Buscar

03 - Disciplina - Metodologia e Conteúdos Básicos de Geografia - prova final

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Metodologia e Conteúdos Básicos de Geografia (SOC16)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual FLEX ( Cod.:649365) ( peso.:3,00)
	Prova:
	25142943
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	No final da Idade Média e início da Idade Moderna (séculos XIV, XV e XVI), os turcos otomanos formaram um vasto império, conquistando terras do império árabe, dos senhores feudais europeus e do Império Bizantino. Este povo, que também era islâmico, mostrou-se mais tolerante com relação à religiosidade dos povos por eles dominados. Dentre as conquistas dos turcos, algumas tiveram consequências com impactos qualitativos e quantitativos sobre o conhecimento geográfico do final da idade Média e início da Idade Moderna. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta os fatos relacionados à expansão e às conquistas dos turcos otomanos:
	 a)
	Através da expansão dos turcos por terras do Oriente Médio, sul da Europa e nordeste da África, foi pacífica, não trouxe consequências como a interrupção do comércio entre Ocidente e Oriente, e também não impulsionou a organização das Cruzadas, expedições organizadas pelos europeus para libertar a terra santa.
	 b)
	Domínio das terras da antiga Palestina, denominada Terra Santa para cristãos católicos e ortodoxos. Conquista da cidade de Constantinopla (atual Istambul), ponto estratégico para as rotas da seda, ou seja, comércio entre os europeus e os povos do Extremo Oriente da Ásia, o que estimulou os europeus a vencerem o medo do oceano Atlântico e navegarem procurando novos caminhos para as Índias, o que levou às Grandes Navegações e grandes descobrimentos. Utilização dos algarismos arábicos e acesso a conhecimentos de invenções chinesas, como pólvora, papel e bússola.
	 c)
	Domínio de terras do norte da África, Oriente Médio e Europa, com destruição do Império Romano e da Igreja Católica. O Império Otomano, ou dos turcos, continuou a se expandir e continuou dominando as terras da Palestina, a Terra Santa. Houve a expansão do comércio e do conhecimento geográfico pelos turcos e europeus através das navegações.
	 d)
	Apesar da conquista e domínio da cidade de Constantinopla, na atual Turquia, o comércio entre o extremo Oriente, na Ásia (região das Índias e China) não foi interrompido. O intercâmbio de elementos culturais dos diferentes povos não foi importante para a ampliação do horizontes geográficos.
	2.
	Na Geografia, o mapa é uma imagem reduzida de determinada superfície. Essa redução é realizada com o uso da ?escala?, ou seja, numa relação de proporcionalidade entre as distâncias lineares num desenho (mapa) e as distâncias correspondentes na realidade. Sobre as escalas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A escala numérica é estabelecida através de uma relação matemática, normalmente representada por uma razão, por exemplo: 1: 300 000 (1 por 300 000).
(    ) A informação da quantidade de vezes em que o espaço representado foi reduzido (escala) é opcional no mapa.
(    ) Para a elaboração de mapas de superfícies muito extensas, é necessário que sejam utilizadas escalas que reduzam muito os elementos representados.
(    ) As escalas grandes são aquelas que reduzem menos o espaço representado pelo mapa, por isso é possível maior detalhamento dos elementos existentes.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - F.
	 b)
	V - V - F - V.
	 c)
	F - V - F - F.
	 d)
	V - F - V - V.
	3.
	A construção de maquetes em sala de aula deve estar atrelada a objetivos bem determinados. Muitos professores distribuem tarefas escolares cujo objetivo é a confecção da maquete pela criança, em casa e com o auxílio de seus familiares. Quase toda criança faz maquetes na época dos estudos. A maquete é uma representação de um ambiente escolhido, e que permite uma compreensão espacial de determinado tema apresentado em sala de aula. Com relação aos objetivos do uso das maquetes, analise as afirmativas a seguir:
I- Ler, analisar e interpretar os mapas e a sua linguagem cartográfica.
II- Aplicar o uso da maquete como forma de conhecer e organizar a distribuição dos fenômenos naturais e humanos.
III- Analisar e comparar a importância do relevo e da preservação dos mananciais.
IV- Integrar e acionar as esferas cognitivas, motoras e afetivas dos seres humanos.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	 b)
	As afirmativas II, III e IV estão corretas.
	 c)
	Somente a afirmativa IV está correta.
	 d)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	4.
