Buscar

EPREENDORISMO TECNOLOGICO ATV2

Prévia do material em texto

· Pergunta 1
1 em 1 pontos
	
	
	
	Sabe-se que uma boa ideia não é certeza de sucesso no mundo dos negócios. Ideias inovadoras e com alto potencial podem até conseguir um ápice. No entanto, se o empreendedor não seguir um ciclo de criar a ideia, passar a mesma por um processo de refinamento e, posterior a isso, efetuar um planejamento, certamente os riscos e as incertezas serão maiores e mais frequentes em seu negócio.
 
 
A partir do apresentado, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
 
I. Só é possível mudar e refinar determinada questão a respeito do que conhecemos.
Pois:
II. Sem entendimento e conhecimento, toda mudança será em vão e até poderá render prejuízos incalculáveis.
 
A seguir, assinale a alternativa correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
	Resposta Correta:
	 
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta, pois a asserção I é uma proposição verdadeira, dado que, a partir do momento em que uma ideia é criada, pode ser necessário refinar, sendo que, para que o refinamento aconteça com assertividade, é recomendado conhecimento aprofundado sobre a ideia.
	
	
	
· Pergunta 2
1 em 1 pontos
	
	
	
	O ato de criar, planejar, estruturar, validar e colocar em prática uma ideia exige do empreendedor sagacidade e atitude. É preciso estudo nesse campo. Além disso, deve-se ter noção que qualquer fonte de informação pode ser o start para novas ideias, inovações e oportunidades. A respeito do que mais se faz necessário para iniciar o processo de geração de ideias, analise as afirmativas a seguir.
 
1. Estar com a mente aberta para novas propostas.
2. Obter informação e dados é de suma importância.
3. Saber filtrar e separar informações verdadeiras de fake news.
4. Fazer com que as propostas inovadoras sejam preparadas para o planejamento.
 
Está correto o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I, II, III e IV.
 
 
 
	Resposta Correta:
	 
I, II, III e IV.
 
 
 
	Feedback da resposta:
	 Resposta correta. A alternativa está correta, pois, dentro do processo empreendedor, especificamente na criação e geração de ideias, é necessário que o empreendedor tenha consigo informações, dados, estatísticas, enfim, tudo que possa contribuir para o nascimento de seu produto/serviço. Além disso, é fundamental estar com a mente aberta para propostas inovadoras que possam contribuir com sua ideia, lembrando que, na era das fake news, é fundamental ter discernimento para separar o que é verdade do que é mentira.
	
	
	
· Pergunta 3
1 em 1 pontos
	
	
	
	“Muitas pessoas pensam em abrir um negócio ou começar um novo projeto, mas não sabem como chegar a uma ideia inovadora”. Algumas ferramentas se fazem necessárias para que o refinamento seja realizado de forma assertiva. Uma das ferramentas se chama “Funil de ideias que ajudam através de duas abordagens: a primeira parte da vivência do empreendedor e a segunda de uma observação de mercado”.
 
10 FERRAMENTAS para validar e executar novas ideias. Portal Sebrae , seção Pessoas. Disponível em: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/10-ferramentas-para-validar-e-executar-novas-ideias,c30d9594aaff6510VgnVCM1000004c00210aRCRD . Acesso em: 6 fev. 2020.
 
Observa-se que a fase de refinamento é importante para a lapidação da ideia. Nesse sentido, assinale a alternativa que apresenta o entendimento quando a fase de refinamento acontece de formas sucessivas.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
A ideia de partida não é referenciada pela experiência real, sendo o protótipo reorientado em função do que se vai aprendendo.
	Resposta Correta:
	 
A ideia de partida não é referenciada pela experiência real, sendo o protótipo reorientado em função do que se vai aprendendo.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta, pois não há problema em se ter sucessivas fases de refinamento, mas o que tem que ser observado é o tempo e os recursos investidos a cada volta à fase inicial. Não é uma regra, mas, geralmente, quando se tem muitas fases de refinamento, o empreendedor não possui domínio amplo de seu produto/serviço, ou seja, quanto menor o conhecimento, maior será a probabilidade de retorno para a lapidação da ideia, pois várias hipóteses devem ser testadas.
	
