Buscar

Planejamento de redação sobre Mobilidade Urbana, 1 introdução, 1 desenvolvimento e 1 proposta de intervenção

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Mobilidade Urbana no século XXI: O ir e vir em questão na sociedade brasileira
Processo de industrialização > êxodo rural > urbanização 
Karl Marx: O capitalismo prioriza o lucro em detrimento de valores.
Juscelino Kubitscheck: o carro é símbolo de ascensão social
Preferência de uso de transporte individual do que usa transportes coletivos, devido a precariedade.
Inchaço populacional e expansão das cidades, o poder público não dá assistência a essas áreas afastadas em relação as políticas de mobilidade. Com o aumento dessas áreas, as pessoas precisam de deslocar por distâncias maiores, o que aumenta a demanda de mais veículos nas ruas.
Melhoria de transportes públicos 
Melhorar a infraestrutura das cidades
Devido ao processo de industrialização no Brasil ocorreu o êxodo rural, no qual as pessoas se deslocavam do campo para a cidade em busca de emprego e de melhor qualidade de vida. Nesse contexto, ocorreu o crescimento acelerado e desordenado da população nas cidades, de modo que faltou um planejamento urbano, sendo necessário, no século XXI, pensar na questão da mobilidade urbana na sociedade brasileira e no direito de ir e vir de cada cidadão. Dessa forma, a preferência por transporte individual e o inchaço populacional são desafios para o planejamento dos trânsitos brasileiros.
A princípio, é fato público e notório que a precariedade dos transportes coletivos, incentiva a preferência por automóveis particulares. Sob esse viés, de acordo com o sociólogo Karl Marx, o capitalismo prioriza o lucro em detrimento de valores. Nesse sentido, a gestão pública, responsável pelos transportes públicos, dificultam a questão da mobilidade urbana no século XXI, uma vez que tornam os preços abusivos e não investem na manutenção e melhoria dos ônibus e metrôs, sendo assim, menosprezando o direito de ir e vir da população. Desse modo, parte do corpo social recorre aos veículos individuais e, consequentemente, aumenta a ocupação de carros nas ruas e dificulta o planejamento das cidades.
Portanto, compreende-se que é necessário criar medidas que colabore para a questão do ir e vir da sociedade brasileira. Para isso, as Prefeituras Municipais, órgão responsável pelo planejamento da cidade, devem melhorar e ampliar o serviço dos transportes coletivos, por meio de verbas destinadas a manutenção deles e a compra de novos, com o intuito de compensar os preços altos da passagem e garantir conforto, segurança e qualidade a população e, também, atender a demanda populacional, a qual cresce cada vez mais.

Continue navegando