	A bússola foi um dos instrumentos de orientação utilizados desde a Idade Antiga, durante as Grandes Navegações e Descobrimentos que ocorreram no decorrer dos séculos XV e XVI. As direções da rosa-dos-ventos do interior da bússola são baseadas no movimento aparente do sol, porém seu funcionamento se baseia numa agulha imantada que aponta o norte magnético. A partir da identificação desta direção, as demais são interpretadas. Assim, utilizamos pontos de orientações, que são chamados de:
	 a)
	Pontos Cardeais, Pontos Colaterais e Pontos Subcolaterais.
	 b)
	Pontos Colaterais, Pontos Subcolaterais e Pontos Subsolares.
	 c)
	Pontos Centrais, Pontos Laterais e Pontos Subcolaterais.
	 d)
	Pontos Cardeais, Pontos Subsolares e Pontos Laterais.
	5.
	A Geografia, em sua trajetória científica, acompanhou o interesse do homem em conhecer sua morada, a Terra, e contribuiu para atender às demandas da sociedade em modificar o mundo para satisfazer suas necessidades e seus propósitos. Tendo estas colocações como referência, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Visto que o espaço geográfico foi modificado pela tecnologia e submetido às determinações humanas, a Geografia explicou a realidade pela influência do meio religioso.
	 b)
	A partir do movimento de renovação da Geografia Crítica, igualmente ao que ocorreu na década de 1970, despolitizou-se a ciência geográfica, sem que tenha havido preocupação com as contradições sociais.
	 c)
	Na década de 1970, a Geografia tornou-se uma ciência pragmática, voltada para a pesquisa de campo e para as aplicações práticas na realidade metafísica.
	 d)
	Como as sociedades se alteram, as teorias e os conceitos geográficos se adaptaram para responder às novas demandas e ao interesse humano de intervir na realidade.
	6.
	O Programa Nacional de Informática - PROINFO - foi criado em 1997 com o objetivo de promover o uso da tecnologia como ferramenta pedagógica no ensino. Funcionando de forma descentralizada em cada estado, existem coordenações estaduais e os Núcleos de Tecnologia Educacional, com infraestrutura de informática e comunicação, reunindo técnicos e especialistas em Tecnologias da Informática e Comunicação - TICs.
Assinale a alternativa CORRETA que apresenta os pressupostos pedagógicos básicos e imprescindíveis para o trabalho com TICs no cotidiano escolar:
	 a)
	Frequência do uso da internet como recurso e como parte dos currículo; acesso prévio de sites e aplicativos a serem utilizados em sala de aula para verificar sua confiabilidade; reflexão crítica junto aos alunos para orientá-los durante as atividades e navegação na rede. Estímulo à interatividade dos alunos e participação dos professores em formações continuadas.
	 b)
	Existência da sala de informática com internet banda larga, professores capacitados e gestores que incentivem a inserção das TICs no processo de ensino-aprendizagem.
	 c)
	Participação nos cursos de formação continuada oferecidos pelo Proinfo e NTE. Acesso à internet na casa de alunos e professores; conhecimento prévio; disponibilidade de o professor auxiliar na sala informatizada.
	 d)
	A escola está inserida em comunidades em que o acesso às TICs já é uma realidade, sendo que os alunos já têm conhecimento com relação às mesmas, facilitando, assim, o trabalho do professor.
	7.
	O estudo da noção de espaço na Geografia, de acordo com as orientaçõesdos PCN, para o primeiro ciclo (1º,  2º e 3º anos) deve conduzir a criança nesta fase para a leitura de mundo próximo, já observando as transformações do espaço geográfico através da prática de um conjunto de atividades (econômicas, sociais, religiosas, de lazer etc.). Sobre as orientações dos PCN para o ensino de geografia no primeiro ciclo, assinale a alternativa CORRETA que melhor expressa seus objetivos:
	 a)
	Analisar, no ensino de geografia, os objetos e os métodos do fazer geográfico.
	 b)
	Contribuir na elaboração de conceitos geográficos.
	 c)
	Analisar as transformações ocorridas em lugares distantes, fora da realidade do aluno.
	 d)
	Explorar temas direcionados à natureza e sua ligação com a sociedade, utilizando a paisagem local para a compreensão das transformações do espaço geográfico.
	8.
	O ensino nas escolas no início do século XXI não pode ser mais baseado nos moldes do século passado. O mercado de trabalho exige dos profissionais novas capacidades de flexibilidade, adaptação e inovação para as quais a escola e também a geografia não estão correspondendo. De modo geral, sobre os objetivos da disciplina de geografia, analise as afirmativas a seguir:
I- Deve levar o aluno a entender o espaço geográfico e como as sociedades o transformam, e como se estabelecem relações de poder sobre a base territorial carregadas de disputas de interesses e contradições.
