Buscar

PROVA 1 - MEMÓRIA E INTELIGÊNCIA (QUESTÕES DISSERTATIVAS) (2)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

PROVA 1 - MEMÓRIA E INTELIGÊNCIA (QUESTÕES DISSERTATIVAS)
Carolina Zaghetti - 201310-66
1. Explique e defina os subsistemas da memória de trabalho, depois escolha
exemplos da vida cotidiana que demonstre a ação de cada subsistema, a função da MT e a sua importância. (1,0)
A memória de trabalho possui 4 subsistemas, e eles são:
· Alça Fonológica: tem como função armazenar temporariamente informações auditivas e verbais, ela é ativada sempre que falamos ou lemos algo. Ela pode ser vista em ação quando repetimos alguma palavra para lembrarmos dela depois de um tempo e não esquecê-las;
· Alça Visuoespacial: tem como função armazenar temporariamente informações visuais e espaciais, ela permite que o indivíduo possa se localizar no meio em que está, possibilitando o planejamento de movimentos. Pode ser vista em ação quando olhamos para uma maca em cima da mesa, e momentos depois lembramos exatamente onde ela está, ao lembrarmos da “imagem” dela;
· Episódio Buffer (Episodic Buffer): tem como função possibilitar a interação entre a memória de trabalho (componentes verbais, visuais e espaciais, provenientes da alça fonológica e alça visuoespacial) com a memória de longo prazo (episódica e semântica), e transformá-los em um único episódio. Podemos ver esse subsistema em ação quando indivíduo está andando na rua, vê um outdoor de uma paisagem, que lembra ele de uma viagem que fez quando era pequeno (tal memória é uma memória de longo prazo);
· Executiva Central: tem como função de coordenar e organizar, com a ajuda de processos relacionados a atenção, os subsistemas da alça fonológica e visuoespacial. Podemos ver ela em ação quando temos uma série de informações sendo passadas, com estímulos visuais e verbais, como um filme, e conseguimos lembrar detalhes visuais e verbais do mesmo. 
A memória de trabalho tem como função gerenciar e captar informações novas, ela também as relaciona com a memória de longo prazo, ou seja, com os conhecimentos já existentes. Ela serve para reter temporariamente a informação enquanto o indivíduo está realizando alguma outra ação, dando continuidade a atos anteriores e posteriores. A importância do mesmo é que quanto mais exercitamos esse tipo de memória, conseguimos nos concentrar mais, obedecer melhor instruções complexas, e também a memória de trabalho está diretamente ligada com QI altos.
2. O que pode ter chamado a atenção dos advogados para reabrir o caso de
Peter? Houve problema nas identificações conduzidas pela polícia? Quais efeitos podem ter interferido na vivência e recordação da testemunha? Discuta considerando os conceitos teóricos estudados em Memória. Não esqueça de definir os conceitos e relacionar com o caso. (1,5)
	As recordações dadas por testemunhas oculares são extremamente frágeis e passíveis de erros, e isso pode ter chamado a atenção dos advogados para reabrir o caso de Peter, pois quando a testemunha ocular presencia o crime, ela teve foco total na arma (muito comum nesses casos), pois chama sua atenção, e também pode sofrer do efeito inter-racial, onde a pessoa foca em pessoas de raça diferente, as memórias de testemunhas oculares são facilmente distorcidas e manipuláveis por informações pós-eventos e por sugestionabilidade por parte dos policiais e advogados. 
	Pela falta de detalhes na entrevista cognitiva, os investigadores falharam ao tentar acessar a memória da testemunha, já que a mesma estava o tempo todo olhando para o chão e focada na arma do crime.
3. Considerando o processo de Inteligência e as ênfases comumente 
utilizadas para defini-la, discuta os casos 1 e 2 apontando a importância deste processo para a vida e para as realizações das pessoas.
	Caso 1 - Pelo o que é relatado no caso 1, S tem o diagnóstico de deficiente intelectual grave, com a causa do retardo intelectual, de acordo com as ênfases comumente utilizadas para definir inteligência, S não possui a capacidade de aprender com a experiência, já que não consegue ler, escrever, se vestir ou comer sozinha, sempre precisando de auxílio, o fato de S estar em uma instituição para indivíduos com retardo intelectual eh muito bom para sua qualidade de vida, já que tudo ao seu redor está adaptado para suas dificuldades cognitivas.
	Caso 2 - John Stuart Mill é um exemplo perfeito de como o Efeito Flynn age na vida de um indivíduo, por exemplo, Mill vivia na Inglaterra e seu pai o orientou a estudar Grego, ou seja, ele estava inserido em uma cultura mais complexa e sofisticada, sendo assim, com ajuda e apoio de seu pai, ele desenvolveu novas aptidões mentais, como a escrita e sua facilidade com álgebra e geometria, consequentemente aumentando significativamente seu QI de 190.

Continue navegando