A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
7 pág.
Atividade 2 - Gestão em Serviços de Saúde - IBMR

Pré-visualização | Página 1 de 3

Usuário
	ALEXANDRE GOMES DA SILVA
	Curso
	ED0010 GESTÃO EM SERVIÇOS DE SAÚDE EAD20.2 - 202020.133219.08
	Teste
	ATIVIDADE 2 (A2)
	Iniciado
	19/10/20 21:26
	Enviado
	04/11/20 15:41
	Status
	Completada
	Resultado da tentativa
	8 em 10 pontos  
	Tempo decorrido
	378 horas, 15 minutos
	Resultados exibidos
	Respostas enviadas, Respostas corretas, Comentários
· Pergunta 1
1 em 1 pontos
	
	
	
	“Dirigir significa interpretar os planos para os outros e dar instruções sobre como executá-las em direção aos objetivos desejados. Os diretores dirigem os gerentes, os gerentes dirigem os supervisores e os supervisores dirigem os funcionários ou operários.” Sendo que as atividades específicas da função de direção podem variar de acordo com o nível organizacional na qual ela é executada.
CHIAVENATO, I. Princípios da administração : o essencial em teoria geral da administração. Barueri, SP: Editora Manole, 2006.
Analise as afirmativas a seguir e assinale com (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.
(  ) A função de execução, como o nome já diz, trata de realizar as atividades planejadas, sendo que essas atividades irão depender dos planos traçados e da natureza das atividades da empresa.
(   ) O controle trata de fornecer informações para realizar os ajustes necessários nas atividades para atingir os objetivos organizacionais.
(  ) A função de controle mostra o quanto os objetivos organizacionais estão sendo atingidos e a gestão pode utilizar essas informações para ajustar suas ações de acordo.
(  ) A padronização é parte da função de execução. Informa ao sistema o que deve ser feito para assegurar a realização dos objetivos.
(  ) Uma das principais atividades da função de controle é comunicar os resultados por toda a organização. Essa atividade também permite que as práticas bem sucedidas sejam difundidas.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
V, V, V, F, V.
	Resposta Correta:
	 
V, V, V, F, V.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta: ainda que não haja uma divisão muito estrita entre as funções da administração, a padronização (definida como criação de metas e medidas) geralmente é atribuída a função de controle e não de execução. O uso de padronização auxilia as organizações a saber quais os resultados esperados em determinadas ações e consequentemente corrigir as variações não desejadas.
	
	
	
· Pergunta 2
1 em 1 pontos
	
	
	
	O termo burocracia é frequentemente visto como algo negativo pela população em geral, mas é um conceito muito relevante para a administração, ao mesmo tempo que representa um desafio para todos os tipos de organização. A burocracia traz a formalização tão necessária para o funcionamento de organizações mais complexas, mas ao mesmo tempo, suas disfunções fazem gestores questionarem a aplicação dos conceitos da burocracia no dia-a-dia.
Dado o contexto descrito acima e os conceitos discutidos no texto, assinale a alternativa correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
A burocracia traz contribuições para a gestão, mas também tem algumas disfunções. Num ambiente burocrático pode acontecer de grupos específicos serem beneficiados, por rações amizade ou outro tipo de interesse pessoal. O excesso de regras também pode tornar os processos da organização mais lentos e dificultosos sem necessidade.
	Resposta Correta:
	 
A burocracia traz contribuições para a gestão, mas também tem algumas disfunções. Num ambiente burocrático pode acontecer de grupos específicos serem beneficiados, por rações amizade ou outro tipo de interesse pessoal. O excesso de regras também pode tornar os processos da organização mais lentos e dificultosos sem necessidade.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta: o particularismo (uma disfunção da burocracia) trata de defender os interesses de grupos externos, por motivos de convicção, amizade ou interesse material. Fazer “panelinhas” com colegas.
	
