Buscar

História do Brasil, Sociedade e Cultura- apol 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/10 - História do Brasil, Sociedade e Cultura
Considere a seguinte citação:  
“[...] como era de se esperar, o rádio teve um desenvolvimento defasado e mais tardio no Brasil que nos países industrializados, onde as pesquisas sobre a radiotransmissão foram aceleradas sobretudo no contexto da Primeira Guerra. Sua introdução aqui só se deu no início dos anos 1920, mas tantos eram seus problemas técnicos de transmissão, difusão, qualidade de sinal e programação, que só a partir dos anos 1930 é que ele teria impacto decisivo para a transformação da cultura brasileira”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SEVCENKO, N. A capital irradiante: Técnica, ritmos e ritos do Rio. In.: SEVCENKO, N. (Org.). História da vida privada no Brasil: República: Da Belle Époque à Era do Rádio. v. 3, p. 513-620. São Paulo: Cia das Letras, 1998.  p.587,588. 
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base História do Brasil: sociedade e cultura sobre o rádio no Brasil, ao longo da década de 1920, para as emissoras de rádio se estabelecerem, precisavam da liberação de:
Nota: 10.0
	
	A
	uma concessão controlada pelo Estado.
Você acertou!
“Com efeito, ao longo da década de 1920, emissoras de rádio surgiram rapidamente em diversos lugares do país. Para se estabelecerem, precisavam da liberação de uma concessão controlada pelo Estado (ainda hoje é assim). Algumas emissoras regionais que surgiram nesse período foram a Rádio Clube de Pernambuco, a Farroupilha e a Gaúcha do Rio Grande do Sul, a Excelsior, a Record e a Tupi de São Paulo” (livro-base, p.42).
	
	B
	verbas de anúncios de propaganda.
	
	C
	verbas de políticos.
	
	D
	verbas de empresários.
	
	E
	empréstimos bancários.
Questão 2/10 - História do Brasil, Sociedade e Cultura
Considere a seguinte citação: 
“A colônia é, de início, o objeto de uma cultura, o ‘outro’ em relação à metrópole: em nosso caso, foi a terra a ser ocupada, o pau-brasil a ser  explorado, a cana-de-açúcar a ser cultivada, o ouro a ser extraído; uma palavra,  a matéria-prima a ser carreada ao mercado externo. A colônia só deixa de o ser quando passa a sujeito da sua história. Mas essa passagem fez-se no Brasil por um lento processo de aculturação do português e do negro à terra e às raças naturais; e fez-se com naturais crises e desequilíbrios”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BOSI, Alfredo. História concisa da literatura brasileira. Cultrix. São Paulo: 1994. p. 11. 
Conforme os conteúdos do livro-base História do Brasil: Sociedade e cultura, após a independência do Brasil em 1822, o herói nacional criado pelos literatos passou a ser:
Nota: 0.0
	
	A
	o índio
Após a Independência do Brasil em 1822, o período foi marcado por forte sentimento nacionalista. O índio foi exaltado como herói, pois representava o povo brasileiro, e o Brasil em sua essência (livro-base, p.94,95).
	
	B
	o bandeirante.
	
	C
	o português.
	
	D
	o escravo.
	
	E
	o capitão do mato.
Questão 3/10 - História do Brasil, Sociedade e Cultura
Considere a seguinte citação: 
“A combinação entre abolição e imigração acabou por redesenhar o perfil social e racial da população brasileira, bem como instaurar novas e complexas relações entre as elites e os diversos grupos étnicos e sociais que compunham as classes trabalhadoras”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: NAPOLITANO, M. História do Brasil República: Da queda da Monarquia ao fim do Estado Novo. São Paulo, Contexto, 2016, p. 19.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base História do Brasil: Sociedade e cultura sobre o sistema de parceria criado pelo Estado brasileiro para estabelecer as relações de trabalho entre imigrantes e fazendeiros, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	Os imigrantes não se adaptaram ao trabalho nas lavouras de café, porque não possuíam conhecimento agrícola suficiente.
	
