Buscar

trabalho4.Eude Herança x sexo

Prévia do material em texto

Eude Rocha Egadanga
Herança dos caracteres ligados ao Sexo
· Genes localizados no cromossoma Y
· Características influenciadas pelo sexo
· Características com efeitos limitado ao sexo
Licenciatura em Ensino de Química
 5º Ano
Universidade Licungo
Quelimane
2020
Eude Rocha Egadanga
Herança dos caracteres ligados ao Sexo
· Genes localizados no cromossoma Y
· Características influenciadas pelo sexo
· Características com efeitos limitado ao sexo
Licenciatura em Ensino de Química
 (
Trabalho de pesquisa a ser apresentado no Departamento de Ciências Naturais e Matemática a fins avaliativos na cadeira 
GGP
) 5º Ano
 Tutor de Especialidade: Domingos Tomo J. S. Patrício
Universidade Licungo
Quelimane
2020
Índice
Introdução--------------------------------------------------------------------------------------------------4
Herança dos caracteres relacionados ao Sexo: Determinação do sexo ----------------------------5
Herança ligada ao sexo ou herança ligada ao cromossoma X---------------------------------------5
O Daltonismo----------------------------------------------------------------------------------------------6
Hemofilia --------------------------------------------------------------------------------------------------7
Genes localizados no cromossoma Y-------------------------------------------------------------------7
Características influenciadas pelo sexo----------------------------------------------------------------8
Características com efeitos limitado ao sexo----------------------------------------------------------9
Conclusão-------------------------------------------------------------------------------------------------10
Referencias bibliográficas------------------------------------------------------------------------------11
Introdução 
O presente trabalho da cadeira de genética geral das populações, vai abordar sobre as heranças dos caracteres ligados ao sexo. Adiantar que trata-se de caracteres hereditários ligados e influenciados ao sexo. Portanto, neste trabalho será abordado de forma minuciosa e detalhada sobre a herança dos caracteres relacionados ao sexo, determinação do sexo, a herança ligada ao sexo, a herança ou características ligadas ao cromossoma Y ou genes localizados no cromossoma Y, as características influenciados pelo sexo e por fim vai se abordar sobre as características limitadas pelo sexo. O trabalho trás os conteúdos de forma sequencial e na ordem gradual de aquisição do conhecimento, para a facilitação da aquisição do conhecimento, proporcionando pré-requisitos em cada subtítulo para a compressão do próximo subtítulo.
Herança dos caracteres relacionados ao Sexo
· Determinação do sexo 
A herança dos caracteres ligados ao sexo, trata-se da transmissão dos caracteres presentes nos genes que se encontram nos cromossomas sexuais envolvidos na determinação da característica hereditárias.
Nos humanos, encontramos 46 cromossomas, destes a metade 23 é herança materna e outra metade 23 paterna. Nestes existe um par de cromossomas chamados de cromossomas sexuais ou alossomos e os demais são chamados de autossômos. Vale realçar que nos humanos, a mulher apresenta cromossomas sexuais idênticos, XX e o homem apresenta cromossomas sexuais morfologicamente diferentes XY. 
Neste sistema de determinação de sexo denominado XX-XY, o macho é responsável pela definição do sexo da progênie. Neste caso, os machos, XY, produzem metade dos gâmetas com o cromossoma X e a outra metade com o cromossoma Y. Já a fêmea ou mulher, XX, produz apenas gâmetas com os cromossomas X. Caso o gâmeta feminino seja fecundado com um X do pai será formada uma fêmea ou então uma filha e, no caso da junção de um X materno com um Y paterno, há a formação de um macho ou filho. Como o macho pode formar dois tipos de gâmetas, este é considerado o sexo heterogametico. 