	
	
· Pergunta 4
1 em 1 pontos
	
	
	
	Há várias conceituações para o termo empreendedorismo, que atua como um dos modelos de gestão que se destacam no período de transição e de emergência de novos paradigmas. A caracterização do empreendedorismo como um novo modelo de gestão adequado aos novos paradigmas (econômicos, políticos, sociais, tecnológicos, culturais, etc.) é evidenciada pela crescente produção literária, notadamente a partir da segunda metade dos anos de 1980.
 
GOMES, A. F. O empreendedorismo como uma alavanca para o desenvolvimento local. Franca: Revista Eletrônica de Administração, 2005, p. 6.
 
Independentemente da conceituação dada ao termo, junto com o empreendedorismo, uma série de palavras, termos e expressões foram criadas. A respeito dessas novas palavras oriundas do empreendedorismo, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s).
 
I. ( ) Design Thinking e Business Models Canvas são ferramentas indicadas por especialistas em inovação para a construção do Framework .
II. ( ) Network é uma forma de relacionamento com clientes, fornecedores e empresas. Esse tipo de contato pode ou não ser dinâmico e constante.
III. ( ) Start é acionado quando a etapa de processo, objetivo, meta e qualquer outra tarefa é finalizada.
IV. ( ) Delivery é a forma de entrega na casa do cliente, podendo ser solicitado ou não por meio de uma plataforma on-line.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
V, V, F, V.
	Resposta Correta:
	 
V, V, F, V.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta, pois entende-se que o universo do empreendedorismo é amplo e complexo. Entende-se também que esse universo agregou termo e expressões oriundos de outras categorias, mas que criou também suas expressões, a exemplo de Design Thinking, Business Models Canvas, Network e Delivery.
	
	
	
· Pergunta 5
1 em 1 pontos
	
	
	
	Existem vários exemplos de empreendedores que, além do êxito em seus objetivos, tiveram também grande retorno financeiro, como no caso do empreendedor Alexandre Tadeu da Costa, que necessitava ajudar nas despesas de casa. Ele tentou iniciar sua trajetória vendendo chocolates, o que, de fato, deu certo,  pois conseguiu vender 2000 ovos de chocolate de 50 g uma semana antes da Páscoa. No caso específico do empreendedor da Cacau Show, assinale a alternativa que indique qual o tipo de empreendedorismo.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Empreendedorismo por necessidade.
	Resposta Correta:
	 
Empreendedorismo por necessidade.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta, pois o caso exposto no texto-base deixa claro e evidente que o empreendedor, após uma necessidade imposta de ordem financeira, teve que recorrer à criatividade. Sendo assim, decidiu vender chocolates na época da Páscoa; contudo, o sucesso foi tanto que, hoje em dia, esse mesmo empreendedor é dono da empresa Cacau Show.
	
	
	
· Pergunta 6
1 em 1 pontos
	
	
	
	O cenário empreendedor exige o tempo todo que as empresas e profissionais explorem novas oportunidades no mercado com grande potencial para geração de inovações. Com isso e como consequência dessa dinâmica do mercado, as empresas estão adotando técnicas inadequadas à sua realidade. Considerando o apresentado, assinale a alternativa que indica quais são as práticas consideradas inadequadas executadas pelo empreendedor.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Práticas extremamente burocráticas, inflexíveis e pouco inovadoras.
	Resposta Correta:
	 
Práticas extremamenteburocráticas, inflexíveis e pouco inovadoras.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta, pois, ao tentar dinamizar as práticas de mercado, o empreendedor acaba caindo em algumas armadilhas, e impõe, dessa forma, práticas extremamente burocráticas de acesso ao seu produto/serviço, tendo um contexto não inovador e inflexível.
	
	
	
· Pergunta 7
1 em 1 pontos
	
	
	
	Sabe-se que existem algumas formas de iniciar um empreendimento, pode-se empreender por necessidade ou por oportunidade. No entanto, independentemente do formato, o ato de empreender requer, a todo momento, ações voltadas a questões de planejamento, organização, controle e direção. Sabemos que as intercorrências externas existem, são latentes e podem influenciar nos negócios em maior ou menor grau.
A partir do apresentado, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
 
I. O empreendedor por oportunidade é aquele que enxerga determinada demanda.
Pois:
II. Entende que a única forma de se empreender com sucesso é por meio do planejamento e estudo de suas demandas.
 