	B
	Havia a impossibilidade de convivência entre imigrantes e escravos negros na mesma senzala.
	
	C
	Os colonos imigrantes não se adaptaram à língua e ao clima do Brasil.
	
	D
	Não era de interesse do governo incentivar a vinda de imigrantes, devido ao alto custo da viagem.
	
	E
	Os imigrantes enfrentavam um regime duro de trabalho, com más condições de higiene, moradia e até maus-tratos, gerado também devido às condições contratuais firmadas com os fazendeiros.
Você acertou!
“O Estado de São Paulo foi o que mais incentivou essa imigração, subsidiando passagens de navio, hospedagem e também primeiras necessidades. Posteriormente o imigrante deveria pagar as dívidas da viagem por meio do seu trabalho na lavoura. Nas fazendas de café, persistia a mentalidade escravista do fazendeiro brasileiro, na qual eram comuns maus-tratos, más condições de higiene e moradia destinadas aos imigrantes. Nas grandes fazendas de café, por exemplo, os proprietários não sabiam como lidar com mão de obra livre, assalariada. Muitos acreditavam que o tratamento poderia ser semelhante àquele dispensado aos escravos de origem africana. Era frequente o relato de que em algumas propriedades o local destinado aos imigrantes era a antiga senzala, e o controle a que os fazendeiros desejavam sujeitar seus trabalhadores tinha aspectos de servidão. Além disso, uma outra barreira que se impunha era a língua, já que os estrangeiros não dominavam o português. Eram comuns as queixas de isolamento, falta de assistência médica e religiosa, dificuldade em comprar gêneros por preços justos — pois os poucos estabelecimentos comerciais acessíveis aos colonos permitiam aos seus proprietários a imposição de preços abusivos. Diante de tantas dificuldades, não foram poucos os estrangeiros que fugiram das propriedades” (livro-base, p. 122).
Questão 4/10 - História do Brasil, Sociedade e Cultura
Considere a seguinte citação: 
“A Fundação da Real Biblioteca foi um dos principais acontecimentos do chamado Período Joanino, época em que a família real portuguesa estabeleceu-se no Brasil [...]. No período republicano, a Real Biblioteca recebeu o nome de Biblioteca Nacional e ganhou também uma nova sede, situada na avenida Rio Branco, número 219, no centro do Rio de Janeiro, na Praça Cinelândia. Essa nova sede foi inaugurada no dia 29 de outubro de 1910 (cem anos após a instituição da Real Biblioteca [...]), durante o governo de Nilo Peçanha”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FERNANDES, Cláudio. Fundação da Real Biblioteca. <http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiadobrasil/fundacao-real-biblioteca.htm>. Acesso em 22 fev. 2018. 
Considerando o dado fragmento de texto e os conteúdos do livro-base História do Brasil: Sociedade e cultura sobre a criação de bibliotecas no Brasil no século XIX, assinale a alternativa correta:
Nota: 0.0
	
	A
	Não existiu o incentivo por parte de D. João para a criação de bibliotecas no século XIX.
	
	B
	Na época, uma pequena elite financiou a compra do acervo de livros e a abertura da Biblioteca Nacional. 
	
	C
	Nessa época, foram construídas a Biblioteca Nacional, depois a Biblioteca Pública de Porto Alegre e a Biblioteca de Pernambuco, mas nunca chegaram a funcionar. 
	
	D
	A chegada da corte ao Brasil em 1808 não trouxe contribuições para a abertura de bibliotecas.
	