O cromossoma sexual masculino Y, apresenta poucos genes na maioria responsáveis pela determinação do sexo masculino, enquanto o cromossoma sexual feminino X, possui grandes quantidades de genes, envolvidos na determinação de várias características. Os cromossomas XY apresentam pequenas regiões homólogas nas suas extremidades, assim não ocorrem a recombinação entre os seus genes.
 (
y
)E assim, a herança ligada ao sexo esta restrita aos cromossomas sexuais. Enquanto, a herança autossômica ocorre nos cromossomas autossômicos que não interferem na determinação das características sexuais, mas que podem ser influenciados pelas hormonas sexuais.
 Região não-homologa Herança restrita ao sexo, ou ligada ao Y
 do cromossoma Y
 (
X
)------------------------------------------------------------------
 Região homologa Herança influenciada pelo sexo
 dos cromosomas X e Y
----------------------------------------------------------------------
 Herança ligada ao sexo ou herança ligada ao X
Observamos na figura acima, a representacao da herança holandrica ou restrita ao Y, onde temos genes localizados na região não homologa dos cromossomas sexuais.
Também podemos ver a herança ligada ao sexo, ou ligada ao cromossoma X, dominate ou recessiva, que constitui genes localizados na região não-homologa entre sexuais.
Vale notar também que o sistema XX-XY, ocorre na maioria dos vertebrados, em mamíferos, em alguns insectos, diversos tipos de peixes e algumas plantas.
Herança ligada ao sexo ou herança ligada ao cromossoma X
A herança ligada ao sexo, é a herança dos caracteres hereditários relacionados com os genes presentes na parte ou região não-homologa ou heteróloga dos cromossomas sexuais, no caso dos humanos, os genes presentes no cromossoma X e que não tem correspondência no cromossoma Y. Ou em outras palavras é o tipo de características determinada por alelos presentes exclusivamente no cromossoma X. Estes são expressos fenotipicamente com maior frequência quando presentes em indivíduos do sexo masculino, pois basta o alelo estar presente para o seu efeito se manifestar. Ao contrário do que acontece em fêmeas pois o outro cromossoma é capaz de reprimir a expressão do recessivo, como elas possuem dois cromossomas XX, sendo assim duas dessas regiões. Então nas fêmeas um dos cromossomas X é inactivado para evitar a dose dupla dos genes. Entretanto esta inactivação é aleatória formando nichos celulares.
Como os filhos herdam genes do cromossoma X da mãe somente, por isso é considerada herança materna. Por isso o homem, sempre recebe a herança ligada ao sexo ou características determinadas por alelos presentes exclusivamente no cromossoma X da parte da mãe. E como as mulheres possuem dois cromossomas X, elas tem duas dessas regiões. Já os homens, como possuem apenas um cromossoma X tem apenas um de cada gene. Por isso um gene recessivo presente no cromossoma X de um homem ira se manifestar, uma vez que não há um alelo dominante que o impeça a sua expressão.
 E como exemplo temos o daltonismo e a hemofilia.
O Daltonismo
O daltonismo na espécie humana, trata-se da incapacidade relativa na distinção de certas cores, na sua forma clássica, geralmente cria confusão entre o verde e o vermelho.
É um distúrbio causado por um gene recessivo localizado na porção heteróloga do cromossoma X, o gene , enquanto o seu alelo dominante determina a visão normal. Neste caso, a mulher de genótipo , embora possua um gene para o daltonismo, não manifesta a doença, pois se trata de um gene recessivo. Ela é apenas portadora do gene para o daltonismo. Mas no caso do homem de genotipo Y, apesar de ter o gene em dosesimples ou recessiva, manifesta a doença devido a ausência do alelo dominante capaz de impedir a expressão do gene recessivo.
	Sexo 
	Genótipo 
	Fenótipo 
	Feminino 
	/
	Mulher normal/ portadora
	
