Buscar

AULA - 02 DIREITO CONSTITUCIONAL

Prévia do material em texto

DIREITO CONSTITUCONAL
NACIONALIDADE
A nacionalidade é o vínculo sócio-jurídico-político, que une um indivíduo a um Estado, quer por naturalidade, quer por naturalização e que impõe obrigações e concede-lhe direitos. Ela é originária ou natural, quando advinda do nascimento, e adquirida, quando é mudada após o nascimento. A nacionalidade brasileira poderá ser de natos e de naturalizados, conforme Artigo 12 da Constituição.
O ius soli e o ius sanguini são os critérios utilizados para a concessão da naturalidade brasileira.
Nacionalidade – Exemplos : Os nascidos no Brasil, ainda que os seus pais sejam estrangeiros, desde que estes não estejam a serviço de seus país, são natos.
(Países de imigração geralmente Europeus usam o critério de sangue pra distinguir a nacionalidade)
Art. 12. São brasileiros:
I - natos:
a) os nascidos na República Federativa do Brasil, ainda que de pais estrangeiros, desde que estes não estejam a serviço de seu país;
b) os nascidos no estrangeiro, de pai brasileiro ou mãe brasileira, desde que qualquer deles esteja a serviço da República Federativa do Brasil;
c) os nascidos no estrangeiro, de pai brasileiro ou de mãe brasileira, desde que sejam registrados em repartição brasileira competente, ou venham a residir na República Federativa do Brasil antes da maioridade e, alcançada esta, optem, em qualquer tempo, pela nacionalidade brasileira ;
c ) os nascidos no estrangeiro, de pai brasileiro ou mãe brasileira, desde que venham a residir na República Federativa do Brasil e optem, em qualquer tempo, pela nacionalidade brasileira; (Redação dada pela Emenda Constitucional de Revisão nº 3, de 1994)
c) os nascidos no estrangeiro de pai brasileiro ou de mãe brasileira, desde que sejam registrados
II -  naturalizados:
 a)  os que, na forma da lei, adquiram a nacionalidade brasileira, exigidas aos originários de países de língua portuguesa apenas residência por um ano ininterrupto e idoneidade moral;
b)  os estrangeiros de qualquer nacionalidade residentes na República Federativa do Brasil há mais de quinze anos ininterruptos e sem condenação penal, desde que requeiram a nacionalidade brasileira.
# A nacionalidade primária é involuntária e resulta seja do local do nascimento (critério jus soli), seja da nacionalidade dos pais (critério jus sanguinis)
# A nacionalidade secundária é aquela que se origina de um ato jurídico e voluntário denominado de naturalização.
Antes da Constituição Federal de 1988, havia uma diferenciação entre natos e naturalizados, que eram chamados de “brasileiros naturalizados”. Atualmente é proibido estabelecer distinção entre brasileiros natos e naturalizados.
Apesar de não haver distinção entre natos e naturalizados, alguns cargos são privativos de natos como ex. Presidente da república, vice presidente ,presidente do senado, etc.
Símbolos Oficiais das Nações – Língua.
No que diz respeito aos símbolos nacionais, a língua portuguesa é o nosso maior bem comum.
A globalização faz com que utilizemos muitas palavras e até frases em outros idiomas, porém quando elaboramos uma lei, é obrigatório o português como idioma oficial.
O símbolo mais importante do Brasil, sem dúvida, é a bandeira, no entanto existem outros...
(O hino, as armas e os selos nacionais )
O uso do brasão é obrigatório pelos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e pelas Forças Armadas. Ele está presente em todos os prédios públicos dos governos municipais, estaduais e federal, além de quarteis militares e policiais.
Os Símbolos Nacionais do Brasil foram instituídos através da Lei 5.700 de 1º de setembro de 1971.
Esta lei, além de estabelecer quais são os símbolos nacionais, também determina como estes símbolos devem ser usados, padrões e formatos, significados, entre outros
Estes símbolos são de extrema importância para nossa nação, pois representam o Brasil dentro e fora do território nacional. Sendo assim, devem ser respeitados por todos os cidadãos brasileiros. Os Símbolos Nacionais são: a Bandeira Nacional, o Hino Nacional, as Armas Nacionais e o Selo Nacional. Em 18 de setembro, comemora-se o Dia dos Símbolos Nacionais.
O Hino Nacional brasileiro representa a voz nacional brasileira, existe desde à época do Brasil enquanto colônia.
# Os estados, o Distrito Federal e os municípios poderão ter símbolos próprios.
Responsabilidades (competência ) da União
A União poderá explorar, diretamente ou mediante autorização, concessão ou permissão...
# A navegação aérea, aeroespacial e a infraestrutura aeroportuária 
# Os serviços de transporte ferroviário ,aquaviário entre outros portos brasileiros e fronteiras nacionais ou que transponham um limite territorial 
# Os serviços de transporte rodoviários interestadual e internacional de passageiros, os portos marítimos fluvial e lacustres
#O artigo 21 é essencial pois trata dos transportes cabe a união legislar privativamente sob as diretrizes da politica nacional de transportes 
Responsabilidades da União
A União não explora diretamente os transportes e as respectivas legislações, apenas mediante concessão, permissão ou autorização repassada para o setor privado.
	É competência privativa da União a área de transportes e as respectivas legislações, porém, ela não explora diretamente e sim mediante concessão, permissão ou autorização repassada para o setor privado.
	
	
No Brasil, por exemplo, os transportes são explorados pela iniciativa privada. O transporte aéreo e o rodoviário são totalmente privados. Já o transporte ferroviário, alguns são privados e outros são mistos.
Mas se a União não trata diretamente dos Transportes, do que mais ela trata?
# A União trata da nacionalidade, da cidadania e da naturalização;
# A União trata da emigração e da imigração;
# A União trata da entrada no país;
# A União trata da extradição;
# A União tratada expulsão de estrangeiros.
A matéria-prima do turismo são as paisagens, a cultura, a história, etc. das regiões.
É dever da União, dos estados, dos municípios e do Distrito Federal proteger documentos, obras e outros bens de valor histórico, cultural, artísticos e naturais para proporcionar a todos acesso a estes tesouros do Turismo.
(Como exemplos de “matéria-prima do turismo podemos citar: as cidades históricas de Ouro Preto, Mariana)
(As praias do litoral brasileiro, o Pantanal e o Amazonas que são de belezas naturais inigualáveis mundialmente; as Cataratas de Foz do Iguaçu; o arquipélago de Fernando de Noronha, etc.)
Artigo 21 Inciso XII letra C da Constituição Federal, no que tange a navegação aérea.
A União, ou seja, o Governo Federal poderá ser proprietária da Empresa Aérea como é da TAP Air Portugal ou delegar este transporte à iniciativa privada através de concessão que é normalmente aplicável nestes casos no Brasil. TAM, GOL, AZUL e todas as outras empresas aéreas que voam no território nacional são concessões por um determinado tempo e renovados ou não, dependendo da ANAC - Agência Nacional de Aviação Civil que é responsável pela fiscalização das empresas aéreas.

Continue navegando