	E
	Ao longo do século XIX, ocorreu a abertura de bibliotecas públicas em algumas das principais cidades do país, especialmente na então sede do Império, o Rio de Janeiro.
“Podemos afirmar que, a partir da vinda da corte portuguesa ao Brasil, em 1808, algumas condições favoráveis foram sendo tímida e paulatinamente semeadas. Um dos indicativos foi a criação de instituições dedicadas ao financiamento e ao ensino dos artistas e à formação de um público especializado. Ao longo do século XIX, ocorreu a abertura de escolas de arte, museus e bibliotecas públicas em algumas das principais cidades do país, especialmente na então sede do Império, o Rio de Janeiro. Em 1814, foi inaugurada a BibliotecaNacional, cujo acervo foi composto pelos livros das Reais Bibliotecas da Coroa trazidos para o Brasil. Em 1837, foi criado, também no Rio de Janeiro, o Real Gabinete Português de Leitura; em 1871, a Biblioteca Pública de Porto Alegre e a Biblioteca de Pernambuco. No ano 1816, foi fundada a Escola de Arte, que viria a chamar-se Imperial Escola e Academia de Belas Artes do Brasil” (livro-base, p. 89,90).
Questão 5/10 - História do Brasil, Sociedade e Cultura
Considere a seguinte citação: 
“TV Tupi teve a concessão cassada pelo governo militar em julho de 1980. Os motivos variaram para cada uma das afiliadas [...]. Foi o então presidente Figueiredo quem assinou o decreto que extinguiu a primeira emissora de televisão da América Latina”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MEMÓRIAS da ditadura. Eventos marcantes na TV: Cassação da TV Tupi. <http://memoriasdaditadura.org.br/eventos-marcantes-na-tv/cassacao-da-tv-tupi/index.html>. Acesso em 19 mar. 2018.
Conforme os conteúdos do livro-base História do Brasil: Sociedade e cultura sobre o processo de decadência da TV Tupi, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	A TV Tupi estava quase falida quando foi comprada pela TV Bandeirantes.
	
	B
	A TV Tupi foi a primeira emissora de televisão do Brasil, fundada por Assis Chateaubriand, e sua falência representou a decadência da televisão enquanto meio de comunicação.
	
	C
	Um incêndio ocorrido no prédio da emissora, em São Paulo, foi a razão principal para o seu fechamento.
	
	D
	Os funcionários da TV Tupi nunca fizeram greve e ajudaram doando parte do seu salário para pagamentos de contas atrasadas da emissora.   
	
	E
	A decadência da TV Tupi ocorreu rapidamente após o surgimento da Rede Globo de Televisão, um gigante das telecomunicações.
Você acertou!
“Em 1980, a TV Tupi encerrou suas atividades após uma paralisação dos seus funcionários (cujos salários estavam atrasados há muitos meses) [...]. A decadência da TV Tupi ocorreu rapidamente após o surgimento de um novo e poderoso conglomerado de comunicação no Brasil: a Rede Globo de Televisão [...]” (livro-base, p. 48,49).
Questão 6/10 - História do Brasil, Sociedade e Cultura
Considere a seguinte citação:  
“Hartmann [...] fala da parceria entre o sistema capitalista e o patriarcado, observando, no entanto, que a incorporação das relações de dominação patriarcais no sistema capitalista tem resultado em um casamento infeliz entre feminismo e marxismo, pois as relações econômicas sempre constituem o fator principal de explicação”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: AGUIAR, Neuma. Patriarcado, sociedade e patrimonialismo. Sociedade e estado, Brasília, v. 15, n. 2, p. 303-330, dez. 2000. <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69922000000200006&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 22 fev. 2018.  
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base História do Brasil: Sociedade e cultura sobre o casamento em contextos patriarcais no Brasil, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	O casamento em contextos patriarcais obedecia a um propósito que possuía espaço amplo para o romantismo.
	
	B
	A escolha amorosa dependia da vontade dos cônjuges.
	
	C
	O enlace matrimonial era objeto de acordo realizado pelos patriarcas das famílias envolvidas.
Você acertou!
“Estava em jogo, sobretudo, a manutenção de um patrimônio familiar e, em razão disso, os enlaces eram objeto de acordos realizados pelos patriarcas das famílias envolvidas” (livro-base, p. 17).
	
	D
	O casamento era desvinculado da manutenção de um patrimônio familiar.
	
