Buscar

NEOPLASIA BENIGNA e MALIGNA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

NEOPLASIA BENIGNA 
 É o crescimento anormal das células maduras, sem capacidade de invadir outros tipos de tecidos e órgãos (sem capacidade de metástase), crescem mais lento e tem prognóstico.
Algumas alterações benignas podem sofrer transformação e se tornar uma neoplasia maligna e por isso precisam ser acompanhados ou removidos.
· Estomatite Aftosa Recorrente (EAR)
É a afecção mais comum da mucosa oral, sua causa permanece obscura, o diagnóstico é feito após o exame clínico, pode se apresentar como uma ulceração na mucosa jugal com centro necrótico amarelo- esbranquiçado e borda eritomatosa, de formato oveóide, o controle da doença inclui drogas imunossupressoras, corticoides tópicos e soluções anestésicas.
MENOR- pequenas ulcerações definidas, arredondadas que são doloridas e cicatrizam em 10 a 14 dias.
MAIOR- são lesões maiores, duram de 6 semanas a mais e frequentemente deixam cicatriz Homônimas, Doenças de Sutton, periodenite mucosa neurótica.
HERPETIFORME- com múltiplas lesões que podem coalescer e duram de 7 a 10 dias. 
· Granuloma Periférico de Células Gigantes 
É uma lesão reacional que esta associada a irritação local ou trauma, suas células são os osteoclastos. Clinicamente ocorre exclusivamente na gengiva ou no rebordo alveolar edêntulo, é um nódulo roxo-azulado, que no geral ultrapassa 2cm, pode ser séssil ou pendiculado e pode ou não ser ulcerado. É mais comum em mulheres, pode se desenvolver em região anterior ou posterior da gengiva ou do rebordo alveolar. O tratamento consiste em remoção cirúrgica associada á eliminação do fator irritante.
· Lipoma
É um tumor benigno formado a partir de tecido adposo (gordura), representando a neoplasia mesenquimal extraoral mais comum, é mais frequente em idosas, mas não há relação com a gordura. Clinicamente se apresenta como um nódulo mole, assintomático, de crescimento lento, que geralmente não ultrapassa 3cm, sua superfície é plana e sua coloração pode ser amarelada ou normal, na boca, os sítios mais frequentes é a mucosa jugal e os sítios menos comuns são a língua, assoalho da boca e os lábios, não tem predileção por sexo. Seu tratamento consiste em remoção cirúrgica conservadora, sendo a recidiva rara. 
· Neurofibroma
 É uma neoplasia benigna de nervo periférico, que se origina de uma mistura de tipos celulares, incluindo as células de Schawann e os fibroblastos perineurais. Clinicamente apresenta-se como um nódulo mole, indolor e de crescimento lento, sendo mais frequente na pele do que na boca, quando ocorre na boca, as localizações mais comuns são língua e mucosa jugal, em raras ocasiões pode originar-se centralmente dentro do osso, que produz uma imagem uni ou multiculada, bem ou mal definifa, ela pode ser um doa componentes da síndrome de von Recklinghausen. O tratamento é cirúrgico.
Neoplasia Maligna
Ela é caracterizada pela proliferação descontrolada e anormal das células devido a alterações no DNA ou hábitos de vida, podendo essas células se espalharem pelo corpo e comprometer o organismo de maneira geral.
· Carcinoma de Células Escamosas
Homônimos: Carcinome espinocelular, carcinoma epidermoide. 
Representa 90-94% de todos os tumores Malignos da cavidade bucal. Apresenta-se clinicamente como uma úlcera de consistência e base endurecida que aumenta de tamanho e não cicatriza, com bordos endurecidos, elevados e firmes.
Região anatômica mais acometidas pelos C.C.E.: Lingua, lábio, assoalho de boca, rebordoa alveolares, mucosa jugal e palato. 
Os principais riscos são o álcool e o tabaco. 
Tratamento: radioterapia, ressecção e esvaziamento cervical
· Melanoma
É uma neoplasia maligna de origem melanocítica que surge a partir de uma lesão melanocítica benigna ou de novo a partir dos melanócitos no interior da mucosa ou pele normal. Embora a maioria dos melanomas ocorra na pele, essas lesões podem desenvolver em qualquer sítio em que os melanócitos esteja, presentes, ele pode ser dividido em 4 tipos clínicos. 
*Melanoma lentiginoso oral
*Melanoma modular
*Melanoma de disseminação superficial
*Melanoma lentigo maligno. 
O dano causado pela radiação UV, é considerado diferencial é o nervo.

Continue navegando