Buscar

INTRODUÇÃO À PESQUIS1 ESTEFANI

Prévia do material em texto

INTRODUÇÃO À PESQUISA
RESUMO 
A necessidade da pesquisa nasceu na necessidade de se buscar novos conhecimentos acerca das mais diversas áreas. Essa busca precisou ser normatizada para que fosse possível que diferentes pessoas conseguissem entender diferentes pesquisas. Assim, este artigo, busca apresentar as formas como uma pesquisa deve ser elaborada, baseando-se na ABNT e outros escritores que tratam do tema. O presente trabalho visa contribuir com as reflexões já existentes acerca da produção científica universitária do Brasil, por meio do conhecimento histórico do processo de implantação do ensino superior, no século XIX, até o atual momento de efervescência e expansão dessa modalidade de ensino. Ao apresentar um painel do desenvolvimento das pesquisas realizadas nas universidades brasileiras – visto que são nessas instituições que se encontra a porção mais considerável da pesquisa nacional – e localizar especialmente as políticas públicas, pretende-se problematizar a quantidade e a qualidade dessa atividade, ao observar que esses itens nem sempre estiveram vinculados, impossibilitando, muitas vezes, o desejado progresso do conhecimento, da ciência e da cultura do país.
Introdução 
A diferença do homem, em relação a outros seres vivos, é a capacidade de raciocinar. A condição de pensar dispõe a consciência de si, e com sua realidade na sociedade. O homem busca a constante evolução, esse processo ocorre através de tentativas e exploração de limites físicos, psíquicos e científicos.
Não só pesquisadores científicos nos impulsionaram historicamente a conhecer e saber, mas nossa insatisfação permanente sobre a realidade. A função de pesquisa, não é de formar um pesquisador ou apenas produzir conhecimentos novos, mas também de preparo profissional, nos qualificando e não desatualizados e ultrapassados.  
Considera-se a pesquisa científica como “um procedimento formal com método de pensamento reflexivo que requer um tratamento científico e se constitui no caminho para se conhecer a realidade ou para descobrir verdades parciais”. (LAKATOS e MARCONI, 2007, p. 43). Assim, utiliza-se a pesquisa para obtenção de respostas a questões específicas, suscitadas por meio de artigo, monografias, dentre outros.
Este trabalho se propõe a explicar os conceitos básicos sobre o tema métodos de pesquisa, buscando eliminar dúvidas sobre os principais conceitos relativos ao tema, como: estrutura de uma pesquisa, tipos de pesquisa, elaboração de pesquisa científica, fontes e autores. As informações chegam por vários meios de comunicação, por isso afirmamos que o mundo atual é dominado por quem possui maior investimento em ciência e pesquisa. Ha muitas maneiras de escrever os resultados encontrados na pesquisa, seja acadêmica ou não. Alguns autores descrevem na metodologia da confecção de artigos, dentre eles o paper.
 A introdução a pesquisa, vem por sua vez, nortear o acadêmico para qual rumo, caminho, percorrer, qual tema filtrar; a partir deste preconceito, obtemos o ideal em foco para partirmos para nossa pesquisa acadêmica.
        Quando iniciamos nossa jornada, nosso caminhar, no universo da pesquisa, paralelamente, devemos nos atentar a que tipo de pesquisa irá adotar como parâmetro, inclusive quais métodos e regras essa possuem, conciliando então o saber e a materialidade
Estudar e analisar diferentes formas de confeccionar um trabalho acadêmico é de total relevância, necessitando o desenvolvimento do senso crítico, de cunho científico para analisar diferentes informações. O objetivo deste trabalho é elucidar qual a melhor forma de confeccionar lo, bem como entender as diferentes e tapas que permeiam este processo. Obviamente trazendo assuntos específicos para se realizar uma pesquisa, e principalmente aquilo que á antecede sua introdução, seu início, como tudo começa.
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
2.1 introdução a pesquisa
A introdução a pesquisa, é um dos componentes mais importantes cujo acadêmico deve possuir, ao ser abordado sobre um determinado tema, o mesmo deve possuir o senso crítico, assim também, a consciência de que, se deve buscar o máximo de conteúdo possível, com o intuito de enriquecer seu trabalho A pesquisa é um tema que vem sendo utilizado a muito tempo nos trabalhos acadêmicos , e é o caminho mais correto a si percorrer para alcançar as. A forma final da pesquisa é o conhecimento, esse pode ser classificado em seus diversos aspectos, ela também é constituída por uma série de atividades pré-estabelecidas que visa o conhecimento e a realização do homem. 