	E
	A mãe era a responsável pela escolha do cônjuge e autorizava o casamento.
Questão 7/10 - História do Brasil, Sociedade e Cultura
Leia o seguinte fragmento de texto: 
“A Legislação promulgada em 1932 oferecia soluções para o problema da sobrevivência financeira das emissoras, ao mesmo tempo que garantia ao Estado uma hora diária da programação em todo o território nacional para a transmissão do programa oficial do governo. O Programa Nacional, previsto por Lei em 1932, somente alcançou plenamente os objetivos esperados em 1939 com a criação da Hora do Brasil”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LENHARO, Alcir. Sacralização da política. Campinas: Papirus, 1986, p. 42. 
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base História do Brasil: Sociedade e cultura sobre o programa Hora do Brasil servir aos interesses políticos do presidente da República, é correto afirmar que, entre outras maneiras, isso ocorria por meio de:
Nota: 10.0
	
	A
	Propagandas das realizações políticas do presidente Getúlio Vargas.
Você acertou!
O programa Hora do Brasil era produzido pelo Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP) e era um meio de divulgar as realizações de Getúlio Vargas (livro-base, p. 40).
	
	B
	Propagandas de remédios.
	
	C
	Debates políticos entre diversos partidos.
	
	D
	Jingles políticos veiculados a cada hora no período da manhã e da noite.
	
	E
	Sorteios da loteria federal.
Questão 8/10 - História do Brasil, Sociedade e Cultura
Atente para o seguinte excerto de texto: 
“No afã do esforço modernizador, as novas elites se empenhavam em reduzir a complexa realidade social brasileira, singularizada pelas mazelas herdadas do colonialismo e da escravidão, ao ajustamento em conformidade com padrões abstratos de gestão social hauridos de modelos europeus ou norte-americanos. Fossem esses os modelos da missão civilizadora das culturas da Europa do Norte, do urbanismo científico, da opinião pública esclarecida e participativa ou da crença resignada na infalibilidade do progresso”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SEVCENKO, Nicolau. Introdução. O prelúdio republicano, astúcias da ordem e ilusões de progresso. In: SEVCENKO, N. (Org.) História da Vida Privada no Brasil: Da belle époque à era do rádio. v. 3. p.7-47.  São Paulo: Companhia das Letras, 1998. p. 27. 
Conforme os conteúdos do livro-base História do Brasil: Sociedade e cultura sobre as transformações urbanas ocorridas no centro da cidade do Rio de Janeiro no início do século XX com o intuito de fazer a cidade ingressar no rol das capitais civilizadas, à moda europeia, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	A reformulação urbana do Rio de Janeiro tinha como intenção apenas a arborização do centro dessa cidade, por isso o prefeito investiu no plantio de árvores.
	
	B
	A intenção da reforma urbanística do Rio de Janeiro nunca foi a demolição de construções, por isso os cortiços foram mantidos na paisagem urbana do centro dessa cidade. 
	
	C
	A reformulação urbana do Rio de Janeiro promoveu a construção de casas populares no centro dessa cidade.
	
	D
	A única mudança realizada com o processo de reformulação urbana do Rio de Janeiro nessa época foi a construção de largas calçadas.
	
