Buscar

Cuidados preventivos de cada diabete


Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Cuidados preventivos de cada diabete
1. Alimente-se de forma saudável. Sempre que for possível e prático, procure ter uma dieta saudável. Coma porções menores do que você costuma comer. Beba água, chá ou café, em vez de sucos e refrigerantes que contêm açúcar. Em vez de alimentos refinados, coma com moderação pão, arroz e massa integrais. Prefira carnes magras, peixe, feijão e frutos oleaginosos, como nozes, avelãs e amêndoas.
2. Pratique exercícios. Exercícios físicos podem baixar o nível de açúcar no sangue e ajudar você a manter um peso saudável. Você não pode mudar sua genética, mas pode mudar seu estilo de vida. Vale a pena fazer o que puder para melhorar sua saúde.
No caso diabetes tipo I, não existe nenhuma forma eficaz de evitar a doença. Aqui a prevenção é secundária, ou seja, tenta-se evitar que o portador da enfermidade desenvolva complicações decorrentes da doença com um controle glicêmico rigoroso por meio do uso de insulinas, readequação da dieta e atividades físicas.
Quando o assunto é diabetes tipo II, o foco deve ser na perda de peso por meio de mudanças de estilo de vida, dieta, exercícios e, eventualmente, medicamentos para perda de peso. Isso por que a maioria dos diabéticos apresenta sobrepeso ou obesidade e, como dissemos acima, o acúmulo de gordura está diretamente relacionado ao surgimento do diabetes.
Antes de desenvolver diabetes tipo 2, uma pessoa geralmente apresenta o pré-diabetes — quando o nível de açúcar no sangue está um pouco mais alto do que o normal. Tanto o pré-diabetes quanto o diabetes tipo 2 são problemas de saúde, mas há uma importante diferença entre eles: o diabetes pode ser controlado, mas ainda não pode ser revertido. Por outro lado, com tratamento, alguns pré-diabéticos conseguiram voltar a ter um nível normal de açúcar no sangue. O pré-diabetes talvez não apresente sintomas, por isso, pode passar despercebido. Pesquisas mostram que aproximadamente 316 milhões de pessoas no mundo têm pré-diabetes, mas muitas delas não sabem disso. 
Referências: Baquedano, I., Santos, M., Teixeira, C., Martins, T., & Zanetti, M. (2017). Fatores relacionados ao autocuidado de pessoas com diabetes mellitus atendidas em Serviço de Urgência. Revista Escola Enfermagem da USP, 44(4), 1017-23. doi:org/10.1590/S0080-62342010000400023.  Disponível em: http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-00862017000100019. Acesso em: 31 out. 2020.

Continue navegando