Assim, pesquisar é um ato humano e quanto a pesquisa científica existe como resultado dessa permanente busca. Dessa forma podemos constatar que a pesquisa é a premissa do conhecimento do desenvolvimento do homem em seus diversos aspectos. Através da pesquisa nós realizamos e constituímos nossa história, nossa Cultura (BAZZANELLA 2013, apud Martins , 2020)" 
Uma pesquisa é um trabalho de investigação que um indivíduo realiza com a intenção de descobrir algo. Enquanto a pesquisa científica tem como foco o desenvolvimento de uma tecnologia ou descoberta dentro das ciências, a acadêmica pretende que o realizador aprenda algo sobre o assunto pesquisado. É por isso que o nome dado é pesquisa acadêmica: a intenção é que a pessoa se aprofunde na academia, sejam professores ou alunos.
A pesquisa acadêmica é um exercício de estudo e aprendizado em primeiro lugar, mas não deixa de ser um esforço para acrescentar algo ao mundo. É a partir desse estudo que as ideias científicas podem surgir. Freire destaca [...] pesquiso para conhecer o que ainda não conheço e comunicar ao anunciar a novidade " FREIRE (1997, p. 32).
2.2 Como fazer uma pesquisa acadêmica
Pesquisa é o mesmo que busca ou procura. portanto, é buscar ou procurar resposta para alguma coisa. É na pesquisa que se utiliza diferentes instrumentos para se chegar a uma resposta mais precisa. O instrumento ideal deverá ser estipulado pelo pesquisador para se atingir os resultados ideais, para isso precisamos seguir algumas metodologias. Escolha do tema, a metodologia, Consulta às fontes, as Normas, redigir o trabalho e por fim mais não menos importante a referencia . 
(KLEIMAN, 1998, p. 52) afirma que para a pesquisa acadêmica é importante 
...investigação, a expansão dos dados é a valorização das práticas de citação em diferentes textos e contextos acadêmicos, A expansão das metodologias é a diversidade dos métodos de coletas e de análise no exame de documentos escritos no trabalhos acadêmico... (KLEIMAN, 1998, p. 52)
A decisão sobre o assunto a ser retratado nem sempre é do academico. Por vezes, ela é decidida por um professor, quando o trabalho está sendo realizado com a intenção de ser uma parcela do aprendizado dentro de um curso. Algumas vezes, entretanto, o autor tem controle sobre o que vai retratar. Isso acontece quando a pesquisa acadêmica é um trabalho para um congresso ou parte de uma iniciação científica ou outra forma de trabalho.
Se a temática é escolhida por um responsável, basta seguí-la dentro dos parâmetros indicados sem medo. Quando você tem de escolher o tema da pesquisa por conta própria, entretanto, costumam surgir algumas dúvidas. Lembre-se apenas de favorecer as temáticas mais modernas e relevantes para o interesse público atual. Se for possível fazer a pesquisa acadêmica sobre um assunto que já está sendo desenvolvido em um projeto de extensão da faculdade, como uma Iniciação Científica, ainda melhor.
A metodologia tem por função facilitar a comprovação das suas conclusões na pesquisa. Sem ela, o resultado poderia ser uma série de decisões confusas e impossíveis de reproduzir. Porém, ao se fazer tudo de forma organizada e planejada, você protege seu trabalho de muitas críticas. As metodologias variam de trabalho para trabalho. Em geral, paraas pesquisas acadêmicas, o método mais comum de ser empregado é a pesquisa bibliográfica. 
[...] documento que apresenta o resultado de um trabalho experimental ou exposição de um estudo científico de tema único e bem delimitado. Deve ser elaborado com base em investigação original, constituindo-se em real contribuição para a especialidade em questão. É feito sob a coordenação de um orientador (doutor) e visa á obtenção do título de doutor, ou similar (ABNT, 2011p.4).
Para qualquer pesquisa, em especial a acadêmica, é muito importante contar com fontes de informações confiáveis e respeitadas. Se o trabalho é parte de uma matéria da sua graduação, provavelmente o professor irá se responsabilizar por indicar algumas fontes para facilitar. Entretanto, é sempre bom saber identificar novas fontes sozinho, especialmente quando se faz uma pesquisa acadêmica por conta própria, ainda que muitos professores se ofereçam como orientadores nesse momento. O ideal é saber realizar uma procura por fontes por conta própria, se tornando menos dependente do esforço de outros. O importante continua sendo a dedicação: insista e não se contente com apenas algumas poucas opções.
As normas técnicas tem que sempre ser respeitadas, afinal elas são parte do que dá clareza e entendimento ao trabalho acadêmico. O primeiro passo é estar atentos às Normas ABNT, já que elas são a base sobre as quais todas as pesquisas acadêmicas são realizadas. Sabendo como realizar o trabalho dentro delas, você encontrará facilidade quando precisar delas novamente para fazer o paper ou outros trabalhos acadêmicos .
Sabendo a metodologia e a temática, é hora de redigir o trabalho. Assim como qualquer trabalho acadêmico, a pesquisa é composta de elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais. Os elementos pré- pré-textuais costumam ser a Capa, a Folha de Rosto, o Resumo e o Sumário. Você pode optar também por incluir agradecimentos se o congresso ou publicação permitir.