	
	Mulher daltónica (caso raro)
	Masculino 
	
	Homem normal
	
	
	Homem daltónico 
Observamos que o , não é nen homozigotico ou heteroxigoto, mas sim hemizigoto recessivo, pois do par de genes ele só possui um. O homem de genótipo é hemizigoto dominante. E que, os homens afectados transmitem o gene a todas suas filhas, enquanto os filhos não são afectados. Também, existe 50% de chances da mãe portadora passar o gene afectado a um filho ou uma filha.
Hemofilia 
A hemofilia, é um distúrbio da coagulação sanguínea, em que falta o factor VIII, uma das proteínas envolvidas no processo, encontrado no plasma das pessoas normais. As pessoas hemofílicas têm uma tendência a apresentar hemorragias graves depois de traumatismos banais, como um pequeno ferimento ou uma extracção dentaria. O tratamento da hemofilia consiste na administração do factor VIII purificado ou derivados de sangue em que ele pode ser encontrado.
A hemofilia é condicionada por um gene recessivo, representado por h, localizado no cromossoma X. são raro os casos de mulheres hemofílicas, já que a mulher, para apresentar a doença, deve ser descendente de um homem doente e de uma mulher portadora , ou hemofílica . Como esse caso é raro, acreditou-se por longo tempo que existiriam mulheres hemofílicas, pensando-se que elas morreriam por hemorragia logo após a primeira menstruação. No entanto foram relatados casos de mulheres hemofílicas, e observou-se que a interrupção do fluxo menstrual deve-se a contracção dos vasos sanguíneos do endométrico, e não pela coagulação do sangue.
	Sexo 
	Genótipo 
	Fenótipo 
	Feminino 
	/
	Mulher normal/ portadora
	
	
	Mulher hemofílica (caso raro)
	Masculino 
	
	Homem normal
	
	
	Homem hemofílico 
Genes localizados no cromossoma Y
Os genes localizados no cromossoma Y ou herança restrita ao sexo ou ainda herança holandrica, corresponde aos genes alelos localizados no cromossoma Y que lhe são exclusivos, na porção encurvada que não é homóloga ao X. Esta herança é determinada por genes do cromossoma Y da região não-homologa entre os cromossomas sexuais, denominados genes holandricos.
Esses genes são herdados de pais para filhos, pois somente os homens possuem o cromossoma Y.
Como exemplo, temos fora das regiões pseudoautossomicas, os genes SRY(sex-determining region of Y chromossome), um dos principais responsáveis pela determinação do sexo. O gene SRY codifica para o factor de determinação testicular, sendo a sua expressão responsável pela definição do sexo masculino. Quando este gene SRY, esta presente e funcional, sua expressão estimula a medula da gônada embrionária a se diferenciar em testículos. A produção de testosterona pelo testículo induz o aparecimento das características masculinas no indivíduo. A ausência deste gene, como ocorre normalmente em mulheres, implica na falta do factor determinante de testículos, provocando o desenvolvimento do córtex da gônada primitiva, o que origina o ovário. Na ausência de grandes quantidades de testosterona ocorre o aparecimento das características sexuais femininas.
Outro exemplo da herança restrita ao sexo é a hipertricose, caracterizadas pela presença exagerada de pelos nas orelhas masculinas.
Características influenciadas pelo sexo
Essas características ocorrem nos genes autossômicos, e são predominantemente em um dos sexos, sendo dominante em um sexo e recessivo no outro. Isto quer dizer que, esta herança ocorre quando alguns genes expressam-se em ambos os sexos, mas comportam-se de modo diferente em homens mulheres. Esta influência é detectada nos heterozigoticos, onde os genes, autossômicos são influenciados pelo sexo do portador. E essa diferença de comportamento se deve ao ambiente hormonal e fisiológico do sexo de cada indivíduo. Um gene é influenciado pelo sexo quando ele age como dominante num sexo e recessivo no outro. Assim ocorre uma reversão de dominância em função do sexo do indivíduo, a qual é constatada pela variação de fenótipo apresentados pelos heterozigoticos dos dois sexos.
Como exemplos temos a calvície, que é dominante em homens e recessivo em mulheres, a pelagem de bovinos da raça Ayrshire e os chifres da raça Dorset de ovinos.
 (
Hh
) (
HH
)Exemplo 1: Os chifres da raça Dorset de ovinos
HH chifres
Hh Mocho Macho com Chifres Fêmea mocha 
Hh Macho chifre
Hh fêmea mocha 
 (
Hh
) (
Hh
) (
HH
)
 