II- Possibilitar que o aluno se perceba enquanto sujeito do espaço que estuda, percebendo que os fenômenos que ali ocorrem são resultados da vida e do trabalho em sociedade, mediados pelo conhecimento e uso da técnica.
III- Permitir que o aluno compreenda que as suas ações individuais não trarão consequências para a sociedade ou para a natureza, mas suas ações em grupo refletirão nas transformações socioespaciais.
IV- Possibilitar que o aluno perceba o meio em que vive, bem como se localizar, orientar e se locomover, entendendo o espaço em escalas diversas.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 d)
	As afirmativas II, III e IV estão corretas.
	9.
	Sobre a integração das mídias impressas ou televisivas com a utilização, por exemplo, dos vídeos caseiros, os alunos podem desenvolver pesquisas sobre diversos assuntos, fazendo e gravando entrevistas, fotografando, filmando, enfim, registrando tudo aquilo que consideram interessante para depois editarem  filmes ou documentários. Poderão também escrever e montar jornais escritos, panfletos educativos, fazendo da aprendizagem um recurso para difundir o conhecimento adquirido. Com relação à utilização das mídias no processo de ensino-aprendizagem nas escolas, analise as sentenças a seguir:
I- O professor precisa ser protagonista, mediando a cultura televisiva e as necessidades de desenvolvimento dos alunos.
II- A integração das tecnologias em sala de aula introduz outro tipo de linguagem no processo de ensino-aprendizagem.
III- É uma ferramenta que possibilita ao aluno um novo pensar e agir por meio da oralidade, das imagens e leitura, mantendo-o informado e estimulando-o como autor de textos.
IV- As mídias apenas estimulam um processo de ensino-aprendizagem cada vez mais individualizado, pois os alunos estão cada vez mais passivos diante dos meios de comunicação.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	10.
	Devido ao avanço das tecnologias, os professores estão constantemente buscando formas de criar novas estratégias de ensino para os alunos. É uma tendência que a sala de aula torne-se um ambiente cada vez mais interativo e, consequentemente, atraia mais a atenção dos alunos. Com relação à utilização das novas tecnologias em sala de aula, analise as sentenças a seguir:
I- A internet tem uma grande quantidade de conteúdos que podem servir como fonte de inspiração para as aulas, introduzindo maneiras inovadoras de ensinar.
II- O acesso à internet e aos aparelhos tecnológicos são práticas comuns aos jovens e, por isso, quando os estudantes percebem que os professores esforçam-se para adequá-las na sala de aula, identificam a insegurança dos professores ao utilizarem esses novos recursos.
III- Implementando as tecnologias na sala de aula, as explicações ganham mais vivacidade e dinamicidade, aumentando a atenção dos alunos.
IV- Ao inserir as tecnologias na sala de aula, o professor poderá incentivar seus alunos a compartilharem informações e qualquer dado ou notícia que tenha relação com o conteúdo estudado.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	11.
	(ENADE, 2005) O espaço geográfico é, em pleno sentido do termo, um produto social, porque resulta do trabalho que a sociedade organiza para alcançar seus objetivos. Esta compreensão a respeito do espaço geográfico:
	 a)
	Opõe-se à da corrente de pensamento positivista, que a partir de uma visão empirista e naturalista, entende o espaço geográfico considerando a dicotomia Homem-Natureza, sendo o homem apenas um dado do lugar.
	 b)
	Opõe-se à da corrente de pensamento marxista, que critica a dicotomia Homem-Natureza, preocupando-se em desvendar as máscaras sociais contidas no espaço geográfico, que revelam compromissos sociais do discurso geográfico.
	 c)
	Baseia-se no determinismo geográfico, que considera o trabalho como categoria determinante na estruturação do espaço geográfico, já que é através dele que os homens modelam as formas espaciais.
	 d)
	Baseia-se na fenomenologia, que considera espaço geográfico como fenômeno produzido pela sociedade através de diferentes modos de compreensão e de elaboração da realidade.
	12.
	(ENADE, 2006) As relações sociais e afetivas são importantes no processo educativo e devem ser consideradas no planejamento pedagógico. Ao planejar uma aula de geografia, quais atividades deveriam ser priorizadas por uma professora de Educação Infantil, visando ao desenvolvimento social e afetivo dos alunos?
	 a)
	Atividades que enfatizem a expressão oral dos participantes.
	 b)
	Atividades individualizadas que estimulem a criatividade.
	 c)
	Atividades escolares: produzindo mapas coletivos e trabalho em equipe.
	 d)
	Atividades em grupo que respeitem os pais e professores como autoridades máximas.
Parte inferior do formulário
Disciplina:
 