	E
	O processo de reformulação urbana ocorrida no Rio de Janeiro objetivava a modificação e higienização do espaço por meio da erradicação dos cortiços, casa de cômodos e a valorização dos espaços centrais para facilitar a livre circulação.
Você acertou!
“No final do século XIX o quadro era outro. O advento do trabalho assalariado, a afluência de inúmeros imigrantes europeus e a Proclamação da República favoreceram posições mais intolerantes em relação a essas práticas. Os republicanos desejavam impor, a qualquer custo, seu projeto de modernização, que muitos chamaram de regeneração. Assim, foram realizadas várias reformas com o intuito de fazer a cidade ingressar no rol das capitais civilizadas, à moda europeia (Sevcenko, 1998b). Para tanto, era necessário modificar o espaço urbano e higienizá-lo, ‘botando abaixo’ (como se dizia então) todos os prédios decrépitos que abrigavam os cortiços que concentravam a população pobre no centro da cidade. Aos desabrigados, que não tiveram direito a nenhuma indenização, restavam a morada nos morros (origem doprocesso de favelização), a proibição de várias práticas culturais (especialmente o entrudo, a capoeira e o candomblé) e a obrigatoriedade da vacina. Não foi sem razão a chamada Revolta da Vacina, em 1904 (livro-base, p. 72,73).
Questão 9/10 - História do Brasil, Sociedade e Cultura
Considere a seguinte citação:  
“Distingue-se a migração internacional (entre países) e a migração interna (entre regiões de um mesmo país). Elas geralmente ocorrem porque as pessoas não encontram oportunidades sociais e econômicas em seus locais de origem”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SANDRONI, Paulo. Dicionário de economia. São Paulo: Nova Cultural, 1987. p. 276.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base História do Brasil: Sociedade e cultura sobre as dificuldades enfrentadas pelos imigrantes no Brasil, substitutos dos antigos escravos, durante o século XIX, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	Em algumas fazendas, o local destinado aos imigrantes era a antiga senzala, pois o fazendeiro sujeitava esses trabalhadores a práticas análogas à escravidão.
Você acertou!
“Era frequente o relato de que em algumas propriedades o local destinado aos imigrantes era a antiga senzala, e o controle a que os fazendeiros desejavam sujeitar seus trabalhadores tinha aspectos de servidão. Além disso, uma outra barreira que se impunha era a língua, já que os estrangeiros não dominavam o português. Eram comuns as queixas de isolamento, falta de assistência médica e religiosa, dificuldade em comprar gêneros por preços justos – pois os poucos estabelecimentos comerciais acessíveis aos colonos permitiam aos seus proprietários a imposição de preços abusivos” (livro-base, p. 122).
	
	B
	Os direitos trabalhistas dos imigrantes foram assegurados pelos fazendeiros.
	
	C
	Geralmente os estabelecimentos comerciais acessíveis aos colonos estabeleciam preços justos para compra de mercadorias.
	
	D
	A maioria dos imigrantes italianos, portugueses e espanhóis viviam em fazendas de cana-de-açúcar em Pernambuco.
	
	E
	Os imigrantes japoneses constituíram o maior grupo de imigrantes que chegou ao Brasil de uma única vez.
Questão 10/10 - História do Brasil, Sociedade e Cultura
Considere a seguinte citação: 
“A família patriarcal foi o principal elemento sociológico de unidade brasileira. Quando diz família patriarcal, refere-se ao ‘complexo’ ou ‘sistema patriarcal’ de família, de economia, de organização social, na forma patriarcal de habitação – a casa-grande completada simbolicamente pela senzala, o sobrado em oposição extremada ao mocambo, à palhoça ou ao rancho – e na forma patriarcal de devoção religiosa, de assistência social e de ação política”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FREYRE, Gilberto. Sobrados e mocambos. Rio de Janeiro: José Olympio, 1951. p. 64.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base História do Brasil: sociedade E cultura, é correto afirmar que uma situação em que ainda se pode notar a permanência das relações de caráter patriarcal no Brasil ocorre:
Nota: 10.0
	
	A
	quando a mulher decide o rompimento de uma relação matrimonial.
	
	B
	na existência de relações de trabalho assalariado.
	
	C
	na inexistência do trabalho escravo em fazendas.
	
	D
	na ausência de compra de votos por políticos por meio de oferecimento de vantagens pessoais ou financeiras ao eleitorado.
	
	E
	por meio do mando do coronel nas pequenas cidades e na leal submissão do eleitorado aos políticos caridosos.
Você acertou!
“As relações patriarcais até hoje se manifestam sob novas aparências: no mando do coronel nas pequenas cidades, na subordinação do morador de favor nas fazendas, na grata e leal submissão do eleitor ao vereador caridoso nos grandes centros urbanos” (livro-base, p. 19).

Outros materiais