Buscar

Atividade Discursiva 2 - Genética de Populações e Evolução - ULBRA 2020/02

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade Discursiva 2 – Genética de Populações e Evolução – ULBRA 2020/02
Na edição número 56 (ano 5) de março de 1996 da Revista ‘Globo Ciência’, um leitor fez a seguinte pergunta: “A teoria de Darwin é de que nós descendemos dos macacos, que evoluíram do Australopithecus ramidus até o Homo sapiens (Cro-Magnon). Por que os macacos de agora não evoluem?” A pergunta foi respondida por uma bióloga e publicada na seção ‘Sem Dúvida’. E você, como responderia a esse leitor?
 
As respostas devem ser individuais, elaboradas pelo próprio aluno, e expressar o seu entendimento acerca da questão formulada. Consulte a bibliografia sugerida no plano de aprendizagem e outras referências sobre esse assunto. Elabore a sua resposta na forma de um texto de 5 a 10 linhas. Não é necessário citar as referências bibliográficas consultadas para elaborar a resposta. Serão avaliados os seguintes pontos: organização e estrutura textual, pertinência ao tema (responder o que foi solicitado) e ortografia.
Resposta
Como foi citado no enunciado, os homens modernos, da espécie Homo sapiens sapiens, não evoluíram dos macacos, mas compartilham de um ancestral comum com eles. Está errado pressupor que os macacos não evoluíram. A ideia de evolução não está ligada ao acúmulo de força ou inteligência, apenas à noção de mudança ao longo do tempo. Assim como o ser humano, os macacos também evoluíram, porque tiveram de passar por diversas adaptações ao seu ambiente onde vivem e, ao longo do tempo, foram mudando também sua relação com outras espécies e entre os indivíduos da mesma espécie.
Feedback
Vinícius compreende que o que foi dito por Charles Darwin é que compartilhamos um ancestral comum, mas algo deve ser corrigido: a pergunta do leitor é referente a evoluções ontemporâneas e futuras, não passadas. Assim, os macacos de agora continuam evoluindo (pergunta do leitor). Evolução não significa que os macacos devam se transformar em humanos.
Profa. Tutora Luciana Marcon

Continue navegando