	
	
· Pergunta 3
0 em 1 pontos
	
	
	
	“Estudar finanças representa atuar sobre a geração ou destruição de valor econômico em organizações com ou sem fins lucrativos. De acordo com Luzio (2011), o valor econômico da empresa (ou de um projeto de investimento) está na sua capacidade ou habilidade de gerar caixa ao longo do tempo, suficiente para pagar, no mínimo, o custo de oportunidade dos provedores do capital financeiro. Para Gitman (2001), finanças é a arte e a ciência do gerenciamento de fundos. As finanças lidam com o processo, as instituições, os mercados e os instrumentos envolvidos na transferência de dinheiro entre indivíduos, negócios e governo.”.
KUHN, I. N. Gestão financeira . Ijuí: Editora Unijuí, 2012. Disponível em: https://bibliodigital.unijui.edu.br:8443/xmlui/bitstream/handle/123456789/1239/Gestao%20Financeira.pdf?sequence=1 . Acesso em: 28 maio 2020.
Analise as afirmativas a seguir.
I. Na gestão de recursos financeiros as decisões de dividendos são responsáveis pela decisão entre venda de ações ou empréstimos para levantar os recursos financeiros necessários.
II. Uma das atividades da gestão de recursos financeiros são a gestão de investimento, que tratam de como os recursos financeiros serão ou não utilizados.
III. As decisões de financiamento são responsáveis por como a organização irá levantar os recursos financeiros necessários para suas operações seja retenção de lucros, venda de ações etc.
IV. Uma das atividades da gestão de recursos financeiros é cuidar da aquisição do capital necessário para financiar as atividades da empresa.
V. As atividades financeiras podem ser divididas em estratégicas e táticas. As atividades estratégicas são atividades de rotina, realizadas nos níveis mais operacionais da empresa. Já as atividades táticas são geralmente tomadas por gestores especializados e são voltadas mais para o longo prazo.
Agora, assinale a alternativa que apresenta as afirmativas corretas.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
II, IV, V.
	Resposta Correta:
	 
II, III, IV.
	Feedback da resposta:
	Resposta incorreta: as decisões de dividendos tratam das decisões sobre a fatia de lucros obtidos pela empresa que serão distribuídos para os acionistas em forma de dividendos e qual parcela será retida. Na distribuição hierárquica da administração de recursos financeiros, podemos dividir as funções/atividades financeiras em executivas/de gestão e funções de rotina. As funções executivas exigem habilidades específicas de gestão, planejamento e previsão, já as funções de rotina são mais vistas no dia a dia e exigem menor habilidade gerencial.
	
	
	
· Pergunta 4
1 em 1 pontos
	
	
	
	De acordo com Barbosa e Brondani (2004, p. 123) “Planejar significa a formulação sistemática de objetivos e ações alternativas, que ao final, a escolha se dará sobre a melhor ação. Também diz respeito a implicações futuras de decisões presentes, pois é um processo de decisões recíprocas e independentes que visam alcançar objetivos anteriormente estabelecidos”
BARBOSA, E. R; BRONDANI, G. Planejamento estratégico organizacional. Revista Eletrônica de Contabilidade , Santa Maria, v. 1, n. 2, p. 123, 2004.
Agora, analise as afirmativas a seguir.
I. O planejamento é um processo que busca trabalhar com o futuro da organização, onde estamos hoje e onde queremos chegar.
II. Os dados de entrada do planejamento são todas as informações que serão utilizadas para sua formulação, elas devem tratar da organização e seu ambiente.
III. O plano, dentro do planejamento, é a formalização e descrição dos recursos necessários para a execução do planejamento, além dos objetivos a serem alcançados.
IV. Os recursos para execução do plano podem ser levantados conforme as coisas vão ocorrendo, provisões e outras decisões de longo prazo são custosas e costumam gerar desperdício de recursos.
V. Na etapa de organização, do processo administrativo, uma das atribuições é a departamentalização. Essa consiste basicamente em decidir o orçamento base de cada área da empresa para compra de móveis e outros insumos do departamento
Assinale a alternativa que traz as afirmativas