A seguir, assinale a alternativa correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
A asserção I é uma proposição verdadeira e a asserção II é uma proposição falsa.
	Resposta Correta:
	 
A asserção I é uma proposição verdadeira e a asserção II é uma proposição falsa.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta, pois a asserção I é uma proposição verdadeira, dado que o empreendedor por oportunidade consegue vislumbrar determinadas questões que podem se fazer ocultas para outras pessoas sem essa perspicácia. A asserção II é uma assertiva falsa, pois nem todos os empreendimentos exigiram estudos aprofundados, e é justamente nesse aspecto que entra o empreendedor por oportunidade, que pode empreender algo por imposição e obter sucesso.
	
	
	
· Pergunta 8
1 em 1 pontos
	
	
	
	Sabe-se que empreender no Brasil não é algo fácil, aliás, em nenhum país deve ser. No entanto, no Estado brasileiro, a carga tributária, aliada a uma complexa burocracia, atrasa os negócios e empreendimentos no país. O empreendedor deve passar por um processo empreendedor (planejamento, organização, direção e controle) e, além disso, deverá ter conhecimento, vontade e determinação, e passar por todas as fases. Nesse sentido, assinale a alternativa que apresenta o motivo de o empreendedor estudar tais fases.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Identificar novas oportunidades e novas ideias.
	Resposta Correta:
	 
Identificar novas oportunidades e novas ideias.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta, pois as fases do processo empreendedor servem justamente para que novas ideias e oportunidades possam ser visualizadas dentro do ambiente, ou seja, dentro do universo do empreendimento, isso certamente tende a ajudar no processo de identificação de novas oportunidades; torna-se, portanto, uma espécie de ciclo.
	
	
	
· Pergunta 9
1 em 1 pontos
	
	
	
	Em face de numerosas dificuldades relacionadas com a implantação de uma cultura de avaliação contínua nas organizações para a validação de uma ideia de partida (ou ideia inicial), da difícil colaboração de equipes multidisciplinares e até mesmo de times despreparados, nota-se que fazer a gestão de projetos inovadores é um desafio no mundo dos negócios. Tendo em vista essa dificuldade, faz-se necessário que seja bem estruturado a partir da definição de uma ideia. Sobre as informações que precisam englobar no planejamento, analise as afirmativas a seguir.
 
1. Previsões e projeções de mercado.
2. Criação de um protótipo da ideia.
3. Definições claras e objetivas para que o projeto não precise de ajustes.
4. Ideias inovadoras que acompanham a dinamicidade do cenário empreendedor.
 
Está  correto o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I, II e IV, apenas.
	Resposta Correta:
	 
I, II e IV, apenas.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta, pois as afirmativas em questão trazem consigo o cenário para que a criação de um planejamento a partir da definição da ideia seja capaz de diminuir as tensões e resistências das equipes, bem como mitigar eventuais riscos ao produto quando de seu lançamento no mercado.
	
	
	
· Pergunta 10
1 em 1 pontos
	
	
	
	Empreender não significa, necessariamente, criar um negócio que gere lucros e receitas para os criadores. A geração da ideia que irá culminar no negócio tem que ter a capacidade de trilhar de maneira escalável, ou seja, deve-se pensar em algo que não seja pontual, portanto, momentâneo. O empreendedorismo realizado de forma ampla pode contemplar outros assuntos que compõem o ecossistema do empreendedorismo tecnológico. Sobre as possibilidades do empreendedorismo de uma forma mais profunda, analise as afirmativas a seguir.
 
1. Diminuir desigualdades sociais na sociedade.
2. Conhecer a fundo o mundo dos negócios.
3. Entender como funciona as startups.
4. Compreender o universo das tecnologias da informação.
 
Está correto o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I, II e III, apenas.
	Resposta Correta:
	 
I, II e III, apenas.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta, pois, ao vislumbrar o empreendedorismo de forma profunda, tem-se, automaticamente, o contato com outros universos relacionados, no caso, duas premissas são factíveis: a primeira é a que adentra mais a fundo no mundo dos negócios, e a segunda conhece os aspectos das startups.

Continue navegando