Os elementos textuais são sempre Introdução, Desenvolvimento e Conclusão.
De acordo com a ABNT NBR 14724 (2011, p. 8) “O texto é composto de uma parte introdutória, que apresenta os objetivos do trabalho e as razões de sua elaboração; o desenvolvimento, que detalha a pesquisa ou o estudo realizado; e uma parte conclusiva.”
A Introdução é o elemento textual onde você irá contextualizar o trabalho, explicando a importância e relevância do mesmo e justificando a decisão da escolha temática e metodológica.
O Desenvolvimento é onde o trabalho é apresentado de fato. O método é aplicado ao tema escolhido com apoio das fontes apresentadas e os dados relevantes são apresentados. É importante que esse elemento textual seja bem trabalhado para não comprometer o entendimento da pesquisa acadêmica.
A Conclusão é onde os dados apresentados no Desenvolvimento serão analisados e se tentará apresentar uma resposta partindo deles. Esse elemento textual não precisa ser categórico em suas afirmações, apenas realista com relação aos resultados obtidos.
Por fim, os elementos pós-textuais são a Referência Bibliográfica e eventuais anexos. É importante manter tudo organizado, pois as citações utilizadas precisam estar aqui para o caso de um leitor desejar se aprofundar nos temas
Para um bom trabalho acadêmico além do aluno seguir as normas da ABNTt, ele tem que ter um bom orientador, que o oriente durante sua pesquisa acadêmica para que seu trabalho seja bem elaborado.
3 MÉTODOLOGIA 
 Esse trabalho foi elaborado baseando-se na pesquisa bibliográfica. A revisão de literatura instrumentalizou a discussão desenvolvida no artigo, que buscou o diálogo interdisciplinar entre diversas perspectivas discursivas .Do ponto de vista da técnica e do modelo de análise, conforme proposto por Minayo, Assis e Souza, a análise processou-se por meio do diálogo de diferentes fontes e pesquisadores e optou-se pela adoção de uma classificação “criando categorias de estudo que permitirão a análise dos resultados, com base nos objetivos da pesquisa" (Minayo et a.l, 2005, p. 186).
Foi realizada uma pesquisa documental literária relacionada com as normas da ABNT, permitindo assim conhecer as normas para realizar um trabalho acadêmico. Sendo assim seguindo as regras da pesquisa acadêmica 
4. RESULTADOS E DISCUSSÃO
. A pesquisa é a premissa do conhecimento, sendo assim, podemos concluir que ela é o Pilar da educação, sem a qual não há progresso no sentido crítico e criativo. Assim, através da pesquisa, o acadêmico será capaz e instigar seus conhecimentos a elabora seu próprio trabalho acadêmico, estre trabalho traz algumas ferramentas para isso.
Apesar deste trabalho conter algumas especificações para uma pesquisa acadêmica uma das maiores preocupações dos estudantes é como fazer um bom trabalho de faculdade ou acadêmico. É comum esse tipo de produção de conteúdo ser temida pelos estudantes por falta de estímulo dos professores/tutores e consequentemente, o aluno se sentirá perdido e frustrado por não dominar os conhecimentos e habilidades necessárias para produzir um bom trabalho acadêmico. Além das ferramentas propostas o professor tem que da subsídio ao seu aluno para eles elaborarem um trabalho acadêmico excelente e não ficarem com medo de realizar seus trabalhos corretos, fazendo assim usos de plagio para não tirarem notas ruins.
5 CONSIDERAÇÕES FINAIS 
 intenção na proposta deste trabalho foi fornecer subsídios suficientes para garantir o maior nível de qualidade nos trabalhos científicos a serem apresentados pelos estudantes universitários durante a sua vida acadêmica, como: estrutura de uma pesquisa, tipos de pesquisa, elaboração de pesquisa científica, fontes e autores. Foram utilizadas várias fontes para a construção deste trabalho, visando disponibilizar o melhor e mais amplo conceito de introdução a pesquisa. O trabalho foi desenvolvido para atender o as duvidas os acadêmicos do primeiro semestre do curso de pedagogia do ano de 2020 e dos semestres seguintes.
Desta forma a pesquisa acadêmica pode melhorar a maneira como esse alunos escrevam os seus trabalhos de forma nítida e coma as especificações da ABNT.
Como conclusão, este artigo apresentou de maneira sintetizada a estruturação e os pontos mais relevantes para elaboração de um trabalho científico. No entanto, seu uso não dispensa outras bibliografias sobre o assunto em questão. Os resultados obtidos são pertinentes e capazes de atuar como suporte no processo de desenvolvimento crítico e intelectual na formação de alunos universitários. Além de atuar como uma ferramenta de padronização e uniformização de documentos científicos.
.

Continue navegando