Buscar

Organização do Trabalho Educativo em Ambiente Não Escolar

Prévia do material em texto

o:
	Carla Infancia Rodrigues (996100)
	
	Disciplina:
	Organização do Trabalho Educativo em Ambiente Não Escolar (PED16)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual Semipresencial ( Cod.:657356) ( peso.:1,50)
	Prova:
	25281100
	Nota da Prova:
	9,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Bock (1995) afirma que o indivíduo começa a ter noção de vida em sociedade a partir da convivência com a família. Partindo desta experiência, o indivíduo começa a desenvolver sua identidade perante a sociedade. Sobre as prioridades da família neste processo, analise as sentenças a seguir:
I- Fazer a orientação da criança apenas em casa.
II- Orientar a criança, a fim de prepará-la para a ampliação do seu futuro círculo de relações.
III- Orientar a criança para a convivência em novos espaços e como se comportar com novas amizades.
IV- Apenas para estar presente em sua infância.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: BOCK, Ana M. B.; FURTADO, Odair; TEIXEIRA, Maria de L. T. Psicologias. 8 ed. São Paulo: Saraiva. 1995.
	 a)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.
	2.
	A empatia consiste na capacidade de uma pessoa em tentar entender o que a outra pessoa sente, caso estivesse numa situação idêntica a vivenciada por ela. Assim, a empatia consiste no elemento que sustenta a relação entre professor e aluno, mais especificamente em se colocar no lugar da pessoa que aprende. Os dois principais tipos de relação entre professor e aluno são relação e comunicação mais pessoal e a relação de orientação própria ao estudo. Sobre o conceito da relação de orientação própria ao estudo, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O professor organiza suas aulas para que o conteúdo seja transmitido conforme os livros didáticos, objetivando somente o aprendizado.
	 b)
	O professor reconhece os avanços dos alunos com atitudes de cordialidade, priorizando o desenvolvimento da afetividade no grupo.
	 c)
	O professor organiza o conteúdo de forma criativa, que será estudado pelos alunos, de forma a desconsiderar a afetividade no decorrer do processo.
	 d)
	O professor estabelece objetivos de aprendizagem que devem estar de acordo com a demanda técnica da sociedade.
	3.
	Para Perrenoud (2000), a pedagogia diferenciada infere a respeito de diferenciar no processo de ensino e aprendizagem, considerando as vivências dos alunos nas situações de aprendizagem, ou seja, uma abordagem sistêmica que engloba professores, alunos, família e sociedade no processo educativo, intuindo a necessidade de organizar a reflexão como paradigma de individualização nos processos de formação, em que o aluno se transforma no sujeito responsável na construção do conhecimento. Com base no exposto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
I- A pedagogia diferenciada centra o processo na ação do professor, principalmente quando indica estratégias educacionais capazes de resolver os problemas pedagógicos, com outras formas de resolver as dificuldades educacionais.
PORQUE
II- Destaca o enfoque no significado que se atribui à forma de trabalhar os conteúdos na sala de aula, permitindo ao aluno maiores possibilidades de aprendizagem e ao professor a satisfação de realizar um trabalho com competência.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: PERRENOUD, P. Pedagogia Diferenciada: das intenções à ação. Trad. Patrícia Chittoni Ramos. Porto alegre: Artes Médicas Sul, 2000.
	 a)
	As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	 b)
	A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
	 c)
	A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
	 d)
	As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
	4.
	As modalidades de educação podem ser divididas em formal, informal e não formal. Cada modalidade apresenta características próprias que difere na organização e estrutura dos processos de ensino e aprendizagem. Assim, a educação formal infere em uma aprendizagem formal, a informal revela os conhecimentos do senso comum e a não formal desenvolve uma série de situações de aprendizado. A respeito dos processos de aprendizagem desenvolvidos na educação não formal, avalie as asserções a seguir:
I- A educação não formal desenvolve alguns processos de aprendizagem, como a capacidade da criança em interagir nos grupos coletivos de forma coerente.
PORQUE
II- Amplia as interpretações sobre a construção de mundo e contribui para a formação do entendimento da identidade em relação a uma determinada comunidade.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
	 b)
	A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
	 c)
	As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
	 d)
	As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	5.
	Durante todo o século XX, a concepção que todos tinham do professor era a de que o "conhecimento" pertencia apenas a ele, de forma absoluta, e quanto ao aluno, precisava procurar aprender para que ele mesmo não precisasse repetir aquela série e não fosse punido pelo professor e pelos pais de forma física e psicológica. Diante desta questão, qual era o estilo do professor deste século?
	 a)
	Ditador.
	 b)
	Progressivo.
	 c)
	Ensinante.
	 d)
	Piagetiano.
	6.
	Há um debate educacional em torno das competências e podemos verificar isso nos artigos e encontros acadêmicos da área da educação no Brasil. Uma posição apresentada nestes debates é que, além de ensinar os alunos a escrever corretamente, deveríamos nos questionar se estamos preparando-os para ler notícias, contratos, editoriais, entre outros documentos, ou seja, propiciando o desenvolvimento de competência, cuja ideia central é aplicar o conhecimento nas situações concretas da vida. Sobre o conceito de competência, de acordo com estudos de Perrenoud (apud CONZATTI, 2014), analise as sentenças a seguir:
I- Competência está vinculada à capacidade de atuar de maneira dinâmica e eficaz em um determinado tipo de situação, sustentada em conhecimento, mas sem limitar-se a ela.
II- Competência possui uma definição clara e objetiva relacionadas somente às disciplinas e aos conteúdos escolares.
III- Competência pode ser desenvolvida por três aspectos que envolvem desempenho, hábito e sucesso.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: CONZATTI, Mônica. Organização do trabalho educativo em ambiente não escolar. Indaial: Uniasselvi, 2014.
	 a)
	Somente a sentença I está correta.
	 b)
	Somente a sentença II está correta.
	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	7.
	O professor que é realmente comprometido com o aluno e com seu processo de aquisição de conhecimento irá lutar por vários ângulos da didática para proteger o seu aluno, assegurando-o ao direito ao conhecimento de forma significativa. Sobre os meios que ele deve seguir, analise as sentenças a seguir:
I- Buscará o acesso a aulas extras e metodologias mais lúdicas e pensará no aluno e em sua condição ambiental.
II- Usará a sensibilidade como forma de compreensão das dificuldades do aluno e pensará estrategicamente em soluções didáticas para a promoção do ensino.
III- Seguirá os seus instintos empíricos somente.
IV- Verificará a culpa do aluno e dará seguimento nas matérias, pois o fato de o aluno ter fracasso escolar não partiu do professor.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	8.
	Permitir momentos de diálogo e troca de experiênciaé também uma das funções do professor ao planejar sua prática diária. Afinal, o espaço educativo deve ser um ambiente que favoreça a socialização e o compartilhamento dos saberes. Sobre a socialização, Bock (apud CONZATTI, 2014) nos indica que ocorrem por dois processos distintos. Sobre esses processos, analise as afirmativas a seguir:
I- Socialização primária: refere-se aos valores e às situações vividas no ambiente familiar ou de convívio.
II- Socialização secundária: refere-se às influências fora do ambiente familiar ou de convívio, como escola, ambiente de trabalho, amigos, grupos, entre outros.
III- Socialização posterior: refere-se aos controles de comportamento em situações ocorridas externos ao ambiente familiar ou de convívio.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: CONZATTI, Mônica. Organização do trabalho educativo em ambiente não escolar. Indaial: Uniasselvi, 2014.
	 a)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 b)
	Somente a afirmativa II está correta.
	 c)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 d)
	Somente a afirmativa I está correta.
	9.
	A terminologia formal/não formal/informal apresenta origem anglo-saxônica, utilizada a partir dos anos de 1960. Em 1945, houve um crescimento na demanda escolar em virtude do pós-Guerra Mundial, não conseguindo atender às aspirações dos sistemas escolares dos países desenvolvidos. As instituições escolares passaram a ser questionadas como locais para promoção social. Outro ponto a destacar foram as indagações quanto a sua eficácia com relação à formação de recursos humanos, para desempenharem as novas tarefas oriundas da transformação industrial. A crise na educação vivenciada na época suscitou certo planejamento educacional, valorizando as atividades e experiências não escolares. Contudo, não somente associadas à formação profissional, mas que referem à cultura de forma geral. Com base no exposto, analise as afirmações a seguir:
I- A educação não formal seria os aprendizados no mundo da vida, nos processos de compartilhamento das experiências em espaços e ações coletivas, desenvolvidas no cotidiano social.
II- Refere-se às experiências vivenciadas no ambiente escolar, nos processos de interação entre os alunos, distinguindo-os do escolar que diz respeito à construção do conhecimento.
III- O educador na educação não formal seria o outro, aquele com quem interage nos diversos momentos de atividades, conversas e partilha de interesses, a pessoa que se estabelece uma relação de integração.
IV- Ocorre em ambientes e situações construídos na coletividade, segundo os interesses de determinados grupos, onde a participação é optativa, impulsionada pela vontade de participar ou de aprender.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	I, II, IV.
	 b)
	I, III, IV.
	 c)
	III, IV.
	 d)
	II, III.
	10.
	Competência em ensinar exige do professor uma postura crítica sobre a diversidade, sabendo atuar no coletivo, considerando as diferenças, sob a ótica da inclusão. Nesse sentido, o pedagogo que trabalha contrário a esta perspectiva poderá trazer consequências que influenciarão no desenvolvimento do aluno. Sobre a postura docente que se opõe a uma prática inclusiva, classifique V para as sentenças verdadeiras  e F para as falsas:
(    ) Compara e evidencia o êxito daqueles que dispõem de maiores condições.
(    ) Objetiva um aprendizado ágil que se reflete nas notas das provas.
(    ) Aponta o fracasso escolar somente como incapacidade pessoal.
(    ) Questiona o sentido do trabalho escolar e a utilização dos conteúdos ministrados.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - F - V.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	V - V - V - F.
	 d)
	V - F - V - V.
Prova finalizada com 9 acertos e 1 questões erradas.
Parte inferior do formulário

Continue navegando