Buscar

LIDERANÇA E DESENVOLVIMENTO DE EQUIPES -ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA

Prévia do material em texto

LIDERANÇA E DESENVOLVIMENTO DE EQUIPES
Jeniery Fernanda da Silva Oliveira
01127616
Gestão Financeira
Analisando o caso do Carlos, fica claro a situação de desconforto por parte dos colegas e até mesmo a falta de compreensão com a escolha, ao que parece a Iris que exercia funções parecidas com a do Carlos talvez tenha sentido desprivilegiada com a escolha do mesmo. O Pablo também parece que não ficou satisfeito com a escolha, mas não se demitiu e levou a situação com indiferença ao novo líder da equipe. Já o Rolando, amigo de longa data, optou por se distanciar para não parecer ser o amiguinho do chefe. Dentre a situação apresentada e o que pode ser feito para Carlos obtenha sucesso como gestor, apresento algumas ações.
A primeira ação será organizar uma reunião com o seu gestor para a sua apresentação como líder da equipe de forma mais formal, assim, seria de conhecimento de todos que o Carlos será um novo gestor a quem eles teriam que se reportar. Seria importante para o Carlos cultivar a humildade, a arrogância é um pecado capital que afeta bastante os líderes, sobretudo os mais jovens. Saiba que muitos dos seus comandados tem mais tempo de empresa do que você. Porta-se como o superior vai dificultar sua relação com eles e com todos os outros colaboradores e competências diferentes.
Após essa apresentação o Carlos poderia solicitar ele mesmo a uma reunião com a sua equipe, como recém- promovido, é possível que ele não esteja habituado a todas as tarefas relacionadas a gestão e necessite da ajuda dos outros funcionários. Isso não o fará menos capaz para a liderança. Aliás um bom líder não faz tudo sozinho e sempre está disposto a aprender. Uma lição de humildade. As atenções dos seus colegas está sobre ele, portanto, ações, falas e comportamento devem ser condizentes com as de um líder, pois agora elas terão mais relevância perante o grupo. Isso será muito bom para o desenvolvimento profissional e pessoal. É claro, é importante para o Carlos que ele delegue tarefas a sua nova equipe para que sejam feitas no prazo e que esteja disposto a ouvir. Um bom líder deve saber ouvir tanto sua equipe quanto seus próprios gestores. Sempre há a oportunidade de adquirir algo de bom ao escutar o que seus colegas têm a dizer. Gestores que sabem falar e se expressar também sabem abrir espaço para ouvir seus colegas. Isso faz parte de uma boa gestão de pessoas.
REFERÊNCIAS
https://www.sodexobeneficios.com.br/qualidade-de-vida/noticias/6-dicas-para-um-lider-recem-promovido.htm

Continue navegando