Buscar

AD2 - Deuteros

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AD2 – Diversidade Biológica dos Deuterostomados. 
Nome: Douglas Teixeira Corrêa
Matrícula: 16111020130
Polo: Itaocara
Dissecação de Aves 
Introdução
As aves são animais vertebrados, elas possuem um esqueleto interno no qual é formado por estruturas ósseas que se ligam ordenadamente entre si. O esqueleto é responsável em dá forma ao corpo, além de sustentação e proteção aos órgãos internos. 
O esqueleto é revestido por músculos, e os músculos são revestidos por pele que é revestida por penas. 
Material utilizado durante a prática
· Bisturi 
· Tesoura
· Luvas
· Bandeja
· Pinça 
· Ave para realizar a dissecação
Procedimentos
No início da prática foi observado a morfologia externa da ave que no caso foi uma galinha, foi observado o formato dos pés da galinha, no qual possui 4 dedos, sendo que 3 são direcionados para frente e 1 para atrás. 
Na ave foi observado na cabeça, o crânio, no qual é articulado à coluna vertebral através do côndilo occipital. Ao observar o bico, foi visto que possui uma mandíbula superior e uma inferior, no qual não possuía dentes. Descendo para o tronco foi observado as vértebras, e também o esterno que é largo e cobre toda a parte dorsal do tórax e do abdómen, onde se estende para uma lâmina óssea denominada quilha, que é responsável na fixação dos fortes músculos das asas. 
Ao observar os membros anteriores da ave, nota-se que eles são ligados ao tronco da ave pela omoplata e da clavícula, esses membros são formados por úmero, rádio, carpo, metacarpo, cúbito e dedos. 
Observando os membros posteriores, nota-se que são formados pelo fêmur e pela tíbia no qual é muito desenvolvida e pelos perónio, tarso, metatarso e dedos. Os ossos das aves são na maioria ocos, no qual se denomina ossos pneumáticos, esses ossos possuem ar em seu interior no qual se comunicam com o sistema respiratório fazendo com que o esqueleto da ave se torne mais leve favorecendo a respiração durante o voo. 
Durante a abertura da ave com o bisturi, podemos observar duas das três cavidades onde ficam localizados os órgãos internos. Na cavidade torácica podemos observar os pulmões, sacos aéreos e o coração, já na cavidade abdominal, podemos observar o fígado, a moela, o pâncreas, o proventrículo, os intestinos, os rins e os órgãos reprodutores.
Nos sistemas reprodutor pode ser observado como é formado o do galo e como é formado o da galinha. No galo pode-se observar os dois testículos onde é produzido os espermatozoides, os canais onde leva os espermatozoides até a cloaca e pode ser observado a cloaca onde é o órgão no qual os espermatozoides passam pelo orifício cloacal para a galinha. 
Na galinha foi possível observar os dois ovários no qual apenas o do lado esquerdo desenvolve mais do que o direito e é o único dos dois que produz óvulos, pode observar também o oviduto que é o canal subdivido em várias regiões que se liga na cloaca e pode ser visto também a cloaca no qual que na galinha é o órgão que recebe os espermatozoides do galo e por onde é extraído o ovo após ter sido produzido. 
Conclusão
Após concluir as observações, pude perceber que as aves possuem estruturas no qual são adaptadas para que ela consiga sobreviver no meio em que se encontra, possui um esqueleto mais leve para poder facilitar em seu voo. Pude perceber algumas semelhanças em seus órgãos com os dos seres humanos, principalmente puder ver e entender como cada corpo é preparado para o animal sobreviver em seu habitat.

Continue navegando