Metodologia e Conteúdos Básicos de Geografia (SOC16)
 
Avaliação:
 
Avaliação Final (Objetiva) 
-
 
Individual FLEX ( Cod.:649365) ( 
p
eso.:3,00)
 
Prova:
 
25142943
 
Nota da 
Prova:
 
10,00
 
 
 
Legenda:
 
 
Resposta Certa
 
 
Sua Resposta Errada
 
 
1.
 
No final da Idade Média e início da Idade Moderna (séculos XIV, XV e XVI), os 
turcos otomanos formaram um vasto império, conquistando terras do império árabe, 
dos senhores feudais europeus e do Império Bizantino. Este povo, que também era 
islâmico, mo
strou
-
se mais tolerante com relação à religiosidade dos povos por eles 
dominados. Dentre as conquistas dos turcos, algumas tiveram consequências com 
impactos qualitativos e quantitativos sobre o conhecimento geográfico do final da 
idade Média e início da I
dade Moderna. Assinale a alternativa CORRETA que 
apresenta os fatos relacionados à expansão e às conquistas dos turcos otomanos:
 
 
a)
 
Através da expansão dos turcos por terras do Oriente Médio, sul da Europa e 
nordeste da África, foi pacífica, não trouxe consequências como a interrupção do 
comércio entre Ocidente e Oriente, e também não impulsionou a organização das 
Cruzadas, expedições 
organizadas pelos europeus para libertar a terra santa.
 
 
b)
 
Domínio das terras da antiga Palestina,
 
denominada TerraSanta para cristãos 
católicos e ortodoxos. Conquista da cidade de Constantinopla (atual Istambul), 
ponto estratégico para as rotas da seda, ou seja, comércio entre os europeus e os 
povos do Extremo Oriente da Ásia, o que estimulou os euro
peus a vencerem o 
medo do oceano Atlântico e navegarem procurando novos caminhos para as 
Índias, o que levou às Grandes Navegações e grandes descobrimentos. Utilização 
dos algarismos arábicos e acesso a conhecimentos de invenções chinesas, como 
pólvora, pa
pel e bússola.
 
 
c)
 
Domínio de terras do norte da África, Oriente Médio e Europa, com destruição do 
Império Romano e da Igreja Católica. O Império Otomano, ou dos turcos, 
continuou a se expandir e continuou dominando as terras da Palestina, 
a Terra 
Santa. Houve a expansão do comércio e do conhecimento geográfico pelos turcos 
e europeus através das navegações.
 
 
d)
 
Apesar da conquista e domínio da cidade de Constantinopla, na atual Turquia, o 
comércio entre o extremo Oriente, na Ásia (região das Índias e China) não foi 
interrompido. O intercâmbio de elementos culturais dos dif
erentes povos não foi 
importante para a ampliação do horizontes geográficos.
 