 Chifres chifres mocha
Exemplo 2: A calvície 
A calvície pode ter origem em vários factores, dentre elas, a seborreia, sífilis, distúrbios da tiróide, etc. No entanto a intensidade e alguns tipos de calvície podem ser hereditários. A calvície hereditária tem o seguinte mecanismo:
	Genotipo 
	Homem 
	Mulher 
	BB
	Calvo 
	Calva 
	Bb
	Calvo
	Não calva 
	bb
	Não calvo 
	Não calva
Neste caso, o alelo B determina a calvície e o alelo b determina a presença de cabelos. O alelo B domina b, quando em um individuo masculino. Em femininos, o alelo b domina o B.
Características com efeitos limitado ao sexo
As características com efeitos limitados ao sexo, ocorre quando os genes autossômicos são regulados por harmónios sexuais. Portanto nestes casos, envolve genes que ocorrem nos dois sexos, mas se manifestam apenas em um sexo devido a efeitos hormonais. Isto quer dizer que, um dos sexos apresenta um único fenótipo, para qualquer que seja seu genótipo. A segregação fenótipica ocorre apenas no sexo oposto. Temos exemplos, a produção de leite, a produção de ovos, as penas das galinhas, a manifestação dos caracteres sexuais secundários no homem e na mulher, etc. Notemos o Exemplos das asas de borboletas (género Colias).Neste exemplo, a segregação fenótipica ocorre apenas no sexo feminino, no qual o alelo W determina as asas de cor branca e o alelo recessivo w determina asas de cor amarelas. Mas nota-se que os machos só apresentam asas amarelas.
	Genotipo 
	Fêmea 
	Macho 
	WW
	Branca 
	Amarela 
	Ww
	Branca 
	Amarela 
	ww
	Amarela 
	Amarela 
Conclusão 
Depois de várias pesquisas e estudos em torno dos temas arrolados no presente trabalho, cheguei a conclusão que nos 46 cromossomas nos humanos, a mulher apresenta um par cromossomas sexuais idênticos, XX e o homem apresenta um par de cromossomas sexuais morfologicamente diferentes XY responsáveis na determinação das características sexuais. E o macho é responsável pela definição do sexo dos filhos. Porém herança ligada ao sexo, é a herança dos caracteres hereditários relacionados com os genes presentes na região não-homologa dos cromossomas sexuais e, são expressos fenotipicamente com maior frequência quando presentes em indivíduos do sexo masculino, pois basta o alelo estar presente para o seu efeito se manifestar. Temos como casos a hemofilia e o daltonismo. A herança restrita ao sexo ou herança holandrica, corresponde aos genes alelos localizados no cromossoma Y que lhe são exclusivos, na porção não-homóloga ao X. São herdados somente de pais para filhos, e temos como exemplos os genes responsáveis pela determinação testicular SRY e os genes da hipertricose. As características influenciados pelo sexo ocorre nos cromossomas autossômicos e esta herança ocorre quando alguns genes expressam-se em ambos os sexos, mas comportam-se de modo diferente em homens mulheres pelas influências hormonais ou fisiológicas do género sexual. Enquanto, as características com efeitos limitados ao sexo, ocorre também quando os genes autossômicos são regulados por harmónios sexuais, mas nestes casos, os genes que ocorrem nos dois sexos, se manifestam apenas em um sexo.
Referências bibliográficas
· SOUZA,Paulo Roberto Eleutério; SILVAHildson Dornelas Angelo; at al,(2005) Genética geral para universitários. 1ed. Recife: EDUFRPE. Brazil;
· METTLER, L.E., GREGG, T.G. (1973) Genética de populações e evolução. Trad. R. Vencovsky et al. São Paulo: Polígono e Editora da Universidade de São Paulo, 262 p. 
· AMABIS, J.P.; MARTHO, G.R.( 1990), Fundamentos da Biologia Moderna. 1ed. São Paulo: Moderna, p. 345-350.
· SORIANO, J.M. CRUZ, C.D., B ARROS, E. G.(2001) Genética – Fundamentos. Viçosa: UFV,267p.
11

Continue navegando