A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
9 pág.
Atividade 4 - Gestão em Serviços de Saúde - IBMR

Pré-visualização | Página 1 de 4

Usuário
	ALEXANDRE GOMES DA SILVA
	Curso
	ED0010 GESTÃO EM SERVIÇOS DE SAÚDE EAD20.2 - 202020.133219.08
	Teste
	ATIVIDADE 4 (A4)
	Iniciado
	04/11/20 15:43
	Enviado
	04/11/20 15:45
	Status
	Completada
	Resultado da tentativa
	3 em 10 pontos  
	Tempo decorrido
	2 minutos
	Resultados exibidos
	Respostas enviadas, Respostas corretas, Comentários
· Pergunta 1
0 em 1 pontos
	
	
	
	Rooneu e Ostenberg (1999, p. 3) explicam sobre a certificação em saúde, e trazem que “Apesar de os termos acreditação e certificação serem comumente usados como sinônimos, a acreditação normalmente se aplica a instituições, enquanto a certificação se aplica a profissionais individuais e a instituições. Quando conferida a profissionais individuais [...] esse profissional recebeu instrução e treinamento adicionais e demonstrou competência em [...] requisitos mínimos para licenciamento. [...] Quando aplicada a uma instituição, ou setor de uma instituição, como um laboratório, a certificação normalmente implica que a instituição dispõe de serviços adicionais, tecnologia ou capacidade além daquelas encontradas em instituições semelhantes.”
ROONEY, A. L.; OSTENBERG, P. Licenciamento, acreditação e certificação: abordagens à qualidade de serviços de saúde. Projeto de Garantia de Qualidade, Centro dos Serviços Humanos-CHS . USA: USAID, 1999. Disponível em: https://usaidassist.org/sites/assist/files/licenciamento_acreditacao_certificacao_2000.pdf . Acesso em: 20 jul. 2020.
Dado o contexto descrito, e os conceitos discutidos no texto, assinale a alternativa correta a respeito da certificação em saúde.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Um exemplo de organização certificadora é a ACSA, que apoia organizações e profissionais de saúde na divulgação da qualidade de seu trabalho. Essa organização fornece todos os serviços de marketing necessários para as divulgações focadas em melhoria da imagem da organização de saúde.
	Resposta Correta:
	 
Ao obter uma certificação, a organização tem a oportunidade de se tornar mais competitiva e aumentar sua possibilidade de sucesso no longo prazo. A organização de saúde diminui a assimetria de informação do cliente/paciente, pois é um sinal do seu nível de qualidade.
	Feedback da resposta:
	Resposta incorreta: em resposta à demanda por gestão da segurança e saúde ocupacional, as empresas passaram a integrar padrões de qualidade na gestão. Estas normas estabelecem um modelo para especificação, documentação e manutenção da gestão da qualidade. São um conjunto de princípios que identificam as necessidades de disciplina e especificam os procedimentos e critérios para assegurar que o produto atenda às necessidades do consumidor, sendo esses conceitos aplicados desde manufatura até organizações profissionais como as de saúde. A ACSA, por exemplo, apoia organizações e profissionais de saúde na melhoria da qualidade de seu trabalho por meio de certificação e linhas de atividades que promovem a segurança do paciente, desenvolvimento profissional e inovação em saúde.
	
	
	
· Pergunta 2
0 em 1 pontos
	
	
	
	De acordo com Bittar (2000, p. 72) “Em um setor como o da saúde, em que os recursos não são abundantes, a variável custo torna-se extremamente importante, pois somente a sua contenção permitirá atender o maior número de pessoas, além das implicações na qualidade. [...] os processos [...] necessitam ser avaliados e controlados quanto à sua efetividade, eficácia, eficiência, produção, produtividade, qualidade e quanto a prevenção e redução da morbimortalidade [...] Quanto à questão da imagem, deve-se lembrar da percepção ou da satisfação daqueles que realizam os processos - os profissionais ligados diretamente à saúde, com suas condições de trabalho e de desenvolvimento pessoal.”
BITTAR, O. J. N. V. Gestão de processos e certificação para qualidade em saúde. Revista da Associação Médica Brasileira , São Paulo, v. 46, n. 1, p. 70-76, 2000. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-42302000000100011 . Acesso em: 20 jul. 2020.
Dado o contexto descrito acima e os conceitos discutidos no texto, assinale a alternativa correta sobre a gestão de processos em serviços de saúde.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Alguns fatores que facilitam a avaliação dos processos em gestão de saúde são questões como dependência da mão-de-obra, fatores ambientais, complexidade tecnológica, entre outros.
	Resposta Correta:
	 