 
2.
 
Na Geografia, o mapa é uma imagem reduzida de determinada superfície. Essa 
redução é realizada com o uso da
 
?escala?, ou seja, numa relação de 
proporcionalidade entre as distâncias lineares num desenho (mapa) e as distâncias 
correspondentes na realidade. Sobre as escalas, classifique V para as sentenças 
verdadeiras e F para as falsas:
 
 
(
 
) A escala numérica 
é estabelecida através de uma relação matemática, 
normalmente representada por uma razão, por exemplo: 1: 300 000 (1 por 300 000).
 
(
 
) A informação da quantidade de vezes em que o espaço representado foi 
reduzido (escala) é opcional no mapa.
 
Disciplina: 
Metodologia e Conteúdos Básicos de Geografia (SOC16) 
Avaliação: 
Avaliação Final (Objetiva) - Individual FLEX ( Cod.:649365) ( 
peso.:3,00) 
Prova: 25142943 
Nota da 
Prova: 
10,00 
 
Legenda: Resposta Certa Sua Resposta Errada 
1. No final da Idade Média e início da Idade Moderna (séculos XIV, XV e XVI), os 
turcos otomanos formaram um vasto império, conquistando terras do império árabe, 
dos senhores feudais europeus e do Império Bizantino. Este povo, que também era 
islâmico, mostrou-se mais tolerante com relação à religiosidade dos povos por eles 
dominados. Dentre as conquistas dos turcos, algumas tiveram consequências com 
impactos qualitativos e quantitativos sobre o conhecimento geográfico do final da 
idade Média e início da Idade Moderna. Assinale a alternativa CORRETA que 
apresenta os fatos relacionados à expansão e às conquistas dos turcos otomanos: 
 a) 
Através da expansão dos turcos por terras do Oriente Médio, sul da Europa e 
nordeste da África, foi pacífica, não trouxe consequências como a interrupção do 
comércio entre Ocidente e Oriente, e também não impulsionou a organização das 
Cruzadas, expedições organizadas pelos europeus para libertar a terra santa. 
 b) 
Domínio das terras da antiga Palestina, denominada Terra Santa para cristãos 
católicos e ortodoxos. Conquista da cidade de Constantinopla (atual Istambul), 
ponto estratégico para as rotas da seda, ou seja, comércio entre os europeus e os 
povos do Extremo Oriente da Ásia, o que estimulou os europeus a vencerem o 
medo do oceano Atlântico e navegarem procurando novos caminhos para as 
Índias, o que levou às Grandes Navegações e grandes descobrimentos. Utilização 
dos algarismos arábicos e acesso a conhecimentos de invenções chinesas, como 
pólvora, papel e bússola. 
 c) 
Domínio de terras do norte da África, Oriente Médio e Europa, com destruição do 
Império Romano e da Igreja Católica. O Império Otomano, ou dos turcos, 
continuou a se expandir e continuou dominando as terras da Palestina, a Terra 
Santa. Houve a expansão do comércio e do conhecimento geográfico pelos turcos 
e europeus através das navegações. 
 d) 
Apesar da conquista e domínio da cidade de Constantinopla, na atual Turquia, o 
comércio entre o extremo Oriente, na Ásia (região das Índias e China) não foi 
interrompido. O intercâmbio de elementos culturais dos diferentes povos não foi 
importante para a ampliação do horizontes geográficos. 
 
2. Na Geografia, o mapa é uma imagem reduzida de determinada superfície. Essa 
redução é realizada com o uso da ?escala?, ou seja, numa relação de 
proporcionalidade entre as distâncias lineares num desenho (mapa) e as distâncias 
correspondentes na realidade. Sobre as escalas, classifique V para as sentenças 
verdadeiras e F para as falsas: 
 
( ) A escala numérica é estabelecida através de uma relação matemática, 
normalmente representada por uma razão, por exemplo: 1: 300 000 (1 por 300 000). 
( ) A informação da quantidade de vezes em que o espaço representado foi 
reduzido (escala) é opcional no mapa.

Continue navegando