo estilo de contestação social, bastante diferente da prática política da esquerda tradicional, que era a oposição clássica do modo de produção capitalista.
Como foi denominado esse movimento de reação à mentalidade científico-racional:
Escolha uma:
a. Contracultura.
b. Cultura do Movimento.
c. Cultura Yuppie.
d. Movimento Psicodélico.
e. Novos haitianos.
Questão 5
Texto da questão
Considerando a falência desses Grandes Projetos Históricos no século XX (Nazismo, Fascismo, Comunismo, Capitalismo, etc.), a pós-modernidade abre espaço para uma multiplicidade de discursos e interpretações da realidade.
Analise as afirmações abaixo sobre este tema:
I.              Na Pós-modernidade, muitas pessoas se deram conta de que um aparente progresso, incluindo avanços científicos, frequentemente tem consequências negativas, como a poluição causada pela urbanização e pela industrialização.
II.            Segundo Zygmunt Bauman (2003), “a pós-modernidade é esse desencantamento em relação à ideia de um futuro garantido, certo, promovido pelas leis da história, necessariamente melhor, redentor. Ela [a pós-modernidade] é a construção de um presente possível”.
III.           Para Bauman, vivemos em uma sociedade em que as relações são sólidas e duram bastante tempo, em que o poder está territorializado e que o espaço e o tempo correspondem ao uso que fazíamos deles.
(Disponível em: http://desciclopedia.org/wiki/Prolixidade)
É correto apenas o que se afirma em:
Escolha uma:
a. II e III.
b. I, II e III.
c. I.
d. I e II.
e. I e III.
Questão 6
Texto da questão
Na época da Contracultura, ao invés de passeatas, greves e cartazes com conteúdo político sobre a luta de classes, jovens europeus e americanos passaram a adotar um estilo de vida que questionava os padrões comportamentais vigentes na época. Eram novas maneiras de pensar, novas formas de se relacionar com as pessoas e com o mundo, que buscavam uma vida coletiva baseada na colaboração, e não na competição