Por serem organizações profissionais, hospitais e outras organizações de saúde tendem a ter dificuldades com questões foco da gestão de processos, como a padronização. Muitos profissionais tendem a ver essas práticas como uma ameaça a sua autonomia profissional e consequentemente lutam contra iniciativas dessa natureza.
	Feedback da resposta:
	Resposta incorreta: podemos dividir os processos do hospital em seis grupos de etapas: pré-atendimento, admissão, atendimento assistencial, apoio assistencial, pós-atendimento, gestão empresarial, ou entre os aplicados diretamente aos pacientes e os de suporte. Outra questão relevante é como o conhecimento gerado em uma etapa anterior do atendimento ajuda na etapa subsequente. Apesar de trazer benefícios, a gestão de projetos encontra desafios na gestão de saúde como: dependência de mão-de-obra especializada, alto nível de complexidade tecnológica, diferenças de morbidade e mortalidade, entre outros.
	
	
	
· Pergunta 3
1 em 1 pontos
	
	
	
	Conforme Bonato (2011, p. 321) “Acreditação é um método de avaliação externa da “Qualidade” dos serviços de saúde. Difundida em países de língua inglesa, antecedeu o movimento do gerenciamento da “Qualidade Total”. Seu desenvolvimento se confunde com aquele dos serviços de saúde nos Estados Unidos, exemplo mais conhecido e divulgado dessa vertente da “Qualidade”. Por ter sido desenvolvida para a saúde e dentro da sua realidade, envolveu, sobretudo, a corporação médica. Essas características tendem a diminuir as resistências observadas no setor para a adoção de métodos de avaliação.”
BONATO, V. L. Gestão de qualidade em saúde: melhorando assistência ao cliente. O Mundo da Saúde , São Paulo, v. 35, n. 5, p. 319-331, 2011. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/artigos/gestao_qualidade_saude_melhorando_assistencia_cliente.pdf . Acesso em: 20 jul. 2020.
Analise as alternativas a seguir e assinale aquela que traz a informação correta quanto a acreditação em saúde.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
A acreditação hospitalar é um processo voluntário que as instituições de saúde buscam para mostram que atendem a um determinado conjunto de práticas e normas de gestão da qualidade. A acreditação analisa e atesta que uma instituição atende aos requisitos estabelecidos pela acreditadora.
	Resposta Correta:
	 
A acreditação hospitalar é um processo voluntário que as instituições de saúde buscam para mostram que atendem a um determinado conjunto de práticas e normas de gestão da qualidade. A acreditação analisa e atesta que uma instituição atende aos requisitos estabelecidos pela acreditadora.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta: a acreditação hospitalar é um processo voluntário que busca que as organizações de serviços de saúde adotem uma cultura da qualidade. Durante todo o processo a organização acreditadora realiza um processo de avaliação da qualidade dos serviços da organização candidata, analisando e atestando o a qualidade dos serviços da instituição, por meio de padrões de qualidade previamente definidos.
	
	
	
· Pergunta 4
0 em 1 pontos
	
	
	
	Segundo Bonato (2011, p. 321) “A sistemática de qualidade escolhida pelos serviços de saúde, qualquer que seja, está vinculada a um conjunto de ações e posições socioculturais de seus gestores. Retrata relações estabelecidas entre eles, no processo de trabalho e em seus grupos de referência, refletindo-se nas opções definidas. O sistema de crenças e valores dos indivíduos e da organização está embutido na escolha metodológica, que visa a atender às expectativas das partes comprometidas no pro cesso. Os sistemas híbridos